quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Os 6 aspectos da Santificação







Por: Jânio Santos de Oliveira



Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara




 - Duque de Caxias- Rio de Janeiro




janio-estudosteolgicos.blogspot.com




























(Hb 10:9-14; Jo 17:17-19;. 1 Pe 1:3-5; 1 Ts 5:23)

"Acreditamos que a santificação é o processo pelo qual, de acordo com a vontade de Deus, somos feitos participantes de Sua santidade; que é uma obra progressiva; que se inicia na regeneração, e que é exercida nos corações dos crentes pela presença e poder do Espírito Santo, o Consolador, no uso contínuo dos meios indicados, especialmente a Palavra de Deus, o auto-exame, a abnegação, vigilância e oração ".

O tema da "santificação" é provavelmente o mais incompreendido na Bíblia. Alguns acreditam que, para ser santificado é estar vivendo acima do pecado. Outros acreditam que é uma "segunda obra da graça" definitivo pelo qual a velha natureza é levada embora. Vamos ver o que a Bíblia ensina.

I. O que é santificação?

A. Não é a perfeição sem pecado. Ninguém vive acima do pecado diante de Deus (1 Jo. 1:8-10).

B. Não é uma segunda bênção, ou uma segunda obra da graça no coração dos salvos. A Bíblia diz: "Necessário vos é nascer de novo", não "Necessário vos é nascer de novo e de novo."

C. É ser separado para o Senhor (Ex. 13:2; Lv 27:14-16;. 1 Ts 4:37)..

II. Quando uma pessoa é santificada?

A Bíblia ensina que é triplo: passado, presente e futuro.

B . Cada pessoa que aceita a Jesus Cristo e a oferta que Ele fez é instantaneamente santificado ou separado. Pela oferta do corpo de Jesus Cristo "uma vez por todas", ele é separado do pecado, e separados para Deus.

Ele é levado para fora do reino de Satanás e definir no reino de Deus. ( 1 Co. 1.2 e Hb. 10:9-14). Nesta obra divina, há também posto no coração daquele confiar em Cristo o desejo de obedecer e agradar a Deus (1 Pe 1:2).

B . Santificação atual é progressivo e tem a ver com a forma como o progresso em nossa vida cristã (Ef 4:11-15;. 2Pd 3,18).

[3]. Santificação futuro será concluída, a redenção do corpo (1 Ts 3;. 12-13;. 1 Jo 3:2).

III. Como uma pessoa é santificada?

Há uma parte que só Deus pode e não tomar. Há também uma parte atribuída à pessoa salva. Em outras palavras, há o lado divino e o lado humano.

A . O Lado Divino:

É a obra de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo (1 Ts 5:23-24; Ef 5:26; 2 Ts 2:13).

B . O Lado Humano:

a . A fé na obra consumada do Senhor (At 26:18).

b . Pela palavra de Deus (Jo 17:17).

c. A uma dedicação de vida (Rm 12:1-2). O Senhor não precisa de nossa ajuda ou esforço, mas ele quer você.

d. Ao submeter à disciplina divina de Deus (Hb 12:10-11).

e. Ao transformar a partir do conhecimento do pecado, e desejando a vontade de Deus para ser feito em sua vida (Rm 6:18-19).

Um cristão é santificado pela Palavra da Verdade, quando ele está trazendo sua vida em harmonia com os ensinamentos da Bíblia sobre a separação do mundanismo. Se a Bíblia ensina alguma coisa para estar errado, pela Graça de Deus, ele deixará de fazer o mal e se esforçam para fazer o que é certo.

IV. PERÍODOS DA SANTIFICAÇÃO

A santificação é um estado gradativo, o qual vamos adquirindo ( 2 Co 7:1) O Apostolo Paulo nos diz "purifiquemo-nos....Aperfeiçoando" quer dizer perfeição gradativa. 1º Jo 5:4 Vencer o mundo não é algo que acontece uma só vez, (Fp 2:14-15).

A santificação era no Antigo Testamento Deus manifestando sua vontade na vida de seu servo Is 6:6-7, Deus santificava o homem, mas o homem tinha quer ter uma vida de retidão á Deus, não foi o caso de Sansão.

Santificação, essa doutrina tem que ser muito bem compreendida e explicada aos alunos, quando falamos em período ela tem que ser entendida diferente da Regeneração, Redenção, At 26:18 diz que "e herança entre os que são santificados pela fé em mim" se somos santificados pela fé e a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus Rm 10:17 "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" Quanto mais ouvimos a palavra mais fé, aumentando a fé maior santificação.

A. Inicio

A santificação tem seu inicio no momento em que o homem crê em Jesus, Hb 10:10 quando nos unimos com Cristo na sua morte e ressurreição (Jo 15:4-10) Paulo quando falou a Igreja em Corinto 1Co 1:2 ele destacou "aos Santificados" Em Filipenses o apostolo Paulo mais uma vês destaca os Santos.( Fp 1:1). Não é o fato de estar na igreja que estamos santificados, Rm 8:13.

Segundo o comentarista da Bíblia Pentecostal pg. 1937 diz: A santificação não é um processo lento, de abandonar o pecado pouco a pouco. Pelo contrario, é apresentada como um ato definitivo mediante a qual, o crente, pela graça, é liberto da escravidão de Satanás e rompe totalmente com o pecado a fim de viver para Deus( Rm 6:18). Ao mesmo tempo, no entanto, a santificação é descrita como um processo vitalício mediante a qual continuamos a mortificar os desejos pecaminosos da carne( Rm 8:1-17).

B. Processo

A santificação e um ato continuo que dura toda a vida, Enquanto a justificação e um ato que ocorre instantaneamente, o santificação leva toda uma vida para se completar.

1) A santificação e um ato sobrenatural pois quem executa é Deus (1 Ts 5:23 .

2 ) A purificação é algo que começa de forma até chegar ao estagio final (Tt 2:14).

3) Deus é quem aperfeiçoa( Hb 13:20-21).Mas não é só esperar o aperfeiçoamento da parte de Deus, o homem tem que fazer a sua parte. (Gl 5:16) temos que andar em espirito Gl 5:25.

A santificação é uma obra do Espirito Santo a santificação tem como reflexo o fruto do espirito: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." Gl 5:22 Quando Jesus falou "pela arvore conhecereis o fruto" Ser Santo e produzir Santificação, Sede Santo por que eu sou Santo.

C. Término

Como todo processo que tem seu inicio obviamente tem que ter seu final. O final da santificação é quando do aparecimento de Jesus nas nuvens. ( 1 Co 1310).

Isso não quer dizer que temos um ponto, o ápice, quem não conseguiu vai para o inferno, a santificação pode ser completada durante a vida terrena do crente (Rm 8:17); Mt 5:48) pede para que sejamos perfeitos como perfeito é Deus. Devemos ter um corpo irrepreensível esperando a vinda do Senhor, 1 Ts 5:23 . Os que morrerem Deus novamente os tornaram para Ele (1 Ts 4: 14).

Alguns teólogos defendem que a Santificação é completada quando de nossa passagem para a eternidade ( Salvos ) outros defendem que o processo continua após a morte.

Mas quero dizer que tudo o que fizermos em vida esta registrado no céu. 1º Jo 3:4-6. Após a morte Deus se encarregara de nos ressuscitar (1 Ts 4:16) Se continuásse-mos nos santificando chegaríamos a um estagio de perfeição absoluta para que precisaríamos de Deus? Muito cuidado para não entrar na "doutrina espírita" tão má, da reencarnação.

V. ASPECTOS DA SANTIFICAÇÃO

A santificação não é delimitada, ou seja, tem um tamanho definido, ou quantidade de estágios a serem percorridos, mas ele tem 3 aspectos A santificação posicional. O lado experimental, e o lado final. É bom lembrar que estes aspectos são essenciais para a nossa vida e devemos conhecer para que possamos experimentar estes lados da santificação.

Temos que ser participantes da santificação, não pelo sentido obrigatoriedade mas pelo sentido necessidade e principalmente por vontade própria pois o Espirito Santo contribui plenamente com este conceito produzindo santificação, como? Através do nosso entendimento das coisas de Deus.

A. Santificação Posicional

João escreveu que ainda não se manifestou o que havemos de ser, 1 Jo 3.2.Através da esperança existe a purificação 1 Jo 3:3 João diz que atingiremos a maturidade não mais morreremos , pois não teremos mais pecados, seremos semelhante a Ele.

Quando se dará essa transformação; Quando Ele aparecer, ou seja, no arrebatamento da Igreja Jd 1:24 Ele diz que Cristo é poderoso para nos guardar. Isso é a nossa santificação no futuro, mas Paulo em Ef 5 nos fala da Santificação no presente.

Para santificá-la, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Ef 5:26. Não devemos deixar de atender, ouvir, meditar e principalmente obedecer a palavra de Deus, pois ela é quem nos santifica, Jo 17:17 A Palavra nos santifica, E Jesus nos santifica pelo seu Sangue Hb 13:12.

Jesus colocou o seu selo de identificação, ou seja, o Espirito Santo recebemos a retidão, principalmente deu-nos o direito de ser chamados filhos de Deus.

B. Lado Experimental

O crente verdadeiramente separado para Deus alem de experimentar uma nova vida, somos dirigidos a santificação, não só aparentemente mas interiormente (Rm 12:1). Os nossos membros tem que oferecidos a Deus e não mais ao pecado Rm 6:13.

O nosso controle agora não é pela simples emoção, mas controlados pelo Espirito Santo de Deus. Quando estamos separados o pecado não tem mais domínio em nos( Rm 6:14-16).

Quando estamos experimentando a santidade se manifesta em nos a graça o conhecimento 2º Pe 3:18. - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. (2 Co 3:18) transformação da parte de Deus para melhor. Como podemos ser santificados se somos pecadores? Pela obra do Espirito e do reconhecimento (1 Jo 1:9).

C. Lado Final

1Jo 3:2 diz "Amados, agora somos filhos de Deus" Se somos filhos de Deus sendo um Deus Santo Sl 99:9, temos que ser santos. Nascemos-nos de Deus, Mas a completa santificação se dará quando o perfeito voltar, o qual nos aperfeiçoará através do Espirito Santo Jd 1:23.

Deus de do principio quis ter um homem criado por ele Santo com direito a arvore da vida viver no jardim, e ter uma afinidade com Deus, o homem através de seus desejos carnais achou que a desobediência seria o caminho mais fácil a ser traçado ; pecou. Para voltar a ter os mesmos privilegies é preciso que ele adquira novamente o caráter perdido, ou seja, tem que ser Santo para ver a Deus.

VI. SEPARANDO-SE PARA DEUS

Ser separado para Deus é ser separado daquilo que não é Santo (Hb 7:26). Jesus aqui na terra em sua vida como homem teve a incumbência de preservarei em santidade sem pecado por isso ele disse; Jo 16:33, Temos que estar separados do pecado (Sl 1:1).

Jesus não pecou, mas se fez pecado por nos, mas isso tem a conotação separado. O crente tem que estar separado levando uma vida de santificação.

Não devemos confundir uma vida santificada com uma vida de beatos mesmo levando uma vida separada do pecado o crente ainda peca, por isso João disse que Não podemos nos enganar a nos mesmo, mas devemos procurar a santidade, o que também não podemos e se temos um advogado nos atolar no pecado.

A. Ezequias

Um exemplo de santidade foi o que o rei Ezequias exigiu dos levitas lá no inicio de seu reinado, (2 Cr 29:5) O rei pediu 2 coisas a santificação dos levitas, e posteriormente a casa de Deus pois Deus colocou homens santos para administra as coisas santas de Deus. Como pode um impuro administrar as coisas santas? Começaram a reavaliar e santificaram ate tudo estar terminado (2 Cr 29:15 -19).

Mesmo o homem não podendo santificar a si mesmo ele pode contribuir para conservar as coisas de Deus santas.

Mantendo a Palavra de Deus como a lâmpada para nossos pés não deixando que coisas imundas invadam nossos templos, sabendo buscar a Deus no tempo e fora dele, deixando que nossas vaidades pessoais sejam retiradas e que realmente Nosso objetivo seja o crescimento da Igreja de Cristo.

B. Mobiliário

A santificação do mobiliário Ex 40.10-11, não e uma característica da salvação o qual nos estamos estudando queremos destacar que é uma santificação de utensílios para Deus, isso não quer dizer que os utensílios irão ser transferidos para nossa morada com Cristo.

Mas as coisas Santas contribuem para a santificação do homem em si, porque o homem em sua santificação não pode ser contaminado e Deus requer que seja preservada a santidade para podermos ter a presença de Deus.

Quando Moisés se apresentou a Deus ( Ex 3:5) A santidade de Deus santifica qualquer ambiente isso não quis dizer que foi fechado aquele lugar ninguém mais poderia pisar foi um ato de momento.

Deus esta presente no meio da congregação ali é lugar Santo, pois Deus se manifesta a seu povo naquele lugar.

C. O homem

Temos 2 partes a considerar a santificação do homem

1) Deus, não Deus Pai mas sim o Deus triúno,

a) O Deus Pai santifica o crente dando-lhe a santidade de Cristo 1 Co 1:30, operando nele aquilo o que lhe agrada a suas vistas, Hb 13:21.

b) Jesus santifica o crente por ter dado sua vida pelo homem, Hb 10:10, e por produzir nele a santidade mediante ao Espirito Hb 2:11 c)

O Espirito Santo santifica o crente ao livrá-lo da natureza carnal (Rm 8:2) militamos contra a manifestação dessa natureza, Gl 5:17 mortificando a velha natureza na medida que o crente vai entregando-a para ser crucificada (Rm 8:13). 2) O homem de si mesmo nada pode fazer( Fp 2:13).

Mas o homem contribui com:

a) A fé em Cristo (At 26.18).

b) Buscando a santificação (Hb 12:14).

Estudando as escrituras o homem adquire conhecimento com o conhecimento vem a fé com a fé a Santidade isso indica o remédio para curar qualquer fracasso (Jo 17:17-19). O crente tem que todos os dias buscar a santidade, pois é de fundamental importância para sua vida tanto espiritual como o aperfeiçoamento dos santos.

A santificação é a obra continua de Deus na vida do crente tornando-o realmente Santo. Por "Santo" entendemos que é ser portador de uma verdadeira semelhança com o Senhor. A santificação pelo qual a condição moral da pessoa e moldada de acordo com sua situação legal diante de Deus.

Que Deus nos ajude a seguirmos os passos progressivos da santificação. sem a qual ninguém verá ao Senhor, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário