quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Em Todo o Tempo Sejam Alvas as Tuas Vestes





Por: Jânio Santos de Oliveira



Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara -


Duque de Caxias - RJ



estudosbiblicosdesantificaao.blogspot.com






Sejam sempre alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça (Ec 9.8)

Salomão aconselha aos seus leitores a terem uma vida de santidade: "Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça" (Ec 9:8). O óleo refere-se à luz: "Porque a coroa do óleo da unção de seu Deus está sobre ele" (Lv 21:12).

A luz que brilha da face de um cristão não deve ser obscurecida pelo pecado, prejudicando a sua comunhão com Deus.

"Vestes brancas e óleo sobre a cabeça são sinais de alegria e refere-se à vida santificada. Apocalipse 3:5 diz: "O que vencer será vestido de vestes brancas". Isto fala do revestimento espiritual que Deus dará aos que, fiel e puramente, se mantêm livres da contaminação do mundo (Is 1:8).

Sendo santo em sua natureza essencial, Deus espera que seus filhos também sejam santos (1ª Pe 1:15,16). Em Cristo está nossa sabedoria, justiça, santificação e redenção (1 Co :30).

Segundo o apóstolo Paulo, a santidade pode e deve ser aperfeiçoada: "Purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus (2ª Co 7:1). Os crentes são "raça eleita, sacerdócio real e nação santa" (2 Pe 2:9).

Muitos pensam que santidade é sinônimo de severidade, no entanto Deus não proíbe alegrias e prazeres, desde que esses não os impeçam de serví-lo com integridade. Salomão atestou este fato ao dizer: "Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas essas coisas Deus te pedirá contas" (Ec 11:9).

Deus requer apenas que desfrutemos do prazer e da alegria com responsabilidade e santo temor (Hb 12:28).
Paulo enfatiza o caráter tríplice da santificação ao escrever: "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Ts 5:23). A santificação será terminada nos remidos, envolvendo-lhes o corpo, a alma e o espírito, ou seja, o homem inteiro.

I. VESTES ALVAS SIGNIFICAM VIDA SANTA.

- O que torna as nossas vestes alvas é o perdão que recebemos de Deus – (Isaías 1:18).

- Jesus sempre teve suas vestes alvas, ele jamais pecou – (Mateus 17:1-2; Marcos 9:3).

- O que nos purifica de todo o pecado é o sangue de Jesus (I João 1:7).

- Nossa santidade vem somente de Deus, Ele é quem nos santifica (João 17:17).

- A vontade de Deus é que tenhamos estilo de vida santa (I Tess. 4:3-7)

- Somos chamados para vivermos uma vida íntegra e santa (Gênesis 17:1; I Tessalonicenses 4:3-7).

II . VESTES SUJAS SIGNIFICAM PECADO

- O pecado nos separa de Deus (Isaías 59:1,2; Romanos 3:23).

- O que mancha as nossas vestes é o pecado. Exemplo: o Sumo Sacerdote Josué estava trajando vestes sujas... (Zacarias 3:1-7)

- Jesus fez um diagnóstico da igreja de Sardes, e disse que poucas pessoas não tinham contaminado suas vestes (Apocalipse 3:1-5).

- Jesus declarou que os membros da igreja de Laodicéia estavam nus diante d’Ele, e estavam tão cegos que não percebiam a nudez espiritual em que se encontravam (Ap 3:14-18).

- Na segunda vinda de Jesus só entrarão nas bodas com Ele os que estiverem trajando vestes alvas (Mt 22:1-13).

- No último dia quem estiver com as vestes inadequadas (sujas) será lançado no inferno (Mt 22:11-13).

III. OS QUE TÊM VESTES ALVAS SÃO BEM-AVENTURADOS. 

- São felizes porque andam em santidade.

- Vestes alvas são os atos de justiça dos santos (Ap 19:6-9).

- O que torna as nossas vestes alvas é o sangue de Jesus, e é o que garante a nossa morada com Deus (Ap 22:14).

- Os que lavaram as suas vestes no sangue do Cordeiro habitarão no céu para sempre (Ap 7:9-17).

O Senhor Jesus tirou nossas vestes manchadas pelo pecado e nos vestiu com vestes de justiça; a vida velha já passou... Somos novas criaturas em Cristo Jesus (Colossenses 3:8-10, 12).

Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes.

IV. O ÓLEO SOBRE A CABEÇA

A) O óleo representa a presença e a unção do Espírito santo de Deus sobre a nossa vida. O sábio Salomão estava ensinando ao seu filho que se ele quisesse fazer um bom governo, com êxito, com acertos e com sucesso, necessitaria do Espírito Santo de Deus.

Não podemos realizar nada que agrade a Deus sem a presença do Espírito santo para nos dirigir (Lc 12:12 "pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que deverão dizer”; Jo 16:13"Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir" ).

B) O óleo sobre a cabeça aponta para a dependência do Espírito santo, Ele precisa ser o centro de comando e consulta. E para isso precisamos desenvolver um relacionamento com Ele diariamente. O conselho do sábio é para manter o óleo sobre a cabeça em todo tempo assim como a vestimenta, e, isso aponta para alguns princípios que precisamos aprender como filhos de Deus.

B.a. Óleo sobre a cabeça. Esse era uma espécie de óleo perfumado usado em ocasiões de festas. Significa que precisamos ter sobre nossas vidas o bom perfume de Jesus Cristo em nós. Levar aonde formos um ambiente agradável, introduzirmos o perfume da presença de Cristo em todos os lugares por onde passarmos.

B.b. Óleo sobre a cabeça. Fala de autoridade e submissão espiritual (Sl 23:5"Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice" ).

O Espírito santo vem em primeiro lugar sobre a cabeça que é uma figura de comando e governo, pois aponta para o sacerdócio (Sl 133:2 "É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes").

Todo aquele que quiser ser cabeça, ser um ministro de Deus, ser governo precisa ter sobre sua vida a cobertura e a unção do Espírito santo. O Espírito santo nos ensina a exercermos a autoridade quando for preciso e a nos submetermos em obediência quando for necessário.

B.c. Óleo sobre a cabeça. Fala de direção, de comando e de liderança. Não podemos liderar com sucesso se não tivermos ajuda e direção do Espírito santo. Não podemos exercer o sacerdócio seja familiar ou ministerial com êxito, se não estivermos cheios do Espírito santo.

B.d. Óleo sobre a cabeça. Fala de mudança da mente e de renovação da fé. Isto é, uma capacitação para romper com os laços da morte e da derrota (Sl 92:10 "Tu aumentaste a minha força como a do boi selvagem; derramaste sobre mim óleo novo" ).

Quando estamos cheios do Espírito Santo, somos capazes de operar na força do sobrenatural (Sl 18:32-34 "Ele é o Deus que me reveste de força e torna perfeito o meu caminho. Torna os meus pés ágeis como os da corça, sustenta-me firme nas alturas. Ele treina as minhas mãos para a batalha e os meus braços para vergar um arco de bronze").

B.e. Óleo sobre a cabeça. Representa a nossa legitimidade diante do mundo e diante dos demônios. Todos os ungidos eram respeitados pelos outros. Tanto pelo povo comum, como por outros reis.

Se tivermos essa unção sobre a nossa vida, seremos respeitados pelos principados e pelas potestades.

Para manter nossas vestes físicas exige um grande trabalho, imagina para mantermos nossas vestes espirituais sempre brancas como a neve! É necessário estarmos sempre vigilantes, pois o nosso adversário está ao nosso derredor, bramando como um leão tentando nos tragar, tentando achar alguma brecha em nós para nos acusar e para que nossas vestes estejam de alguma forma manchadas.

E o que faz separação entre nós e o nosso Deus é o pecado. E querido (a), se não estivermos santificando as nossas vidas, em oração constante, buscando dentro da Palavra do Senhor, acabamos cometendo alguns deslizes, que mancham as nossas vestes.

Mas nesse dia, o Senhor te adverte a estar mais atento, pois aquele que está de pé, precisa cuidar para não cair. Não existem super homens e super mulheres imunes ao pecado.

Existem verdadeiros cristãos que buscam levar uma vida em obediência constante ao Senhor!
E além de vestes brancas como a neve, o óleo que representa a unção de Deus, a Presença do Espírito Santo, não pode faltar na tua vida! A Palavra do Senhor, nos diz em Isaías 10:27b “ o jugo é despedaçado por causa da unção”!

Aleluia! Essa presença maravilhosa do Espírito Santo em sua vida te faz como um poderoso instrumento nas mãos do Senhor para ministrar a salvação e libertação aqueles que se encontram aprisionados nas garras do inimigo! Glória a Deus!

Viva uma vida de oração, busca, consagração, santificação, entrega ao Senhor dia após dia! E se porventura, as suas vestes encontram-se manchadas nesse dia, ore ao Senhor e peça a Ele que santifique a sua vida, que perdoe os seus pecados e te faça viver em novidade de vida, pois sem santificação ninguém verá ao Senhor (Hb 12:.4)

Que o Senhor nos abençoe e nos gude em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário