terça-feira, 18 de setembro de 2012

O duplo propósito de estar na casa do Senhor






Por: Jânio Santos de Oliveira




Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro



janio-construcaocivil.blogspot.com








Camburiú-Santa Catarina-Gideões 2012.






O duplo propósito de estar na casa do Senhor Qual foi o pedido que o homem segundo o coração de Deus fez?

"Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e aprender no seu templo "(S l 27.4).

A jornada do rei Davi nos ensina muito sobre a nossa própria caminhada com o Senhor.

Ele não foi perfeito em tudo, mas completamente sincero perante Deus, confessando seus erros, arrependendo-se deles e mudando tudo o que desagradava ao Senhor porque não queria que nada o separasse de Deus.

É tocante constatarmos em diversos relatos a sua sinceridade, coragem, confiança, alegria e fidelidade ao Senhor!

Morar na casa de Deus definitivamente não é colocar a sua cama na igreja, mas é conduzir-se todo o tempo de acordo com o que você tem ouvido do Senhor durante os cultos que freqüenta.

Morar na casa de Deus é estar no mesmo ambiente espiritual onde Deus está todos os dias de nossas vidas e para que isto ocorra precisamos conhecer e praticar mais profundamente as características do Deus a quem servimos (paz, benignidade, misericórdia, alegria, mansidão, amor, sabedoria, fidelidade, justiça, entre outras).

Veja que Davi não pediu para ter o bolso cheio de dinheiro, nem para ter a casa própria, nem para mudar de emprego (o que não é errado pleitear), mas pediu e aplicou-se a buscar a origem de todas as coisas: estar no esconderijo do Altíssimo e aprender diretamente dEle como proceder.

Qualquer rei ímpio pediria ao seu deus livramento dos seus inimigos. O salmista, por confiar em Deus, pede uma única coisa: ‘... Que possa morar na casa do Senhor... ‘ (v. 4).

A confiança em Deus faz com que o comportamento dos crentes seja diferente dos ímpios.

Por que o salmista pediu ao Senhor e buscou morar na casa do Senhor TODOS os dias da sua vida? Por que o salmista não buscou ser livre dos inimigos? Porque ele desejava contemplar a formosura de Deus, aprendendo no seu templo.

A formosura que o salmista desejava contemplar e queria aprender é acerca dos atributos de Deus, como a bondade, a misericórdia, o amor, e a justiça (v. 4).

Por que vamos à igreja? Qual a razão que nos leva a entrar nesse local quando há tantos outros locais para freqüentarmos? Do ponto de vista bíblico, a igreja é um lugar de silêncio, reverência e adoração. Mas será que temos nos comportado assim nesse local sagrado?

Contemplar não significa observar as pessoas, reparar em suas roupas, ver se a gravata do obreiro está combinando, ou observar o comprimento do vestido das irmãs.

Trata-se de uma contemplação espiritual: "contemplar a formosura do Senhor". Formosura é beleza que gera admiração. "Aprender no seu templo" é receber instrução, absorver o ensino e ser edificado pela Palavra de Deus.

Há muitos motivos para se freqüentar uma igreja. Muitos com certeza vão lá para ver e ouvir o pastor e para serem vistos por ele e cumprimentá-lo após o culto. "É bom ele me ver aqui e saber que estou do lado dele". Outros vão como se fossem a um compromisso social. E por isto colocam a melhor roupa, o melhor calçado, fazem um lindo penteado... "Preciso me arrumar bem para não fazer feio na hora da apresentação".

1. PARA CONTEMPLAR A FORMOSURA DO SENHOR...

Contemplar a formosura do Senhor é louvar e engrandecer Suas maravilhosas qualidades.

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz." Isaías 9.6

2. ...E APRENDER NO SEU TEMPLO

Aprender no templo de Deus é freqüentar a escola do Espírito Santo, ou seja, o momento em que a Palavra é pregada lida ou meditada e o Senhor se revela a nós pelas Escrituras.

Aprendemos com Jesus e com os Apóstolos, que o cristão precisa se reunir como Congregação, num lugar consagrado como Casa de Deus, para cultuar a Ele em alguns dias da semana.

I- O Exemplo de Jesus.

Jesus na sua vida terrena sempre freqüentava o templo, e uma grande parte dos seus ensinamentos Ele dava no templo.(Lc.19.45-47) E, entrando no templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam.

Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é Casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores.

