terça-feira, 18 de setembro de 2012

Como jorrar rios de águas vivas do nosso interior

Por: Jânio Santos de Oliveira



Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara





- Duque de Caxias- Rio de Janeiro



Jsoliveiraconstrucoes.wordpress.com




*




No último e mais importante dia da festa [das Cabanas ou dos Tabernáculos], Jesus levantou-se e disse - Se alguém tem sede, venha a mim e beba. (38) Quem crer em mim, como diz a Escritura [em muitas passagens do Antigo Testamento, como Isaías 44.3 -- "Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole,e minha bênção sobre seus descendentes"] do seu interior fluirão rios de água viva. 




(39) Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então [João escreve depois de Atos 2, quando o ministério do Espírito Santo foi "formalmente" estabelecido, embora ativo desde a fundação do mundo] o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado".




O povo judeu celebrava a festa dos Tabernáculos. Festa essa que celebrava os 40 anos de peregrinação no deserto, além de agradecer pelas colheitas do ano. Era considerada a festa mais alegre e festiva em Israel.



Uma cerimônia marcante nessa festa era realizada pelos sacerdotes, que durante sete dias faziam uma procissão do tanque de Siloé até o templo, carregando jarros com água, sob o som de trombetas e grande júbilo, derramando essa água sobre o altar.


 Nessa jornada, a esperança do povo era reavivada com uma profecia messiânica: “Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação” (Is. 12.3).



. Utilizavam a festa para comemorar o fato histórico de Êx 17 e para agradecer as chuvas que regavam as plantações. No último dia, o povo formava um circuito por 7 vezes em volta do altar cantando “Hosana”, ao mesmo tempo em que batiam sobre o altar ramos de salgueiro e palmas. Este dia era chamado o “Dia do Grande Hosana”, ou “Dia de Agitar os Ramos”.



O último dia da festa era o apogeu da cerimônia. A procissão era repetida sete vezes. O povo, nesse momento, resgatava na memória a promessa do Messias, que traria água para os sedentos, vida para o povo.



Nesse ínterim, Jesus se levanta e exclama: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”. Jesus, nesse momento, atrela sua vida e ministério a todas as profecias e expectativas do coração daquele povo. Ele convida àquele povo a se deixar satisfazer não mais pela esperança, mas pela verdadeira água da vida.




Esse convite de Jesus ainda ecoa na atualidade. Pessoas em todos os lugares, de todas as formas, possuem sede. Uma sede que Só Jesus pode saciar. Nós hoje, ainda carecemos da água da vida. Assim, vamos analisar esse convite de Jesus e descobrir suas implicações para nossas vidas, hoje.




Jesus ao contrário de alguns teólogos que ministram usando palavras difíceis, usa algo que qualquer ser humano poderia entender, ele fala de sede.



 Em geral bebemos água quando temos sede, ou seja quando nosso cérebro diz que nosso corpo precisa de água para manter nossos músculos, ossos e órgãos funcionando bem.





 Ou seja ter sede é uma questão de sobrevivência, se matarmos nossa sede bebendo água teremos saúde, mas se deixarmos nosso corpo sem água por muitos dias, acabaremos morrendo.



 O mesmo ocorre com nossa VIDA ESPIRITUAL , se não bebermos a ÁGUA ESPIRITUAL , JESUS, certamente definharemos, morreremos espiritualmente, não teremos vida espiritual.




JESUS não obriga ninguém a segui-lo, mas convida as pessoas a conhecê- lo, ele diz : " se alguém tem sede ..... vem a mim ". Certamente milhões hoje tem sede da mesma forma que as pessoas tinham sede no tempo de seca.





Veja como podemos ter uma vida em que jorre Águas Vivas do nosso interior.




1. É PRECISO QUERER JESUS.




 Hoje milhões de pessoas tem SEDE DE RELIGIÃO, pela quantidade de religiões no mundo e pela quantidade exorbitante de livros religiosos, certamente muitas pessoas tem sede de religião, entre estes existem aqueles que tem sede de saber do futuro, e pra matar esta sede consultam cartomantes e profetas e profetizas que dizem saber sobre o futuro. 





Tem pessoas que tem sede de saber sobre a vida do além, estes querem saber sobre o que acontece depois da morte, existe céu ? existe inferno ? ou os que morrem jazem nos túmulos ? tem pessoas que tem SEDE DE SEXO , alguns não conseguem se saciar com seus parceiros e procuram vários parceiros para matar a sua sede. Outros tem sede de drogas, por terem um vazio no seu interior, estes buscam maconha, cocaína, crack.




 É uma sede constante, pois não conseguem viver sem elas, estes pensam que as drogas saciarão sua sede.


1. I Co 10.1-5, “1 Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; 2 e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés, 3 e todos comeram do mesmo alimento espiritual, 4 e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo. 




5 Mas Deus não se agradou da maior parte deles; pelo que foram prostrados no deserto”. Neste texto, Paulo compara Jesus à pedra que produziu água no deserto. Comparar com Êx 17.1-7.





2. A água natural cria dependência.





 A água espiritual, resolve a situação para sempre, Jo 4.13-14, “13 Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; 14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. Jesus estava neste texto conversando com a mulher samaritana”.


Vamos mostrar quais são as condições básicas parar receber o Espírito Santo e se manter com a chama acesa até a volta de Jesus pra isso devemos deixar:




TODO TIPO DE PRECONCEITO: (v. 6-9) Só seremos saciados de nossa sede espiritual se primeiro estivermos dispostos a quebrar todo e qualquer tipo de preconceito. Se não estivermos dispostos a pagar o preço de passarmos por cima de nossas diferenças pessoais, nunca irá jorrar águas vivas de nosso interior.





2. É PRECISO SE LIVRAR DE TODO O PECADO: (v. 10-18) Vida de pecado! Este era o grande empecilho para que aquela mulher pudesse ver aberta em seu interior a “fonte das águas que jorram para a vida eterna”. Jesus teve que tratar com estas barreiras, antes de liberar em sua vida o rio do Espírito.






 Ao ouvir Jesus falar de uma água que, de fato, saciaria sua sede, a mulher samaritana logo manifestou seu intenso desejo de prová-la: “Senhor, dá-me desta água para que eu não mais precise vir aqui buscá-la”. 





Ao perceber seu coração seco, a primeira coisa que Jesus faz é confrontar o seu pecado. Denunciando sua história de imoralidade, o Senhor estava como que abrindo caminho para que a vida pudesse finalmente jorrar. 







O primeiro segredo para alguém desfrutar dos rios de água viva fluindo de seu interior é CRER EM JESUS, o segundo segredo é OBSERVAR a ESCRITURA, e o que é escritura ? é a revelação de DEUS para a humanidade que ficou não ficou perdida no tempo, DEUS inspirou os autores bíblicos, e deixou tudo escrito, porque ELE deixou escrito ? para que todos os seres humanos em toda a face da terra pudesse ter acesso a Deus e suas revelações. Hoje os servos de DEUS em todo o mundo se conectam com AS ESCRITURAS SAGRADAS, tudo o que precisamos saber sobre vida, morte, céu , inferno, DEUS, demônios, começo da raça humana, fim da vida na terra  está registrado na ESCRITURA.






Algumas pessoas querem acrescentar a bíblia sagrada, textos, doutrinas, ensinamentos, formas de liturgia e etc... mas a própria ESCRITURA proíbe terminantemente e estabelece penalidade para quem se atrever a acrescentar algo a palavra de DEUS. 



Apocalipse 22 : 18 e 19 diz: " ,eu a todo aquele que ouve as palavras ( ESCRITAS, ESCRITURA ) da profecia deste livro, testifico ; se alguém mulher. Elas têm uma verdadeira sede das coisas de Deus, mas estão frustradas e cansadas de procurar pelas águas. 



Embora algumas até mesmo estejam em Igrejas, elas se sentem áridas e vazias. Desejam, mas não conseguem, buscam, mas não acham o prazer da intimidade com o Pai sobre a qual tanto já ouviram falar. 



Muitas vezes, como aconteceu com a mulher samaritana, o problema está nos pecados não resolvidos, na vida não rendida aos pés do Pai. “A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais Ele dará a conhecer a sua aliança” (Salmos 25.14).




 Quando Jesus disse àquela samaritana: “Vai, chama o teu marido e volta aqui”, Ele estava desafiando-a a tirar a máscara e a se arrepender do seu pecado, uma vez que aquele homem não era de fato seu marido e representava em sua vida um relacionamento imoral e pecaminoso.







3. É PRECISO COMPREENDER A ADORAÇÃO EM SANTIDADE: (v. 19-24) A adoração em santidade é um comando inegociável do Espírito para aqueles que desejam ver a fonte das águas jorrando de seu interior.




 Não é possível ter uma vida de intimidade com o Pai, enquanto se faz concessões ao pecado e não se tem uma vida de adoração em santidade. A Bíblia diz: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”(Hebreus 12.14), e ver o Senhor é a essência da verdadeira adoração.






VIVER COMO DIZ A ESCRITURA

O primeiro segredo para alguém desfrutar dos rios de água viva fluindo de seu interior é CRER EM JESUS, o segundo segredo é OBSERVAR a ESCRITURA, e o que é escritura ? é a revelação de DEUS para a humanidade que ficou não ficou perdida no tempo, DEUS inspirou os autores bíblicos, e deixou tudo escrito, porque ELE deixou escrito ? para que todos os seres humanos em toda a face da terra pudesse ter acesso a Deus e suas revelações. Hoje os servos de DEUS em todo o mundo se conectam com AS ESCRITURAS SAGRADAS, tudo o que precisamos saber sobre vida, morte, céu , inferno, DEUS , demônios, começo da raça humana, fim da vida na terra e etc... está registrado na ESCRITURA.






Algumas pessoas querem acrescentar a bíblia sagrada, textos, doutrinas, ensinamentos, formas de liturgia e etc... mas a própria ESCRITURA proíbe terminantemente e estabelece penalidade para quem se atrever a acrescentar algo a palavra de DEUS. Apocalipse 22 : 18 e 19 diz: " ,eu a todo aquele que ouve as palavras ( ESCRITAS, ESCRITURA ) da profecia deste livro, testifico ; se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, DEUS lhes acrescentará os flagelos escritos neste livro ; e se alguém tirar qualquer cousa das palavras do livro desta profecia, DEUS tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa , e das cousas que se acham ESCRITAS ( ESCRITURAS ) neste livro .






Veja que coisa interessante, nada precisa ser acrescentado as escrituras ( teologia da libertação, teologia da prosperidade, teologia da denominação, cair no poder, dente de ouro. ) quem acrescentar, quem inventar, quem ensinar, quem praticar, receberá as penalidades que DEUS tem estabelecido para os seus inimigos, ou seja os FLAGELOS escritos no livro de Apocalipse, mas ao contrário quem tirar partes das ESCRITURAS ( os que eliminam o velho testamento, os que usam somente as cartas de Paulo, mas discorda dos evangelhos, os que tiram as doutrinas da salvação , da santificação, da unidade da igreja. ) 





Deus vai tirar tudo aquilo que está reservado para os amigos de DEUS, o acesso a árvore da vida, a cidade santa, e outras bençãos registradas na ESCRITURAS. O que observamos aqui, observamos que as escrituras sagradas são sérias, escritura aqui, não são os livros sagrados de outras religiões, como o corão e outros textos mas a bíblia sagrada, de Gênesis a Apocalipse.

Vamos fazer uma rápida abordagem da obra do Espírito Santo no Antigo Testamento:

A ação do Espírito Santo era bem específica sobre líderes, profetas, sacerdotes, reis. O povo apenas presenciava a presença do Espírito na vida dos líderes.

- Moisés e os Anciãos – Nm 11:16-17- Ninguém pode fazer a obra sozinho.

- Rei Saul – 1Sm 10:6 e Rei Davi, Sansão, Elias e Eliseu, etc.

- Os reis ao serem ungidos recebiam o poder do Espírito Santo, que era derramado sobre eles.

- Nos dias de hoje o Espírito Santo não é exclusividade, mas é para todos.

AS PROMESSAS DO DERRAMAR DO ESPÍRITO SANTO – DENTRO E SOBRE

1 - DENTRO - para regeneração/conversão

- Ez 36:26-27 – “Dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro em vós um espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.”

- Esta promessa está falando de conversão, regeneração. No dia em que você aceitou Jesus no seu coração, como Senhor e Salvador de sua vida, o Espírito de Deus veio habitar dentro de você. Ele que te convence do pecado...

Cumprimento da promessa - Jo 20: 19-22

2 - SOBRE- para revestimento de poder

- Mt 3:11 – “Eu vos batizo com água, para arrependimento. Mas após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.”

Cumprimento da promessa – At 2:4

O batismo com o Espírito Santo dá força a você para manter viva a libertação e cura que recebeu.




O QUE É O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO



Revestimento de poder - Lc 24:49- “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.”



Unção - I Jo 2:27 – “E a unção que vós recebestes dele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.”



Virtude do Espírito - At 1:8 – “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra.”

- Virtude é poder em ação. É o poder divino para testemunhar de Cristo, para ganhar os perdidos para Ele e ensinar-lhes a observar tudo quanto Ele ordenou.

Diferença entre receber o Espírito Santo e o Batismo no Espírito Santo

Receber: Jo 20.19-22 - “ ... assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.”

Receber o Batismo: At 1.5, 8; At 2.4; At 2.39

Para quem é?

– PARA TODOS - At 2:38-39 – “...Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.”/

Joel 2:28-32 –“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne.....”

- Existem duas coisas básicas que impedem uma pessoa de receber o batismo com o Espírito Santo: a incredulidade ou pecados não confessados.

O QUE É NECESSÁRIO PARA RECEBER?

1 - Arrepender dos pecados – At 2:38



2 - Crer – Jo 7:38 – “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.”



3 - Pedir – Lc 11:13 –“Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem?”



4 - Receber – At 1:8 –“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo,, que há de vir sobre vós...”



O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO...



1. Não está vinculado a mérito, é um dom de Deus (At 10:45).

2. Nem a métodos, pois o Espírito opera como vento (Jo 3:8), “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai...”

3. Nem a datas, pois Jesus o batizador é soberano, e batiza quando lhe apraz.

4. Nem a locais, pois Ele batiza aonde quer.

5. Nem a posturas corporais, pois o que vale é a posição do coração (Jr 29:13) “ buscar-me-eis e me achareis quando me buscares de todo o vosso coração.”

CONDIÇÕES PARA RECEBER O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO




a) Arrependimento e aceitar a Jesus como Senhor e Salvador (At 2:38-40), voltando para Deus em mudança radical de atitude.

b) Obediência (At 5:32) “e nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.”

c) Fé (Jo 7:38; 11:40) – “...se creres verás a glória de Deus.”

d) Busca ardente com perseverança (Mt 7:7) “Pedi, e dar-se-vos-á...”

e) Sede ardente (Sal 143:6) “...a minha alma tem sede de ti como terra sedenta.”

f) Atitudes dignas de louvor.

g) Coração limpo (Mt 5:8). ”Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.”

Os resultados do Batismo no Espírito Santo.

- Ousadia e eficácia no testemunho e na pregação (At 1:8; 4:31, 33; 6:8-10; Rm 15:18-19; I Co 2:4).

- Sinais e maravilhas (At 6:8; I Co 2:4; Rom 15:18-19).

- Mensagens proféticas e louvores (At 2:4, 17; 10:46; I Co 14:2, 15).

- Visões da parte do Espírito Santo (Ap. 1:9-20).

- Maior sensibilidade contra o pecado que entristece o Espírito Santo, maior busca de retidão, percepção mais profunda do juízo divino contra a impiedade (Jo 16:8; Ef 4:30).

- Maior desejo de orar e interceder (At 2:42; 3:1; 4:31; 6:4; 10:9; Rm 8:26-27; I Tm 2:1-6; Dt 9:1-23; Dn 6:10).

- Maior amor à palavra de Deus e melhor compreensão dela (Jo 16:13; At 2:42).

- Uma convicção cada vez maior de Deus como nosso Pai (At 1:4, Rm 8:15; Gl 4:6).

- Submissão aos que estão em autoridade sobre nós (Gl 5:18-21; Hb 13:7; 13:17).

Evidências do Batismo no Espírito Santo

- O falar em línguas estranhas, é uma das evidências para se aferir se a pessoa foi ou não batizada no Espírito Santo (At 11:15-17), o que se deu no dia de pentecostes, repetiu-se na casa de Cornélio (At 10:46);

- em Éfeso (At 19:6);

- na vida de Paulo (At 9:17-18; I Co 14:18;

- em Samaria (At 8:20-21), embora a Bíblia não declare, também deve ter havido línguas estranhas por ocasião do avivamento que lá houve nos dias dos apóstolos (veja I Co 13:1).

1) Não estabeleça regras para o Espírito Santo

2) Todo ensinamento de homem que possa trazer condenação ou barreira para você receber o poder do Espírito, jogue fora de sua vida em nome de Jesus.

3) Receba o Batismo no Espírito Santo pela fé.


Se desejamos manter uma vida de plena comunhão com Deus devemos permitir que todas estas exigências sejam postas em prática; pois Deus quer que você e eu sejamos cheios da sua graça e plenitude, mas para isso temos que fazer a nossa parte através de uma busca incessante do Seu Espírito Santo (Sl51.11). Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário