quinta-feira, 20 de setembro de 2012

FALA SENHOR QUE O TEU SERVO OUVE




Por: Jânio Santos de Oliveira






Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara



 - Duque de Caxias- Rio de Janeiro









1 Samuel 3 E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.

E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos começavam a escurecer, pois não podia ver),

estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do SENHOR, onde estava a arca de Deus,

O SENHOR chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui. E correu a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste.

Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou.

E o SENHOR tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te.

Porém Samuel ainda não conhecia ao SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR.
O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem.

Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar.

Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.

E disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos.

Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei.

Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.

Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniqüidade, nem com sacrifício, nem com oferta de alimentos.

E Samuel ficou deitado até pela manhã, e então abriu as portas da casa do SENHOR; porém temia Samuel relatar esta visão a Eli.

Então chamou Eli a Samuel, e disse: Samuel, meu filho.

E disse ele: Eis-me aqui.

E ele disse: Qual é a palavra que te falou? Peço-te que não ma encubras; assim Deus te faça, e outro tanto, se me encobrires alguma palavra de todas as que te falou.
Então Samuel lhe contou todas aquelas palavras, e nada lhe encobriu.

E disse ele: Ele é o SENHOR; faça o que bem parecer aos seus olhos.

E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.
E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do SENHOR.

E continuou o SENHOR a aparecer em Siló; porquanto o SENHOR se manifestava a Samuel em Siló pela palavra do SENHOR.

INTRODUÇÃO –

Quando Deus falou a Samuel, no silêncio da noite, ele estava preparado e ouviu. Estava tão sintonizado com o Espírito do Senhor que pôde ouvir e entender o que Deus tinha para lhe comunicar.

Samuel sempre viveu na Casa do Senhor, na presença de Deus e, por isso, estava sensível à voz de Deus - "Fala, que o Teu servo ouve" e está pronto a dizer o que Tu queres e a fazer a Tua vontade.

Somos exortados a ouvir a voz de Deus, mas, para que isso aconteça, precisamos estar preparados, atentos e de ouvidos e coração bem limpos.

Antigamente Deus falou aos pais de muitas maneiras (sonhos, Abraão, José.): visões (Moisés; Isaías); anjos (Josué, Gideão), mas a nós falou-nos pelo Filho do Seu amor (Hb 1.1).

Hoje Deus fala-nos pela Sua Palavra, que o Espírito Santo clarifica aos nossos corações ( Jo 16:7-13). Ouçamos a voz de Deus através da Bíblia. Estejamos atentos às Suas ordens e aos Seus preceitos. Não há outra maneira de Deus falar hoje, portanto, leiamos e pratiquemos os Seus ensinos.

Será que estamos prontos para dizer como Samuel "Fala, Senhor, que o Teu servo obedece"?

A maneira de ouvir Deus é ter a Palavra no coração - "Escondi a Tua Palavra no meu coração para não pecar contra Ti".

Ajuda-me a conferir a Tua Palavra no meu coração de modo a que me não desvie de Ti, nem para a direita nem para a esquerda.

Fala-nos, Senhor, como falaste a Samuel e ajuda-nos a ouvir a Tua voz através da leitura da Tua Palavra e a cumprir Tua santa vontade.

I. O Senhor ainda fala

1 – Deus fala com crianças. Deus falou com Samuel quando este ainda era uma criança.

Se Deus falou com Samuel, Ele pode falar hoje também, mas será que toda criança pode ouvir a voz de Deus? Vejamos o que Jesus disse: “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10:27). Jesus estava dizendo que as crianças pertencentes a Ele podem ouvir a sua voz. Se você tem Jesus no seu coração, você pode ouvir a voz de Deus”.

2 – Você precisa de alguém para lhe ajudar a ouvir a voz de Deus.

A Bíblia diz que Samuel não conhecia a voz de Deus por isso ele não conseguiu descobrir que era Deus quem falava com ele.

Samuel precisou da ajuda do sacerdote Eli. Depois que Eli contou para Samuel que era Deus que o chamava. Samuel pode responder a Deus e ouvir o que Deus tinha a dizer para ele. Talvez vocês ainda não consigam ouvir a voz de Deus.

Por isso vocês também precisam de alguém para ajudá-los. O líder de célula é alguém que pode ajudar você a ouvir a voz de Deus.

3 – Como Deus fala? A voz de Deus é a palavra de Deus! Deus vai falar com você através da Bíblia! A Bíblia é a palavra de Deus.

II. ANTECEDENTES DE UM TEMPO DE CRISE

Para se chegar onde pretendo nesta noite preciso voltar um pouco no tempo que antecedeu o momento histórico de Samuel e apresentar as bases da identidade e missão daquele povo.

A história da origem de Israel como povo e nação estava intimamente ligada à revelação do nome Yahweh (EU SOU).
A lembrança constante do grande EU SOU ou o seu esquecimento situacional determinavam ou a manutenção ou uma situação de crise de identidade em Israel.

As leis, de uma forma geral, expressavam a essência da SANTIDADE do EU SOU.
A crença no EU SOU que é essencialmente santo nortearia as relações do povo.

O ideal de obediência, comunhão e bênção era normativo. Israel não deveria ter contato com o impuro, com os povos da terra.

Diante disto afirmo que a Israel, como povo de Deus, foram dados elementos de grande teor que criaram e formataram a sua identidade. Entretanto, vários fatores conduziram aqueles hebreus a um momento de transição da estabilidade para um tempo de crise, e o fator externo gerador do problema foi o contato, ou melhor, a convivência com os cananeus. Isto aguçou a tendência dos israelitas para busca de novas aventuras pecaminosas.

III. OUVINDO A VOZ DO SENHOR NUM TEMPO DE TREVAS

Era um tempo de egoísmo exacerbados (cada um fazia o que parecia certo aos seus próprios olhos), trevas profundas. Por que as coisas eram assim? Há algumas expressões que resumem os fatos históricos de 1 Samuel:

A. havia “acomodação e conivência com às circunstâncias”. Eli acomodou-se ao tempo e às atitudes dos seus filhos (1 Sm 2.27-29).

B. vem a expressão “corrupção moral e religiosa” (1Sm 2.12-17; 22). Posso dizer que os filhos de Eli que eram sacerdotes forjaram uma religião permissiva, um Deus alienado e uma teologia liberal. Eles eram corruptos, promíscuos religiosos e imorais. De uma fonte ruim não pode sair água boa para o consumo.

C. perda da autoridade espiritual.

III. PRENÚNCIO DE UM NOVO TEMPO.

O que disse até agora mostra o cenário que prenunciava algo grandioso que estava para acontecer, e tudo começou com o jovem Samuel. Deus começa algo que muda a história sempre por alguém disponível.

Vivendo no centro geográfico e religioso da crise, Samuel não se permitiu macular por ela. Ao contrário, acreditou que algo poderia mudar, em especial pelo fato de se permitir ouvir a voz do Senhor sem qualquer interferência pessoal ou de terceiros.

Também, ele pôs mãos à obra. Não deixava a lâmpada se apagar, além do fato de apresentar os oráculos divinos contra a casa de Eli, Samuel foi muito mais longe. Samuel saiu pelos caminhos de Israel, revestido pela autoridade do Senhor, para pregar a realidade do EU SOU e o senso de exclusividade divina. Voltar os olhos para o “Deus” era a saída. (1Sm 7.2-4).

Samuel era visceralmente contra os modismos religiosos. Ele ensina que as crises da existência religiosa e teológica se resolvem quando voltamos os olhos definitivamente para o Deus da Bíblia que se revela na história, mas que não deve ser mascarado pelos processos da própria história.

Samuel falou sobre compromisso duradouro com o Senhor. Ele vivia entre o mau exemplo de Eli e seus filhos, pessoas descompromissadas com o Senhor, porem não foi influenciado. Samuel era homem de compromisso profundo e não de superficialidades.

Conclusão: No início de sua trajetória vitoriosa, Samuel foi posto à prova. Foi numa batalha contra os filisteus. Em Mizpá Samuel ofereceu sacrifício ao Senhor que agiu em função do povo de Israel, trovejando sobre os inimigos e desbaratando seus exércitos. Ali Samuel edificou um altar ao Senhor e disse: Ebenezer; Até aqui nos ajudou o Senhor (1 Sm 7.5-17).

Penso que é hora de olharmos para traz, de aprendermos com nossos erros e acertos. É hora de nos despojarmos dos “deuses estranhos” que se instalaram entre nós e de redescobrirmos ou reafirmarmos nossa identidade num novo tempo ouvindo como servos o Senhor que fala.

Penso também que mais do que nunca é tempo de levantarmos um altar de celebração e de louvor ao Senhor e pensando no futuro, e como inabalável fé num futuro promissor, e com os pés no chão e a mente posta em Deus, dizermos: ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR.

Que Deus continue a nos ajudar para todo sempre, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário