domingo, 23 de setembro de 2012

As sete características da verdadeira adoração



Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

“Nesta oportunidade nós estaremos abrindo a Palavra de Deus que se encontra no evangelho de” João 4:23-24
"Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são adoradores assim que o Pai procura. Deus é espírito; e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade


A maioria dos cristãos estão familiarizados com o versículo da Bíblia em João 4:24, onde Jesus disse que devemos adorar a Deus em espírito e em verdade, mas quantos de nós realmente fazemos o que Ele diz? Você sabe como adorar a Deus em espírito e em verdade? Tem certeza de que Deus aceita a sua atual forma de adoração? Você adora a Deus, de acordo com as Escrituras?

O apóstolo Paulo descreve perfeitamente a verdadeira adoração em Romanos 12:1-2: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Esta passagem contém todos os elementos da verdadeira adoração. Primeiro, existe a motivação para a adoração: “as misericórdias de Deus.” Misericórdias de Deus são tudo o que Ele nos tem dado que não merecemos: amor eterno, a graça eterna, o Espírito Santo, a paz eterna, a fé salvadora, sabedoria, esperança, paciência, bondade, honra, glória, justiça, segurança, vida eterna, perdão, reconciliação, justificação, santificação, e muito mais. O conhecimento e a compreensão destes presentes incríveis nos motiva para derramar louvor e agradecimento, em  outras palavras, adoração!

Também na passagem há uma descrição da forma de nossa adoração: “apresentar os vossos corpos em sacrifício vivo, santo”. Apresentando os nossos corpos significa dar a Deus tudo de nós mesmos.

 A referência ao nosso corpo, aqui, significa todas as nossas faculdades humanas, toda a nossa humanidade, nossos corações, mentes, mãos, pensamentos, atitudes, tudo o que estão a ser  apresentado a Deus. Em outras palavras, necessitamos dar o controle dessas coisas a Ele, assim como um sacrifício literal foi totalmente dado a Deus no altar.

 Mas como você pode perguntar? Novamente, a passagem é clara: “pela renovação da vossa mente”. Renovamos nossas mentes diariamente purificando-a da sabedoria “do mundo” e substituindo-a com “a verdadeira  sabedoria” que vem de Deus. Nós adoramos a Deus com nossa mente renovada e limpa, não com  nossas emoções. A primeira carta aos Coríntios 2:16 nos diz que temos “a mente de Cristo”, não as emoções de Cristo.

Há apenas uma maneira de renovar nossas mentes, e que é pela Palavra de Deus. É a verdade, o conhecimento da Palavra de Deus, que é o conhecimento da misericórdia de Deus, e estamos de volta onde começamos. Para saber a verdade, acreditar na verdade, para ter convicção sobre a verdade, e amar a verdade, naturalmente resultará em verdadeiro culto espiritual. É a convicção seguida de afeto, carinho que é uma resposta à verdade, e não a qualquer estímulo externo.

A verdadeira adoração é adoração centrada em Deus. As pessoas sempre estão pensando aonde devem adorar, ou que música que se deve cantar no culto, e que aparência o culto tem para pessoas novas. Focalizando nessas coisas se perde o ponto de vista.

Jesus nos diz que os verdadeiros adoradores “adorarão (Deus) em espírito e em verdade” (Jo 4:24). Isso significa que adoramos do coração, da maneira que Deus nos criou. A adoração pode incluir oração, ler a Palavra de Deus com um coração aberto, cantando, participando em comunhão, e servir aos outros. Ele não se limita a um ato, mas é bem feito quando o coração e atitude da pessoa estão no lugar certo.

Também é importante saber que a adoração é reservada somente para Deus. Só Ele é digno e nenhum dos seus servos (Ap 19:10). Nós não devemos adorar aos santos, profetas, estátuas, anjos, todos os falsos deuses, ou Maria, a mãe de Jesus.

Adoração é feita para Deus, porque Ele merece e para o Seu prazer somente. A adoração pode ser o elogio público a Deus (Sl 22:22, 35:18) em um ambiente congregacional, onde podemos proclamar, através da oração e louvor a nossa adoração e gratidão ao Senhor e o que Ele tem feito por nós. A verdadeira adoração é sentida interiormente, e depois sai através de nossas ações. “Imitando outras pessoas” por obrigação está desagradando a Deus e é feito completamente em  vão. Deus pode ver através de toda a hipocrisia, que Ele odeia. Ele demonstra isso em Amós 5:21-24, quando Ele fala sobre o julgamento que vem.

A verdadeira adoração não se limita ao que fazemos na igreja ou elogio aberto, embora estas coisas são boas e  nos é dito na Bíblia para fazê-las. É o reconhecimento de Deus e todo o Seu poder e glória em tudo que fazemos. A mais alta forma de louvor e adoração é a obediência a Ele e a Sua Palavra. Para fazer isso, devemos conhecer Deus, não podemos ser ignorantes Dele. Adoração é glorificar e exaltar a Deus, mostrando nossa admiração e lealdade ao nosso Pai celestial.

Vejamos agora “As sete características da verdadeira adoração”

I.                   O significado da adoração

A palavra hebraica hitawa significa prostrar-se ou curvar-se. Quando examinamos a Bíblia, descobrimos muitos exemplos; “E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou” (Êxodo 34:8); “Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou” (Salmos 95:6); “Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do SENHOR sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o SENHOR, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre” (II Crônicas 7:3).

No NT a palavra é proscuneo. “Os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono” (Ap 4:10).

As expressões “encurvaram com o rosto em terra” ou “curvar-se para a terra” está freqüentemente associada à adoração a Deus. Isto não significa que devemos encurvar-nos com o rosto em terra cada vez que adoramos a Deus ou mesmo que isto sempre acontecia em todos os atos de adoração mencionados na Bíblia. Essa é uma atitude simbólica; por esta razão, é importante indagarmos o que significa e qual seu propósito.

Essa atitude expressa mais do que uma demonstração de amor por alguém. Se você ama seu esposo ou sua esposa, não se prostra diante dele (a) ou curva-se com o rosto em terra. Ora, a atitude de prostrar-se significa mais do que respeito. Entretanto, por mais que respeite seus superiores no trabalho, você não se lança ao chão diante deles. Prostrar-se diante de alguém significa reconhecê-lo como seu senhor. Você é servo dele, e ele é seu senhor. Ele dá as ordens, e você tem de obedecê-las.

Em hebraico, significa ajoelhar-se, dobrar-se diante do Senhor. Em grego, significa aproximar-se dEle e beijar a Sua mão. Em outras palavras, é entregar-nos e dar tudo a Ele. Deus deseja que declaremos que Ele é Deus e que só Ele o é. Na oração que o Senhor nos ensinou, dizemos “santificado seja o teu nome” (Mateus 6.9b), isto é, Teu nome seja separado como especial, majestoso, incomparável, santo. Só o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo pode ser chamado de Deus. Hoje se tornou um nome comum e geral: deus. Mas um dia será específico e santo. Somente Jeová será assim chamado.
Satanás teme a adoração ao Senhor porque ele pretende ser adorado. Uma das revelações especiais ocorridas durante a tentação de Jesus no deserto foi sobre a intenção de Satanás e a forte resposta de Jesus, citando Deuteronômio 6.13: “Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele darás culto” (Mt 4.10).


Conhecer a Deus como Pai é estabelecer um relacionamento pessoal, mas conhecê-Lo como Deus é reconhecer Seu lugar exaltado, único em todo o universo. Adorar é, pois, reconhecer que Ele é Deus, o único Deus e que eu sou um homem apenas, criatura dEle. Quando o reconheço como o Pai sou salvo e erguido à Sua presença como filho. Quando O reconheço como Deus, caio humildemente aos Seus pés e O adoro. Como diz o salmista: “Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome, adorai o Senhor na beleza da santidade” (Sl 29.2). Ler também com atenção Salmo 5.7.


Verdadeira adoração não tem a ver com canções, vocais, bandas ou corais. Todas essas coisas contribuem para uma grande expressão de adoração, mas a essência da adoração é quando seu coração e alma e todo o seu ser estão ligados e adoram o Espírito de Deus.
A maioria das pessoas está mais acostumada com adoração congregacional como uma igreja, mas é quando você adora um a um, como um amante de Cristo que você entra em uma intimidade onde estão só você e o Senhor, como nunca se viu antes.
Adoração é um ato de obediência do coração. É uma resposta que exige a plenitude de tudo o que você é, por amor ao Senhor pelo que Ele é, não apenas pelo que Ele faz.
Louvor, por sua vez, é uma explosão de ações de graças e fé. Não é apenas canções rápidas, mas um sacrifício de louvor que é freqüentemente ofertado até quando não se sente que deve louvar, até que você diz: " eu louvarei ao Senhor em todo o tempo, Seu louvor estará continuamente em meus lábios, eu irei a sua presença com ações de graças em meu coração e entrarei em seus átrios com louvor."
Adoração vai além do nosso sentimento, ou das circunstâncias que você está vivendo. Leva você a magnificente presença de Deus. "Dê ao Senhor a Glória do Seu nome: tragam uma oferta e venham diante dEle. Oh, adorai ao Senhor na beleza da sua santidade!" (2 Cr 16:29)
Adoração é alguma coisa que é vista pelos seus atos e não apenas pelas palavras que se fala ou canta. Não é um ritual. Você não vai a igreja e segue fórmulas. Adoração envolve o nosso coração, mente e vontade. Adoração é se dar totalmente, em toda verdade e honestidade, envolvendo e refletindo o amor e generosidade de Cristo.
A palavra adorar é um verbo, uma palavra de ação. Isto significa estar cheio de adoração, se prostrar, reverenciar, e permanecer na profundidade da beleza do Senhor.
Adoração é mais do que cantar belas canções na igreja. É mais do que instrumentos e música. Como um verdadeiro adorador, seu coração poderá adorar ao Senhor em todo o tempo, em todos os lugares e com toda a sua vida.
As escrituras dizem que devemos trazer uma oferta, embora você sinta que não tem nada a oferecer. Tudo o que Deus quer é o seu coração. Ele não precisa do seu talento, sua habilidade musical ou todas as coisas que você pode fazer - Ele quer você!
Nós podemos aprender muito com o salmista Davi. Como um jovem pastor de ovelhas, ele não era tão surpreendente - ele era simplesmente muito fiel e verdadeiramente amava a Deus. Deus viu o coração daquele servo e o descreveu como "eu encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda minha vontade." (At 13:22).
Você não tem que ser um grande cantor ou músico para ser um grande adorador. Mesmo estando em um corpo, ou como um indivíduo, abra o seu coração e adore ao Senhor com todo o seu ser. Isto é o que ele está pedindo.


II.                 Exemplos de falsa Adoração

Ø O Fariseu Simão – Lc 7; 36-47

Esse Homem Estava No Mesmo Lugar Em Que A Mulher Pecadora Estava, Ou Melhor, A Casa Era Dele. Ele Abriu As Portas De Sua Casa ,Permitiu Que Jesus Até Entrasse,Mas Criticou Quando Jesus Perdoou Aquela Mulher.O Fariseu Simão Não Reconheceu O Poder Perdoador De Jesus Cristo,Ele Não Se Envolveu Com Jesus,Não Permitiu Que Jesus Também Operasse Um Milagre De Libertação E Salvação Em Sua Própria Vida.Jesus Em Sua Casa,Ou Seja, Em Sua Vida Era Apenas Sinal De Status.

Ø Judas Iscariotes – Jo 12; 4-6

Apesar De Ser Um Homem Que Andava Com Jesus, Ouvia Seus Mandamentos E Via Seus Milagres, Judas Não Tinha Um Coração Adorador. Era Mesquinho,Ladrão,Crítico…Jesus Estava Com Ele,Mas Ele Não Estava Com Jesus.Ele Não Sabia O Que Era Adorar Em Espírito E Em Verdade.Louvava Com Os Lábios,Mas O Seu Coração Estava Longe De Deus.Suas Ações Demonstravam Uma Falsa Adoração.




III.              ATITUDES QUE IMPEDEM A ADORAÇÃO
Traumas e feridas emocionais não curadas (abusos, roubos, traições, palavras negativas, frustrações, decepções, perdas): Is 1: 5; Mt 11: 28-30;
Amargura, rancor, falta de perdão: Hb 12: 15;
Baixo-auto-estima, complexo de inferioridade ou de superioridade: Tg. 3:14; 1 Sm 18: 1-9;
Impureza, imoralidade: Gl 5:19; 1 Co 6:9,18;
Problemas de relacionamento, contendas, divisões: Rm. 13: 13; 1 Co. 1:10;
Língua ferina, fofoca, falar mal do próximo, julgá-lo: Tg 3: 8; 4:11,12.
Mentira: Rm 1: 25; 1 Jo 2: 21.


IV.              QUE SIGNIFICA ADORAR A DEUS EM ESPÍRITO?

a) Adoração pressupõe novo nascimento, Jo 3:5. Somente aqueles que passaram pela regeneração podem prestar adoração: “ninguém pode dizer: Senhor Jesus! senão pelo Espírito Santo", 1 Co 12: 3. O verdadeiro adorador é aquele que morreu para o mundo, teve os sentimentos mundanos sepultados e agora vive para Deus, Rm 6: 11. E o Senhor mesmo quem coloca em nossos lábios um novo cântico, SI 40: 3. Isso significa adoração em espírito, pois vem do Espírito de Cristo que habita em nós, Rm. 8: 9; I Co. 3: 16.
b) O valor da hinologia na adoração. Hinologia é a arte de recitar, cantar ou compor hinos. No Novo Testamento há, segundo os intérpretes, trechos de hinos cantados na igreja antiga. São composições nitidamente cristãs. Ex: Ef 5: 14; 1 Tm 3: 16; Fp 2: 6-11; CU: 15-20; Hb 1:3. Atualmente, há nas igrejas canções com ritmos até bonitos, mas com letras vazias de adoração, de expressão, de consciência, de Palavra de Deus, Ef 4: 29. Muitas músicas são plagiadas, sem consistência. E há ritmos que levam mais ao embalo do corpo do que ao louvor a Deus.
As letras das canções que entoamos refletem nossa fé, nossa teologia. Se muitos dos cânticos de hoje são pobres de conteúdo é porque, também, estamos doutrinariamente empobrecidos. Hinos edificantes foram esquecidos em muitas igrejas. Mas seu conteúdo é riquíssimo e inspirador. Por isso, devem ser cantados.
c) O momento de adoração não pode ser banalizado. Muitas igrejas estão sendo banalizadas, pois os púlpitos estão se tornando palcos de shows e o Senhor dos senhores não tem sido adorado, reverenciado e, muitas vezes, nem ao menos lembrado. Adorar a Deus em espírito é mais sério que às vezes temos pensado. O texto de Eclesiastes 5:1 parece ter sido riscado de muitas Bíblias: “Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus.”

V.                QUE SIGNIFICA ADORAR A DEUS EM VERDADE?
Quando Jesus disse que os verdadeiros adoradores adorariam o Pai “em verdade” referia-se à ausência da hipocrisia por parte dos adoradores. Quem adora “em verdade” tem coração sincero, íntegro. Jesus estava condenando o ritualismo judaico que impedia a realização de um culto sincero.
Ele se refere-se à atividade espiritual que não apenas envolve nosso corpo físico, mas também nosso espírito os atos principais não vistos.

Maria estava atenta quando disse: “Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.” (Lc 1.46-47).

A menos que nosso espírito esteja adorando a Deus, nós não estaremos adorando ao Senhor verdadeiramente. “Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz.” (Rm 8:5-6).

Adorar, genuinamente, é voltar ao plano básico que Deus teve ao criar o homem; o companheirismo com ele. Essa camaradagem começa com a regeneração e continua com a santificação. Quando vemos Deus como ele é, uma atitude de adoração toma conta de nós, e somos movidos a responder à presença dele. Assim como os serafins que, ao verem a glória de Deus, clamaram: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos; a terra inteira está cheio da sua glória!” (Is 6:3).

Os discípulos testemunharam Jesus caminhando sobre as águas e viram o vento cessar. Desta forma, quando subiu ao barco, começaram a adorá-lo, dizendo; “Verdadeiramente és Filho de Deus!” (Mt 14:33).
Sendo assim, a adoração genuína não provém de uma auto-motivação nossa, ou algo que pode ser encontrado dentro de nós mesmos; é um fruto que brota de nosso coração quando percebemos quem é Deus.
Essa adoração está faltando em sua igreja? Se sim, lembre-se: a oração é uma parte essencial de sua preparação, especialmente para aqueles que a ministram. Nós também precisamos encorajar os cristãos a repararem qualquer relacionamento quebrado. Paulo ordena: “... que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade,” (1 Tm 2:8).

A igreja inteira é responsável por cuidar de todos os irmãos, “atentando que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.” ( Hb 12:15).
a) Conhecer o objeto da verdade. Na Bíblia, Jesus é a verdade de Deus. Ele é a expressão do que Deus é, Jo. 14:6; Hb. 1: 3. Por isso, o cristão procura, a cada dia, crescer na graça e no conhecimento de quem é seu salvador e mestre.
b) Andar de acordo com os princípios do evangelho. Davi perguntou: “Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar?” E ele mesmo respondeu: “O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente.” SI.24:3,4. Se não há integridade, fidelidade ao Senhor, como poderemos prestar-lhe autêntica adoração? Adorar a Deus implica em muito mais que entoar alegres cânticos na igreja.
c) Adorar com sinceridade de coração. Em Isaías 1: 11-15 há dura condenação ao culto prestado de forma insincera. Sacrifícios e ofertas não significam real adoração. O profeta Oséias também trouxe uma palavra de condenação por causa da hipocrisia dos adoradores: “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.” Os 6: 6.

VI.              Exemplos da verdadeira adoração

Ø A Pecadora Que Ungiu Os Pés De Jesus – Lc 7; 37-38

A Bíblia Não Delata O Nome Dessa Mulher, Diz Apenas Que Ela Era Uma Pecadora. A Ação De Chorar, Beijar E Derramar Ungüento Aos Pés De Jesus, Demonstra Arrependimento De Pecados E Reconhecimento De Que Ele Era Digno De Ser Adorado,Pois Ele Era Santo E Poderoso.Ela O Reconheceu Como Salvador.Essa Adoração Pode Ser Considerada Verdadeira Pois Expressou Arrependimento,Quebrantamento E Entrega.

Ø Maria Unge Os Pés De Jesus – Jo 12; 3

Diferente Da Mulher Pecadora, Maria Era Crente E Até Já Tinha Experimentado Dos Milagres De Jesus, Mas A Sua Ação Diante De Jesus, Também Reflete Uma Verdadeira Adoração. A Ação De Maria Vai Além De Arrependimento, Quebrantamento E Reconhecimento,Nessa Adoração Podemos Perceber O Que Uma Vida Consagrada A Deus Pode Causar Em Outras Vidas E Até Mesmo Na História.O Cheiro Exalado Através Daquela Adoração,Era Uma Prévia Do Que Deus Faria Pela Humanidade Através Do Sacrifício Salvífico De Jesus.Aquele Cheiro Não Era Apenas O Cheiro Do Puro Nardo,Um Perfume Caro E Usado Apenas Em Ocasiões Especiais,Aquele Cheiro Era A Essência Que Todo Crente Deve Exalar,O Bom Perfume De Cristo.Devemos Desejar Ser O Bom Perfume,Que Por Onde Passa Deixa Rastro De Cristo.


VII.           RESULTADOS DA ADORAÇÃO
Quando o povo de Deus adora-o, podem ser observados vários resultados;

Nenhum comentário:

Postar um comentário