E todos os dias ensinava no templo; mas os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo.

(Jo.18.20) Jesus lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde todos os judeus se ajuntam, e nada disse em oculto.

- Depois da ascensão de Jesus os discípulos se reuniam no templo para louvarem a Deus.
(Lc.24.53) E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém.

- Os Apóstolos na igreja primitiva perseveravam todos os dias no templo.

(At.2.46) Louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

II- Qual a Importância em Virmos ao Culto?

1- O Culto é um Sacrifício que Oferecemos a Deus.
- Onde nós oferecemos o nosso sacrifício de louvor a Deus.

- Aqui em Romanos 12.1 Paulo está dizendo: Que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

- Cultuar a Deus é você separar uma parte do seu tempo para este propósito, e ter um lugar específico para isso.

- Por isso é que não podemos cultuar em casa.

- Em casa podemos fazer um devocional.
- Mas é na Igreja que apresentamos o verdadeiro culto a Deus.

(Sl.54.6) Eu te oferecerei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque é bom. (Sl.107.21,22) Louvem ao Senhor pela sua bondade e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.

E ofereçam sacrifícios de louvor e relatem as suas obras com regozijo.

(Hb.13.15) Portanto, ofereçamos sempre, por ele, a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.

- Quando você não vem ao culto, você deixa de oferecer o seu sacrifício ao Senhor.

- Vir ao culto não é uma obrigação, mas uma necessidade e um compromisso com Deus.

2- O Culto é um Momento de Buscarmos a Deus.
(Is.56.7) Também os levarei ao meu santo monte e os festejarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.

- Você quer ter um encontro com Deus, você vem ao culto.

- A cada culto que nós participamos com um coração aberto, nós somos renovados e fortalecidos pelo Senhor.

- Culto é um momento de crescimento com Deus.

(Sl.92.13) Os que estão plantados na Casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus.

Sl.122.1- Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.

- Davi sentia alegria quando era convidado a ir à Casa do Senhor.

- Quem é de Deus sente alegria em ir à Casa do Senhor.

- A profetisa Ana servia a Deus constantemente no templo.

(Lc.2.36,37) E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade.

E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.

3- O Culto é um Momento de Aprender de Deus.
(Sl.27.4) Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei: que possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e aprender no seu templo.

- Davi aprendia na Casa de Deus.

- No culto nós ouvimos a Palavra e crescemos na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

- Na Casa de Deus nós aprendemos a servir a Deus.

- A pregação é uma explicação da Palavra de Deus para o nosso crescimento espiritual.

- Um dia na Casa de Deus vale mais do que mil em outro lugar.

(Sl.84.10) Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade.

4- No Culto nós Somos Tratados Pelo Espírito Santo.

- No culto através do louvor, da palavra e da oração nós somos tratados pelo Espírito Santo.

(Sl.26.8) Senhor, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória.

- A Glória de Deus é manifestada na Casa de Deus.

- No culto, na Casa de Deus é o lugar onde somos tratados por Deus.

- As maiores experiências com Deus nós temos em Sua Casa.

- Nós não devemos vir ao culto em busca de uma emoção desnecessária. Aquela busca do arrepio.

- Devemos vir ao culto para sermos tratados por Deus.

- Muitas vezes vimos ao culto para recebermos algo de Deus, e Ele simplesmente quer tratar conosco.

Davi tinha objetivos bem nítidos no seu pedido e na sua busca.

Sabia muito bem o que queria e se empenhou sem reservas para alcançar o que almejava: queria contemplar a beleza de Deus e aprender dEle.

Não buscou imediatismos, mas a porção em Deus, pois esta supre abundantemente hoje e sempre.

Temos que morar na casa de Deus e não vir em vez em quando (Salmos 27:4) “Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei: que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo”. (At 5.42) “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo”.

Venha sempre para ouvir a gloriosa Palavra de exortação da parte de Deus; ( “Hb 3.13) “Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado”.

Vamos servir a Deus em todo tempo; Efésios 5:16 remindo o tempo, porquanto os dias são maus.


Fazendo assim você ouvirá seguinte: “Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”; (Mt 25.34)

Não olhe para os desanimados, incrédulos e até mesmo para os perseguidores da Bíblia, acompanhe os fiéis, creia em Cristo e leia a Bíblia, ela é a Palavra de Deus! E que Ele mesmo nos abençoe e nos guarde em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário