terça-feira, 18 de setembro de 2012

O tríplice imperativo de Jesus






Por: Jânio Santos de Oliveira




Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara




 - Duque de Caxias- Rio de Janeiro




Jsoliveiraconstrucoes.wordpress.com



*
Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor.


Nós queremos destacar nesta mensagem o tríplice imperativo de Jesus, já que ele utiliza de três verbos no modo imperativo. Vejamos:






1. Olhai


Este imperativo leva o crente a olhar para todos os acontecimentos que nestes últimos dias estão marcando a igreja de Cristo, em toda a história universal, a igreja vem sendo atacada por uma onda de heresias e apostasias. 



Jesus disse que quando estas coisas começarem a acontecer, nós deveríamos olhar para cima, levantar a nossa cabeça, pois nossa redenção está próxima. “Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima”. Lc 21.28
Olhai o trabalho de cada dia.



O serviço comum permanece repleto de mensagens proveitosas.
Fixai as relações afetivas. São portadoras de alvitres necessários ao vosso equilíbrio.




Fiscalizai as circunstâncias observando as sugestões que vos lançam ao centro da alma.


Na casa sentimental, reúnem-se as inteligências invisíveis que permutam impressões convosco, em silêncio.
Detende-vos na apreciação do dia; seus campos constituídos de horas e minutos são repositórios de profundos ensinamentos e valiosas oportunidades.



Olhai, refleti, ponderai!... Depois disso, naturalmente, estareis prontos a vigiar e orar com proveito.



Devemos estar com os nossos olhos espirituais bem abertos. Só assim poderemos detectar quando Satanás se apresentar com suas artimanhas e sutilezas. O nosso inimigo é um ser espiritual e somente através dos olhos do espírito poderemos detectá-lo e impedir que ele entre em nossas vidas.




Vamos contemplar os sinais não com espanto ou medo, mas com alegria, a final os sinais estão a nos mostrar que em breve Jesus voltará e nós a Igreja de Deus temos que estar preparados. As vezes perdemos tempo preocupados com muitas coisas, que até são necessárias, casa, carro e dinheiro, porém deixamos que tais coisas nos faça esquecer do que realmente é importante. A volta de Cristo está próxima.





2.Vigiai



A falta de vigilância é o motivo pelo qual as comportas do céu se fecham fazendo com que as bênçãos não te alcancem.

Em Marcos 13.33 Jesus diz: “Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo”.

Olhar, vigiar e orar, é um mandamento do Senhor, pois disso depende a nossa posição espiritual. Temos que em todo tempo, olhar, vigiar e orar o fato. Um ato complementa o outro. Eu não posso só, olhar e não vigiar; ou eu não posso só vigiar e não orar. Ambos são interdependes.


Jesus Muitas Vezes Enfatizou A Necessidade De Vigiarmos, vejamos:

“Vigiai, Pois Em Todo O Tempo...” (Lucas 21.36).

“Vigiai, Pois, Porque Não Sabeis A Que Hora Há De Vir O Vosso Senhor”. (Mateus 24.42).

“Vigiai, Pois, Porque Não Sabeis O Dia Nem A Hora Em Que O Filho Do Homem Há De Vir”. (Mateus 25.13).

“Vigiai, Pois, Porque Não Sabeis Quando Virá O Senhor Da Casa; Se Á Tarde, Se Á Meia-Noite, Se Ao Cantar Do Galo, Se Pela Manhã”. (Marcos 13.35).

“E Estas Coisas Que Vos Digo Digo-As A Todos: Vigiai”. (Marcos 13.37).
Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.

Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.

Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.

E como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse.

Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã,

Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo.

E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai.


“Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” (I Pe.5:8,9)
Não sabemos a que horas satanás vai nos tentar e lançar as suas setas. Mas devemos está vigiando para quando ele atacar, venhamos nos levantar em nome do Senhor, e o expulsar, em nome de Jesus. A vigilância é o veiculo que nos livrará da tentação e nos conduzirá em oração aos braços do pai.

Quanta Necessidade De Vigilância Para Não Sermos Pegos De Surpresa, Para Não Ficarmos Envergonhados, Para Não Perdermos Todo O Nosso Tempo De Crente.

Enquanto Estamos Neste Mundo, Independente Da Fase Da Vida Em Que Estamos Temos Que Levar A Sério A Ordem De Jesus Para Vigiar.Jesus Falou Para A Igreja Que Estava Em Sardo:

“... E, Se Não Vigiares, Virei Sobre Ti Como Um Ladrão, E Não Saberás A Que Hora Sobre Ti Virei”. (Apocalipse 3.3.).

Vigiar É Estar Atento, Alerta, Observar Atentamente, Espreitar, Velar Por, Ou Seja, Não Descuidar Um Momento Sequer. Um Descuido Poderá Ser Fatal. Jesus Falou De Três Maneiras Sobre Quando Ele Nos Manda Vigiar.
1. O Vosso Senhor;
2. O Filho Do Homem
3. O Senhor Da Casa
Ele É Nosso Senhor Porque Nos Comprou E Pagou Com O Seu Sangue.
É O Filho Do Homem Porque Viveu Como Um De Nós, Humanizado E Passou Por Todas As Coisas Que Nós Passamos. É Também Do Senhor Da Casa:

“Mas Cristo, Como Filho Sobre A Sua Própria Casa; A Qual Casa Somos Nós, Se Tão Somente Conservarmos Firme A Confiança E A Glória Da Esperança Até O Fim”. (Hb 4.6).
Amados, Não Fiquemos Despercebidos Tão Pouco Absortos Demasiadamente Com As Coisas Desta Vida. Tenhamos Muito Cuidado E Façamos Tudo Para Nos Mantermos Em Vigilância Não Somente Com Relação Ao Arrebatamento, Mas Também Para Não Entrarmos Em Tentação.Vigiemos Com A Nossa Língua, Com O Nosso Coração.
O Senhor Voltará Na Hora Em Que Menos Se Espera.
“Não Durmamos Pois, Como Os Demais, Mas Vigiemos E Sejamos Sóbrios”.
(1. Ts 5.6).


O que significa vigiai? Significa observar atentamente, tomar cuidado, estar acordado e atento. Quem dorme não pode vigiar. Vigiar é estar com toda atenção voltada para o alvo. No original vigiar significa estar sóbrio e manter a mente sempre limpa, nestes dias de imensa fúria das forças do mal, contra a igreja, os que não vigiam estão a agir como aqueles servos da parábola, um enterrou o seu talento, outro cansou de esperar seu senhor e começou a espancar seus conservos. As loucas dormiam sem se dar conta de que não tinham azeite em suas lâmpadas, assim quando o noivo voltou , todas estavam desprevenidas, ninguém estava vigiando e esperando o noivo. E nós, eu e você, estamos vigiando? Aguardando a volta do noivo? Ou estamos dormindo? Olha Jesus vai voltar, vigia, pois breve iremos estar diante do Senhor, para o acerto de contas.





3. Orai

Será que realmente precisamos orar nestes dias?

Por que orar?

Para que orar?

Quando orar?

Como orar?

Onde orar?

Oramos porque Jesus nos mandou orar. Temos mandamento para orar e o Espírito Santo inspirou o apóstolo Paulo para escrever aos tessalonicenses:

“ORAI SEM CESSAR”. (1 Ts 5.17).
Da mesma maneira como necessitamos do oxigênio do ar para vivermos fisicamente, não podendo ficar, portanto, um minuto sequer ser respirar, de igual modo não podemos ficar um só momento sem orar. 




A oração, é, portanto, o oxigênio espiritual das nossas vidas.




Uma das finalidades que oramos é porque Jesus falou:
“VIGIAI E ORAI PARA QUE NÁO ENTREIS EM TENTAÇÃO...”(Mateus 26.41).
Muitos usam esse versículo para darem base à vida pecaminosa que querem leva. Alegam que pecam porque a carne é fraca. 





Sim, de fato Jesus disse isso, mas disse também, que o espírito está pronto. O nosso espírito estará sempre pronto, se estivermos levando uma vida de oração e vigilância. 



É no nosso espírito que armazenamos a Palavra de Deus, e é através da Palavra de Deus que nos fortalecemos e desejamos orar, vigiar, e estar sempre atentos. Quando a Palavra de Deus está escondida em nossos corações, sabemos o que é certo e o que é errado, e decidimos não pecar contra o Senhor (Salmo 119.11)




Devemos orar em todo o tempo, como está escrito:
“ORANDO EM TODO O TEMPO COM TODA A ORAÇÃO E SÚPLICA NO ESPIRITO... (Ef 6.18).



Segundo o Senhor Jesus ensinou devemos orar sempre em nome dele, ao Pai.




Orar com mãos santas, sem ira e sem contenda (1 Timóteo 2.8).



Orar com o coração limpo. (Sl 66.18).



Orar com fé (Mt 21.22).




Oramos em todos os lugares, pois como filhos de Deus, cidadãos do reino da luz, vivemos em Sua presença em todos os momentos. Assim sendo, temos liberdade de entrar no lugar santíssimo a qualquer momento através de Cristo Jesus.
Vigiemos, pois! Quem estivermos alimentando mais, esse será o vencedor. Se estivermos alimentando mais a nossa carne, no sentido de buscarmos somente as coisas dessa terra, os prazeres momentâneos e passageiros, com certeza ela prevalecerá. Mas se tivermos alimentando o nosso espírito e a cada dia nos enchermos da Palavra de Deus, orando e vigiando, com certeza seremos mais do que vencedores, pois escolhemos estar em Cristo. A luta na verdade existe, mais somos nós que decidimos quem vencerá: se a carne ou o espírito.




Amados, não descuidemos da nossa vida de oração.


Oremos com adoração a Deus!


Oremos com louvor a Deus!


Oremos com súplica!


Oremos com intercessão!


Oremos com ação de graças!


Oremos pela paz de Jerusalém (Salmo 122.6)


Oremos pelas autoridades constituídas (1 Timóteo 2.2).


Oremos pelos perdidos, pelos enfermos, pelos presos, pelos fracos, pelos necessitados de qualquer coisa.


Oremos uns pelos outros como irmãos e membros do Corpo de Cristo.


A propósito: quanto tempo você já esteve orando neste dia?


Mantenhamos as nossas reserva de oração na taça que está no altar de ouro (Apocalipse 5.8).


Como viver sem oração em um mundo que declaradamente jaz do maligno? O apostolo Paulo escreveu aos irmãos de Tessalônica os exortando a orar sem cessar [I Ts 5.17]


Somente com uma vida de oração e que a Igreja, o povo de Deus pode alcançar vitoria. Estejamos atentos para o que nos diz a Palavra de Deus.
Ela nos exorta a viver uma vida de santidade. Para o mundo isso e caretice, porém para aqueles que esperam a vinda de Cristo, isso é uma necessidade, pois sem santidade ninguém verá a Deus. Pois o povo de Deus, os que são santos:
Olhai – Com muita atenção
Vigiai – Fique atento aos sinais
Orai – Não importa como tudo está, ore, pois na oração está a vitória.
A Palavra de Deus convoca todos os cristãos a uma vida de oração. É no profundo relacionamento com Deus que teremos Sua vida em nós.

Marcos 13.33
Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.

Marcos 14.38
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

Efésios 6.18
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.

Atos 14.23
E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao SENHOR em quem haviam crido.

Judas 1.20
Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo.

I Pedro 4.7
E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.

Tiago 5.16
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

Romanos 12.12
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.

Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.

Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. 



Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado. Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e outra será deixada. Dois estarão no campo; um será tomado, o outro será deixado.



Aprendei, pois, a parábola da figueira: Quando já o seu ramo se torna tenro, e brota folhas, bem sabeis que já está próximo o verão. Assim também vós, quando virdes sucederem estas coisas, sabei que já está perto, às portas. Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. (Mt 24:42, 44, 30, 31; Lc 17:34-36;Mc 13:28, 29, 33)

Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima
(Lc 21.28).

Que Deus nos abençoe e nos guarde em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário