quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Deus atende a todas as nossas orações?






Por: Jânio Santos de Oliveira




Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro




http://estudosbiblicosdesantificaao.blogspot.com






























Deus responde a todas as orações feitas em nome de Jesus, mas para muitas delas a resposta de Deus é "não".

Quando você dá uma procuração a alguém, está capacitando essa pessoa a fazer determinadas coisas em seu nome.

Mas uma procuração estabelece limites, e os limites são sempre aqueles determinados pela vontade de quem deu a procuração. A pessoa que tem a procuração não pode simplesmente sair por aí fazendo o que bem entender em seu nome.

Do mesmo modo, o crente em Jesus não deve usar o nome dele, a menos que tenha certeza de estar fazendo aquilo que é da vontade do Senhor.

(Jo15:16) explica que a oração eficaz vai sempre depender de uma comunhão eficaz.

Ali Jesus diz: "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito". A chave para esse "tudo" está em 1 João 5:14:"E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve".

Percebeu a ordem das coisas? Primeiro, devemos estar em Cristo e a sua Palavra estar em nós. Segundo, precisamos pedir de acordo com a sua vontade.

Você pode amar muito seu filho, mas não dará a ele tudo o que ele pedir, pois a criança nem sempre sabe o que quer.

Porém um filho que tem uma comunhão íntima com seu pai que conhece seus pensamentos, que observa seu modo de agir e as coisas que seu pai gosta ou não saberá pedir aquilo que é segundo a vontade de seu pai.

Mas como podemos conhecer a vontade de Deus? Vivendo tão próximo dele que Deus terá prazer em mostrá-la para nós.

Além disso, andando na proximidade de Deus, não perderemos uma palavra sequer das coisas que ele quiser nos falar.

Se estivermos no Senhor e isto significa comunhão e a Sua Palavra estiver em nós e isto é familiaridade com sua Palavra ao ponto de ela impregnar nossos pensamentos então saberemos pedir aquilo que ele também deseja nos dar. Então literalmente TUDO o que pedirmos nos será feito.

Foi Jesus Cristo quem deu uma das mais perfeitas definições do poder da mente, quando afirmou;

Tudo o que pedirdes ao Pai, em oração, crendo que haveis de alcançar, alcançará.

Vale a pena fazermos uma análise dessa afirmação.

Primeiro, quero chamar a sua atenção para a palavra TUDO.

Na verdade, o Poder Infinito, que está no seu íntimo, lhe alcança tudo, sem nenhuma excepção. Se você pudesse pedir alguma coisa que lhe fosse impossível alcançar, ou se pudesse pedir algo que não existisse, estaria furada a afirmação de Jesus. Mas a lei do," Pedi e Recebereis" é uma lei universal e, conseqüentemente, infalível.

" Pedi e Recebereis" . Assim como são infalíveis as leis universais da física, da química, da mecânica, da eletricidade, da astronomia, etc. Assim também são infalíveis as leis da mente. Então veja bem, tudo o que pedir tudo o pode conseguir.

Pode pedir, por exemplo, amor, casamento, saúde paz interior, sono tranqüilo, casa, carro, riquezas, felicidade, harmonia, inteligência, memória, emprego, viagem, calma, segurança interior, coragem, autoconfiança, sensibilidade, intrepidez, sucesso, farta colheita, recebimento do que lhe é devido, e TUDO o mais que possa imaginar de bom.

Deus o atende sempre e não pode deixar de fazê-lo, porquanto você é o próprio Deus manifestado no mundo.

Jesus ensinou-nos a certa altura: "Pedi e recebereis, batei e abrir-se-vos-á, procurai e achareis".(Lc.11,9)

Numa outra ocasião, o Mestre disse:

" Quando orares, entra no teu aposento, fecha a porta e ora a teu Pai, que vê o que é oculto, te há de recompensar. Nem faleis muito quando orais, como fazem os gentios, que cuidam de ser atendidos por causa de muito palavreado" (Mt.6,5-7).

Aqui já podemos fixar-nos na palavra Pai. Jesus chama a Deus de Pai. Deus tem muitos nomes.

Uns chamam-lhe de Poder Infinito, outros de Pai, Ser Superior, Eu Superior, Grande Arquiteto, Mente Cósmica, Energia Eterna, Mente Universal, Senhor, Vida, Presença Infinita, Espírito Santo, Grande Espírito, Subconsciente, Força Divina, Matéria Eterna, e tantos outros nomes.

Eu e o Pai somos um, disse Jesus.

Você também é uno com o Pai. É por isso que Jesus disse que quando "fores orar, ora a teu Pai, que está no secreto ".

Quem me vê a mim, vê o Pai, também disse Jesus.

Quem o vê a si vê o Pai, porque o seu espírito emana do Espírito de Deus, por isso é parte de Deus, é uno com Deus. Aí reside a sua força, o seu poder, a sua sabedoria, a sua grandeza e divindade.

Quando for orar, portanto, entre para dentro de si mesmo. É isso que Jesus queria dizer quando falou que você deve pedir EM ESTADO DE ORAÇÂO.

" Quando orares entra no secreto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está no secreto…"

Este é um convite para entrar em estado de oração, em concentração mental, em nível alfa, em estado de meditação; enfim, quando vai orar ou pedir algo, procure descer às profundezas da sua mente, pois aí a sua oração chega mais límpida, sem as dúvidas e obstáculos, muitas vezes criados pela mente consciente.

Quanto mais profunda a sua concentração e, mais passiva estiver a sua mente consciente, mais fortemente gravará no seu subconsciente o seu pensamento.

Como em estado de profundidade mental diminuem as reações contrárias da mente consciente, com mais facilidade e segurança você CRÊ QUE VAI ALCANÇAR.

Este é mais um requisito para o atendimento: crer que, pelo facto de pedir, já está alcançado.

Crer é ter certeza. Quando você duvida, está mandando duas ordens contrárias ao subconsciente: uma é a ordem daquilo que você deseja e pede, e a outra é o sentimento hesitante de que talvez seja atendido.

Jesus disse certa vez, algo simplesmente assombroso:

" Aquele que crer em mim, fará as coisas que eu faço, e as fará ainda maiores".(Jo, 14,12)

Quando se desloca a um banco para levantar dinheiro, basta preencher corretamente o cheque, ter crédito e entregar o cheque ao caixa, e já fica á espera do dinheiro com tranqüilidade e a certeza absoluta que o receberá.

Faça assim quando pedir algo. Crie o sentimento de certeza de que, pelo facto de pedir, já está alcançando.

Assim, livre de preocupações, de dúvidas, de medos, de incertezas e de ansiedades, ALCANÇARÁ

Toda a oração é infalível.

"Pai, eu te dou graças por me teres ouvido. Bem sabia que me ouves sempre ". (Jo, 11,41-42)

Veja quais são os fatores que impedem a Deus de responder as nossas orações:

A Palavra de Deus aos Filipenses capítulo 4 versículo 6 afirma: Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graça.

Mas às vezes, temos a sensação que as nossas orações não são ouvidas, não há resposta, as mudanças não ocorrem, Deus tudo ouve, mas qual o motivo do silêncio que aperta o coração, há algo errado?

Deus atende todas as orações?

Muitos pensam que basta apenas orar e Deus tem que atendê-los na mesma hora e em tudo que desejam. Mas será que é assim que a Bíblia nos ensina?

Quando o povo de Israel percebeu que "Moisés tardava em descer do monte"
(Ex. 32:1), construiu para si um bezerro de ouro e o adorou como se fosse um deus.

A ira do Senhor se acendeu contra o povo de tal maneira que Ele disse que os consumiria (Ex. 32:10).

Porém Moisés manda matar os idólatras (Ex. 32:25-29) e intercede pelo povo orando: "Agora, pois perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste." (Ex. 32:32)

O Senhor atendeu a oração de Moisés, pois Moisés demonstrou amor pelo povo e pela promessa de Deus, chegando até a oferecer a própria salvação.

E quantos não são ouvidos em suas oração por não tomarem a cruz de Cristo e por não "levarem as cargas uns dos outros" (Gl. 6:2)?

Jó depois de perder tudo o que tinha obteve a restauração por parte do Senhor quando orava em favor dos seus amigos (Jó 42:8-10).

Muitos, no lugar de Jó, não se lembrariam de seus amigos, e pediriam a Deus por si mesmos. (Talvez seja por isso que muitos não conseguem o que pedem)

Quando o profeta Elias estava no Monte Carmelo com os profetas de Baal, ele os desafiou, para mostrar quem era Deus (I Re. 18:24).

Entretanto, os profetas de Baal não tiveram sucesso ao orarem a Baal. (Eles passaram a manhã inteira clamando) (I Re. 18:29). Porém, quando Elias orou, o Senhor respondeu sua oração imediatamente.

Mas, o que muitos esquecem é como Elias fez esta oração: "Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique hoje sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas.

Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles.

" (I Re. 18:36,37). Ou seja, através de sua petição Elias queria mostrar que não havia outro Deus em Israel além do Senhor, além disso, Elias se colocou na posição de servo, enquanto muitos "exigem" de Deus várias coisas para sua própria glória e não a do Senhor e nem se lembram de sua mera posição de servos.

Muitos acreditam que o apóstolo Paulo tinha uma enfermidade, o que ele mesmo chama de "espinho na carne" (2Co 12:7).

Mas a Bíblia nos mostra que ele orou três vezes pedindo que tal "espinho" lhe fosse tirado (2Co. 12:8).

Porém, a sua oração não foi atendida, pelo contrário o Senhor respondeu:
"a minha graça te basta" (II Co. 12:9). E é o que muitos esquecem, pois talvez se obtivessem o que estão pedindo, poderiam até se esquecerem do Senhor e até mesmo deixarem o Seus caminhos.

A Palavra alerta sobre a necessidade do compromisso com o Senhor e os seus mandamentos, para que as nossas petições subam diante do seu Trono de Glórias, porque no Evangelho de João 9.31 está escrito: Deus não ouve a pecadores, mas se alguém é temente a Deus e faz a sua vontade, a esse ele ouve.

Para que a nossa oração chegue no Trono de Glórias do Senhor e seja por Ele ouvida, não basta só pedir, isso requer muito mais. Primeiramente fé, arrependimento, conversão, direção do Espírito Santo, porque não sabemos o que havemos de pedir e como convém, mas o Espírito ajuda em nossas fraquezas e intercede por nós até com gemidos inexprimíveis (Romanos 8.26).

No livro do Profeta Isaias Capítulo 59 Versículos 1 e 2, a palavra diz: Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar, nem o seu ouvido agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Portanto amados, as mãos do Senhor não estão encolhidas para lhe abençoar, e nem os seus ouvidos vedados para não ouvir, mas estando em pecado, as orações não são elevadas diante de Deus, porque as transgressões se constituem em uma barreira para que os ouvidos do Senhor não as ouçam, porque Deus não faz comunhão com o pecado, Ele disse: Sede santo, porque Eu sou Santo.

A primeira carta universal do Apóstolo Pedro 3.12 profere: Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males.

A Palavra assegura que todos somos pecadores, e se dissermos que não há pecado em nós, tornamo-nos mentirosos, mas nos faz recordar, que temos um Advogado que está à destra do Deus Pai, e pelos pecadores intercede, quando há arrependimento de toda má obra que praticamos.

Para que a oração seja elevada ao Pai, Jesus ensina que precisamos primeiramente perdoar, para que sejamos perdoados, porque se não perdoarmos aos nossos devedores, o Pai, também não nos perdoará (Mateus 6.14, 15), e, se não recebermos a Graça do perdão, estamos fora da proteção das mãos do Senhor.

No Evangelho de Mateus 6.5-8, o Senhor Jesus ensina como devemos nos dirigir ao Pai, Ele instrui que o corpo é o aposento do espírito, sendo a boca a porta de entrada deste aposento, e quando nos dirigirmos a Deus, a porta deverá ser fechada, como também, não devemos usar de vãs repetições, porque o Senhor já conhece todas as nossas necessidades antes mesmo de abrirmos a boca.

Validando a palavra no livro de Eclesiastes 5.2-7 onde diz: Não te precipites com a tua boca, nem o seu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; pelo que sejam poucas as tuas palavras. Porque, da muita ocupação vem os sonhos e da multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras, mas tu temes a Deus.

A oração é o instrumento pelo qual o servo se aproxima do Senhor Deus, é o ápice da comunhão entre o homem e o Deus Altíssimo, é realizada por meio de palavras ou do pensamento que se faz pela fé, humildade e a pureza de coração.

E apesar da fé e confiança em Deus Criador, às vezes as nossas orações não são atendidas, porque pedimos coisas que não são da vontade do Senhor, em Tiago 4.3 a palavra do Senhor diz: Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vosso deleite.

Por isso, precisamos nos conscientizar que o derramamento do sangue do Senhor Jesus Cristo na cruz do Calvário, não foi para nos atender em coisas desnecessárias, supérfluas e vãs. O maior patrimônio, a maior riqueza que podemos alcançar não são as coisas deste mundo, mas a paz, a graça e a oferta da vida eterna.

Para que a nossa oração chegue diante do Trono de Glória Deus, é indispensável uma vida em comunhão com Cristo. Submissão a vontade de Deus, arrependimento, conversão, e principalmente perdoarmos aqueles a quem nos tem ofendido, para que também sejamos perdoados.

E ao orar, se possível, ajoelhado (Efésios 3.14) e sempre em nome do Senhor Jesus Cristo, e jamais peça a Deus em nome de algum outro ser, porque Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e o homem (I Timóteo 2.5). E no livro de João 14.13, disse Jesus: Tudo o que pedirdes ao Pai, em meu nome, eu o farei para que o Pai seja glorificado no Filho.

E em hipótese alguma podemos duvidar do poder de Deus, o que duvida é semelhante às ondas do mar que são levadas pelo vento e lançadas de um lado para outro (Tg 1.6). Quem pede ao Senhor, duvidando, certamente não será atendido.

Aliás, nesse caso, o melhor é permanecer calado. No entanto, Jesus assegurou: Tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis (Mt 21.22). Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito (Jo 15.7).

Disse o Senhor ao profeta Jeremias (29.12, 13): Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (2 Cr 7: 14)

Salomão pede a Deus que sempre ouça o que Israel clamar em oração no templo erguido por ele, porque entende que aquele lugar seria exclusivo para habitação de Deus. E é maravilhoso pensar como Deus estava interessado na proposta espiritual do rei. A resposta viria de forma clara, inconfundível e rápida.

O que salta aos nossos olhos, neste texto, é que o Senhor irá ouvir sim, mas impõe algumas condições. Vejamos quais são.

Arrependimento

A primeira condição imposta por Deus para atender nossa oração é o arrependimento. E esse acompanhado de humilhação, ou seja, a consciência de completa nulidade, de falta de condições de fazer alguma coisa que resulte em solução espiritual para si próprio.

Sem a humilhação, podemos chamar essa condição não de arrependimento, mas sim de remorso. Humilhar-se diante de Deus tem a idéia de reconhecer que não somos bons o suficiente para receber cousa alguma com base em nossa justiça própria.

O arrependimento deve ser acompanhado também de oração, e entendo que, quando Salomão fala de oração, está se referindo à dependência de Deus.

Se há humilhação verdadeira, seremos lançados à oração que nos faz dependentes de Deus. Não uma oração preocupada em alcançar objetivos materiais, mas em adquirir de Deus elementos espirituais que edifiquem a alma e nos façam dependentes de dEle.

A oração como dependência leva conseqüentemente à busca de Deus. Só buscamos aquilo ou aquele que não sabemos onde está. Quando estamos nesse processo de busca de Deus em nossa vida, automaticamente inferimos que, em algum momento, no passado, por causa do nosso pecado, nós perdemos Deus de vista.

A alma arrependida corre atrás do que perdeu porque sente saudade dos momentos felizes vividos antes do pecado.

A segunda condição exigida por Deus para atender nossa oração é a conversão. Muitas vezes dizemos que somos convertidos, mas não temos atitudes convertidas.

Conversão é mudança de direção, é mudança de atitudes, é mudança de caminho. Se quisermos que aconteçam coisas diferentes em nossas vidas e continuarmos agindo como estamos agindo, então nada acontecerá além daquilo que já vem acontecendo.

Se quisermos que aconteçam coisas diferentes devemos ter atitudes diferentes. Antes de exigirmos respostas de nossas orações, temos de avaliar o nosso coração, porque Deus é claro ao dizer: "...e se converter dos seus maus caminhos...". Existem maus caminhos no coração do crente? Bem, se não existissem Deus não estaria exigindo esse quesito para responder nossas orações.

A rotina da vida cristã pode levar imperceptivelmente a um desviar-se do comportamento que caracteriza o convertido.

A mesmice do dia-a-dia e a falta de desejo de procurar andar em novidade de vida fatalmente levam a uma racionalização das nossas atitudes não convertidas, de maneira tal que acabamos achando normais os comportamentos pecaminosos que vamos tendo.

O princípio de Deus para responder nossas orações é arrependimento que contenha humilhação, oração e busca d’Ele, tudo isso adicionado a um coração convertido, porque "ENTÃO" Ele ouvirá dos céus e responderá concretamente as aspirações do coração daquele que o busca.

Quando atendermos os princípios de Deus, teremos respostas às nossas orações e uma série de medidas de Deus que visam tratar conosco em um nível mais elevado, fazendo-nos viver em uma dimensão espiritual que trará benefícios extensivos até à nossa terra. Deus diz que, se obedecermos aos seus princípios, "então Ele ouvirá dos céus".

Mas, além de ouvir você, Ele perdoará você e sarará o lugar onde você habita, trazendo, dessa maneira, uma vida plena do Espírito sobre você.

Se estivermos com a nossa vida em plena comunhão com o Senhor, na medida em que meditarmos na sua Palavra poderemos perfeitamente conhecer a sua vontade;

aí então poderemos pedir tudo segundo a sua vontade e Ele nos atenderá perfeitamente para glória de Deus em no9me de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário