terça-feira, 18 de setembro de 2012

Vaso de Deus vivendo na santificação


Por: Jânio Santos de Oliveira




Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro



Jsoliveiraconstrucoes.wordpress.com






Vaso de Deus vivendo na santificação. (2 Timóteo 2.21)

INTRODUÇÃO: Vaso é um instrumento de uso e só se usa um vaso quando este está em perfeitas condições de uso, se o vaso estiver quebrado ou rachado e sujo ele esta impróprio para o uso é preciso que este vaso desça a casa do oleiro e este oleiro é Deus, na olaria de Deus o vaso é quebrado e desmanchado esmiunçado, o vaso vira pó depois passa pela peneira de Deus e tira-se todo o cascalho toda impureza, depois Deus molha com a sua Água que é A Palavra de Deus, depois de molhado Deus amassa o barro, amassa o barro até chega a ponto de levar para torneadora (um instrumento de fabricação de vaso) e Deus coloca o barro na torneadora.

E leva de um lado para o outro manejando bem o torno divino, Deus faz do vaso quebrado, e moído um vaso novo e Santo para uso do Senhor, depois da torneadora Deus pega o vaso novo e perfeito que Ele fizera e leva ao fogo para ser assado só depois de assado é que o vaso esta pronto para o uso do Senhor. E você meu irmão? Você é vaso? Que tipo de vaso você é? Você é vaso quebrado, você é rachado, ou você já virou pó e não é mais nada, ou você é vaso cru? Se você é qualquer um desses vasos está na hora de descer a presença de Deus, ou seja a olaria de Deus e deixe Deus te refazer de novo por que Deus quer vaso novo e assado bem assado!

Há cinco tipos de vasos na casa de Deus

As qualidades dos vasos:

1° Vaso sujo: O vaso sujo é aquela pessoa sem caráter, é a pessoa velhaco, mentirosa, é moleque, namorador, não tem responsabilidade com as coisas que toma emprestado 2 Rs 6. 1-7. Eliseu pede um machado emprestado e devolve. Pessoas deste jeito não se deve andar, não é uma boa companhia para o crente que pleiteia e busca o céu fuja deste tipo de crente. Se andares com eles você se sujará também.

2° Vaso rachado: Este é um vaso fraco não tem estabilidade espiritual, ele sempre diz que a carne é fraca, comete os erros e põe culpa na carne, tem muita vontade de servir a Deus, de ser usado por Deus, mas está sem condições de uso uma hora está na igreja outra hora está no mundo. Quando está na igreja quer abraçar tudo e a todos, mas não suporta a pressão por ser rachado, quando está no mundo está chorando para voltar ao seu Senhor, é vaso que precisa ser quebrado e refeito novamente.

3° Vaso quebrado: É aquele que não é mais vaso é apenas caco, o adversário de Deus quebrou o vaso e jogou no lixo do pecado, um dia foi um vaso agora só existe lembranças.

4° Vaso cru: Ele é vaso mas é frágil também, ele pode ser levado ao fogo para ser assado e não se quebra, vaso rachado não resiste o fogo, já o vaso cru resiste o fogo depois de assado pode ser uma benção nas mãos do seu dono. Enquanto ele estiver cru não é de confiança não é bom usar, ele é carnudo pode não suportar e vir quebrar-se, por isso há necessidade de assar o vaso, se o vaso está cru coloque-o no fogo divino que sairá um vaso quente e assado pronto para ser usado.

5° Vaso perfeito “Assado” :
a) Este vaso é crente Abraão amigo de Deus, sempre está pronto para fazer a vontade do seu Senhor “vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando Jo 15.14” fazer o que o Senhor nos manda é obedecer a Ele em todas as instâncias. Como é que você está obedecendo a Deus? De forma parcial ou total? De forma total implica em obedecer a Deus de todas as nossas forças, de todo o nosso entendimento e de toda nossa alma e espírito, é dar a Deus o que é de Deus, você está dando a Deus o que é d`Ele? O que devo dar a Deus? Devo abençoar a Deus com tudo que Deus coloca nas minhas mãos, de tudo que tenho devo dar a Deus o dízimo que lhe é devido e abençoar a obra do Senhor com este dízimo e com as minhas ofertas Ml 3. 8-11. Esta é uma prova da obediência a Deus. Você está amando a seu irmão? Esta é outra prova de quem ama a Deus, se você ama ao Senhor será amado por Ele e você se tornará amigo de Deus. É assim que procede um vaso perfeito sempre está pronto para o uso do seu possuidor nunca está sujo, nunca está rachado, nunca está quebrado, nunca está cru, mas está assado, perfeito, limpo e santificado.

1)As qualidades de um vaso em condições de uso.

a) É preciso está limpo.
Vós estais limpos pela Palavra que eu vos tenho falado. A limpeza do vaso é uma qualidade que todo vaso deve ter, o dono do vaso só usa o vaso se este estiver limpo, é preciso que o vaso esteja debaixo da torneira do Espírito Santo lavado pelo Sangue de Jesus o vaso deve estar debaixo da Graça de Deus, disse Jesus: bem aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no Sangue do cordeiro. Apocalipse 22.14

b) Não pode ter defeito.
Quando eu digo sem defeito, eu estou dizendo sem rachadura, sem sujeira, sem estar quebrado. Sem estar empoeirado mais tem que ser um vaso assado purificado e santo, ou seja, separado do Pecado. Como fez Elias que reparou o altar que estava quebrado assim também deve fazer você concertar o altar que estar quebrado para o sacrifício, ou seja, para adoração. 1 reis 19.30

c) É preciso ter azeite no vaso.
Sem azeite não dá, o azeite é símbolo do Espírito Santo, sem o Espírito Santo não dá, o azeite.

Tem a função de lubrificar e santificar o vaso para o uso. Disse Eliseu a viúva: declara-me que é o que tens em casa, tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. 2 reis 4.2.

Porem ela disse: vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; 1 reis 17.12

Para Deus usar os seus vasos não precisa de muita coisa basta o vaso estar limpo sem nenhum defeito e com azeite nem que seja pouco, mais tem que ter o Espírito Santo na vida.

2) Santificação no Antigo Testamento.
Santificação no hebraico tem dois significados básicos:

a) Separar para uso exclusivo.
b) Considerar Sagrado em oposição ao profano. Ou pode significar brilho é uma idéia associada à purificação.

Santificação é: Estado de separação do impuro para o puro, ou seja, separação total do pecado. Foi exatamente o que aconteceu com Isaías, o seu estado de impureza foi transformado para o estado de santificação, saiu do profano e entrou no estado sagrado, não tinha brilho, estava apagado e veio a brilhar, por esta razão Deus o separou para uma excelente obra que foi tirar Judá do atoleiro do pecado.

A impureza é uma característica do pecado. Destacaremos aqui como a impureza de Isaias representa hoje em nossos dias o estada espiritual de muitas pessoas, pessoas que estão até mesmo entre nós. O povo de lábios impuros de que Isaias falara representa o mundo em sua totalidade, o mundo que está mergulhado na lama, na imoralidade sexual, na discredibilidade, na falta de respeito e etc. Como diz-nos a palavra de Deus “o mundo jaz no maligno 1 Jo 5.19”.

Judá estava vivendo tempos difíceis no ano 740 aproximadamente antes de Cristo. A situação espiritual de Judá estava precária, Judá estava mergulhada no pecado e Deus levanta Isaías como vaso santo para profetizar a Palavra para Judá. Deus tirou Isaías da lama e levou ao estado de purificação mais tarde aquele que estava impuro se encontrava limpo, santo e purificado levando A Palavra do Senhor a Judá.

Palavra de juiz - Is 1. 1 – 39.8
Palavra de Arrependimento – Is 59.1-21
Palavra de Salvação – Is 51. 1-20
Palavra Cristofânica – 9.1-21 (o anuncio do nascimento do salvador)
Palavra de conforto – Is 40.1 - 66.24
Is 53 1-12
O Cristo nascido
O Cristo crescido
O Cristo crucificado
O Cristo ressuscitado cheio de glória
O Cristo recebido em glória
Esta foi a mensagem dada por Deus a Isaias a Judá, e esta deve ser a nossa mensagem de hoje ao mundo perdido.

Destacaremos neste estudo mais um personagem da Bíblia que não poderíamos deixar de destacar, o General Naamã que por ser leproso, símbolo do pecado vivia uma vida de profunda angústia, até que um dia pegando tropas foi a Samaria e Deus colocou em seu caminho um vaso santo, um mensageiro da vitória de Naamã. Disse a menina a sua senhora: “Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria: ele o restauraria de sua lepra 2 Rs 5.3”. A mensagem chegou a Naamã e ele creu na mensagem pegou carta e foi a Samaria e lá encontrou-se com o homem de Deus Eliseu, Naamã encontrou-se com sua vitória, assim acontece com os leprosos dessa vida quando encontram um vaso de Deus a sua lepra é purificada. Deus purificou Naamã da sua lepra curou a sua doença assim como Deus quer curar a sua lepra e fazer de você um Naamã limpo, purificado para levar a cura espiritual para os leprosos deste mundo. Deus quer purificar as tuas mãos como purificou a mão de Moisés que estava leprosa, Deus quer usar as tuas mãos limpas para curar como disse o salmista: Sl 24.4 “aquele que é limpo de mãos e puro de coração”.

Assim como Deus fez com Isaías fez com Naamã e quer fazer conosco. Vale a pena ser um vaso nas mãos de Deus como foi Eliseu, quando você é um vaso de Deus os leprosos que vem a ti são limpos da sua lepra. Vale a pena ser um vaso nas mãos de Deus porque tudo que tocamos é purificado, é santificado, mesmo que não tocamos mas se tocarem em nós até que está morto viverá 2 Rs 13.21 fala de um homem que morreu e foi sepultado na mesma sepultura de Eliseu, e quando o morto tocou nos ossos de Eliseu ele voltou a vida pode ser assim com você se você crê.
3) O vaso não pode ser covarde.

Na igreja visível de Deus há muitos vasos:

Vasos de honra, crentes fiéis que se apartam do mundo ou seja do pecado. E há também vasos de desonra, crentes que se desviam da verdade.

Mas para ser vaso de honra do Senhor é preciso se purificar, se santificar, pois quando o vaso passa pelo processo de purificação e santificação estará preparado ou seja pronto para toda boa obra, para uso do Senhor, como está escrito em 2Tm 2.19b “O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparta-se da iniqüidade”.

Como eu disse o vaso de Deus não pode ser covarde deve falar o que Deus mando não importa quem receba ou para quem vai falar, o que importa é que a mensagem de Deus deve ser entregue. Quando a mensagem é de Deus o portador da mensagem não deve olhar para a posição de quem vai receber a mensagem, deve pedir direção a Deus, sabedoria e orientação de como entregar a mensagem de Deus seja A ou B, o que não deve é deixar de entregar a mensagem: Não seja covarde! Tenha como exemplo Gideão que Deus chamou para entregar uma mensagem de libertação a Israel e começando com a sua casa destruindo o poste ídolo e quebrando os ídolos do seu pai Joás, ou seja você meu irmão deve começar entregar a mensagem de Deus na tua casa tirando tudo que não agrada a Deus de dentro da tua casa como diz a Bíblia “aquele que não cuida bem da sua casa não serve para cuidar da obra de Deus, não serva para ser um mensageiro de Deus” todo dom perfeito começa na sua casa.

Faça como a profetisa Débora, que libertou seu povo da escravidão, faça como Elias que enfrentou Acabe e Jezabel e os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Jezabel, faça como Eliseu que enfrentou o exercito da Síria e orou ao senhor e o exercito todo ficou cego e etc.

Que você meu irmão seja abençoado com este estudo e possa aprender de Jesus que diz: “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e acharei descanso para vossas almas” Mt 11.29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário