quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Os 5 degraus da jornada cristã





Por: Jânio Santos de Oliveira


Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro


estudosbiblicosdesantificaao.blogspot.com




Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

1 Ora, o Senhor tinha dito a Abrão: Sai tu da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para uma terra que eu te mostrarei a:

2 E eu farei de ti uma grande nação e te abençoarei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção:

3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti todas as famílias da terra serão abençoadas.

4 Assim partiu Abrão, como o SENHOR lhe dissera, e Ló foi com ele: e Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

5 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que tinham adquirido em Harã, e eles saíram para ir para a terra de Canaã, e para a terra de Canaã chegaram.

6 E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré. E estavam então os cananeus na terra.

7 E apareceu o SENHOR a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra, e edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.

8 E partiu dali para a montanha do leste de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente, e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.

9 Depois caminhou Abrão dali, seguindo ainda para o sul.

10 E houve uma fome na terra, e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra.

11 E sucedeu que, quando ele estava prestes a entrar no Egito, disse a Sarai sua mulher: Eis que agora, eu sei que és mulher formosa à vista:

12 Por isso, deve vir a passar, quando os egípcios te virem, que eles devem dizer: Esta é sua mulher, e eles vão me matar, mas eles vão te salvar vivo.

13 Dize, peço-te, que és minha irmã: que pode ser bem comigo por causa de ti, e viverá a minha alma por causa de ti.

14 E sucedeu que, que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios a mulher, que era muito justo.

15 Os príncipes de Faraó a viram, e elogiou diante de Faraó: e a mulher foi levada para a casa de Faraó.

16 E fez bem a Abrão por causa dela: e ele teve ovelhas, e bois, e jumentos, e servos e servas, e jumentas, e camelos.

17 E o SENHOR a Faraó e a sua casa com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.

18 Então chamou Faraó a Abrão e disse: Que é isto que fizeste comigo? Porque não te dizer-me que ela era tua mulher?

19 Por que disseste: É minha irmã? Para que eu possa tê-la levado para ser minha mulher: agora, pois, eis que tua mulher, toma-a e vai-te.

20 E Faraó deu ordens aos seus homens a respeito dele: e eles mandaram-no embora, e sua esposa, e tudo o que ele tinha (Gn 12:1-20).

O exército de Alexandre, o Grande, em certa ocasião atacou o inimigo, e um de seus soldados, bem jovem, tremendo de medo, acabou fugindo. Capturado e trazido à presença de Alexandre, o desertor pensou consigo que seria o seu fim.

Ao ver os traços pueris que ainda emolduravam sua face e sabedor que o horror da guerra era devastador para qualquer um, o grande Alexandre se compadeceu do pobre rapaz. Então o general-conquistador perguntou ao jovem soldado:

—Qual o seu nome, meu jovem?

— Eu me chamo Alexandre, general — respondeu o desertor com a voz amedrontada.

A face do grande general mudou de repente, e ele vociferou ao soldado: “Ou você muda de nome ou muda de atitude“!

Nós, que levamos o nome de Cristo, e que carregamos Sua cruz, devemos imitar Seus passos.

Esses mesmos passos que, em um momento decisivo de sua breve vida, marcharam resolutamente para Jerusalém, de encontro aos fariseus, de encontro a Herodes, de encontro a Pilatos e em direção ao Gólgota. Ele foi até o fim, mesmo que isso significasse seu fim.

Se somos cristãos, nosso destino é seguir os passos do Mestre, mesmo que esses passos nos levem ao altar do sacrifício, ao cume do monte Caveira, ao encontro da morte.

Cristão não deve fugir da luta, pois é na luta que ele prova o doce sabor da vitória. E você conhece outra forma de vencer, senão em meio à luta?

Este texto mostra-nos o plano de Deus para o seu povo. Deus chamou um homem, a partir dele formou um povo, através desse povo enviou o Senhor Jesus Cristo e por meio dele as famílias da terra estão sendo abençoadas e salvas.

Deus tirou Abraão do meio de um povo idólatra e fez dele o Pai da Fé; não por méritos de Abraão, mas tudo foi graça de Deus.

Mesmo depois de salvo, Abraão ainda cometeu erros e pecados, isso prova que somos vulneráveis e que precisamos depender diariamente da graça de nosso Pai Celeste. Vejamos algumas etapas da carreira cristã:

1) OUVIR A PALAVRA DE DEUS NOS CONDUZ À FÉ VERDADEIRA. (GN 12:1-3)

a) Antes de começar a andar com Deus, Abraão era um idólatra – (Js 24:2)

b) Abraão ouviu a voz de Deus, converteu-se dos ídolos vãos ao Senhor, e foi revelado a ele a glória de Deus – (At 7:2)

c) Quando Abraão ouviu a Palavra de Deus, a fé foi gerada no seu coração – (Rm 10:17)

d) Abraão tornou-se um amigo de Deus, pai da fé e nos deixou um grande legado de como devemos andar com Deus.

e) A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus.

2) A FÉ EM DEUS NOS CONDUZ À OBEDIÊNCIA. (GN 12:4-6)

a) A Bíblia nos diz que Abraão obedeceu a Deus pela fé – (Hb 11:8)

b) Abraão creu na Palavra de Deus e em todas as suas promessas, por isso, obedeceu ao Senhor.

c) A fé em cristo não é apenas crer a despeito das evidências, mas obedecer a Deus a despeito das circunstâncias.

d) A maior prova que temos fé, é a nossa obediência.

e) A verdadeira fé sempre produz obras; a fé sem obras é morta – (Tiago 2:14). A verdadeira fé nos leva à ação pela obediência.

2) A OBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS NOS CONDUZ À BÊNÇÃO – (GN 12:7-9)

a) O Chamado que Deus fez a Abraão não foi fácil, ele teve que deixar tudo para traz, mas ele obedeceu, por isso foi abençoado.

b) Para alcançar as bênçãos, é preciso trilhar o caminho da obediência a Deus e à sua Palavra.

c) Na caminhada de Abraão com Deus, ele sempre viveu entre a tenda e o altar. A tenda porque ele foi um peregrino na terra, e o altar porque ele era um cidadão do céu – assim deve ser a nossa caminhada com Cristo. (Gn 12:8; Hb 11:8-10; Fp 3:20,21)

d) Abraão foi muito abençoado porque tinha os pés na terra e os olhos fixos na cidade celestial, eterna, cujo arquiteto e fundador é o nosso Deus – (Hb 11:9,10)

4) DEPOIS DE RECEBERMOS AS BÊNÇÃOS PODERÃO VIR PROVAÇÕES (Gn 12:10-20)

a) A verdadeira fé em Cristo passa por testes: Para provar se a nossa fé é real, para nos ajudar a crescer espiritualmente, para que o nome do Senhor nosso Deus seja glorificado. (I Pe 1:6-9; Tg 1:1-8)

b) Pouco tempo depois de Abraão entrar na terra prometida, ele enfrentou seca e fome. Isso nos mostra que podemos estar no centro da vontade de Deus, e mesmo assim enfrentarmos dificuldades e provações.

Abraão tentou fugir das provações fugindo para o Egito, e isso foi um grave erro. (Gn 12: 10-20)

c) O Senhor abençoou Abraão para que ele fosse uma grande bênção. Por meio de Abraão e do seu descendente – Cristo Jesus, o mundo inteiro tem sido abençoado. (Gálatas 3:7,8,14,16, 26-29)

d) As bênçãos de Deus não são apenas privilégios pessoais, mas oportunidades para abençoarmos outras pessoas.

5) DEPOIS DAS PROVAÇÕES VEM A APROVAÇÃO DE DEUS. (Gn 22:1-8; Tg 1:12)

a) Abraão passou pelas mais diferentes provações antes de ser aprovado por Deus – por exemplo: Ele só alcançou a promessa de ter um filho com Sara (Isaque) depois de 25 anos de obediência ao chamado que Deus lhe fez em Ur dos Caldeus.

b) Deus provou a Abraão pedindo-lhe que oferecesse seu filho Isaque como sacrifício ao Senhor. Abraão obedeceu ao Senhor e então foi completamente aprovado por Deus. (Gn 22:1-18)

c) Numa corrida é importante como a iniciamos e como a corremos. Porém, na verdade, é como a finalizamos que é mais importante. Numa apresentação de vendas, é importante como começamos e como o fazemos.

Mas realmente o que importa, é como a finalizamos, como fechamos uma venda. Na vida este princípio também se aplica. Como a terminamos é que importa. Só temos duas maneiras de terminar a vida: Reprovado ou Aprovado. ( I Co 9:27)

d) Na caminhada cristã enfrentamos os mais diferentes obstáculos, temos que ultrapassar cada um deles sem queimar etapas, sem murmurar até atingirmos a aprovação de Deus.

Abraão em sua caminhada com Deus passou por todas as etapas enumeradas aqui. Tornou-se amigo de Deus, Pai da Fé, e nos deixou um grande legado de obediência e fé em Deus.

A Bíblia nos motiva a corrermos com perseverança a carreira cristã, que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus, autor e consumador de nossa fé. (Hb 12:2).

A vida cristã é uma carreira que começa no dia em que aceitamos Cristo como nosso Salvador e termina no dia em que chegarmos à presença de Jesus, para recebermos a coroa da vida. É preciso corrê-la com denodo, paciência, abnegação, humildade, sem distrações e sem deixarmos de pensar na vitória final.

Nada nos deve desviar do alvo e do propósito a atingir, sob pena de sermos derrotados. "Uma das fraquezas do homem de hoje é a sua aparente incapacidade de distinguir aquilo que precisa daquilo que cobiça". Se precisa tem que lutar para alcançar.

A carreira cristã é para ser corrida sem desatenções, nem fraquezas, pois só o que vence recebe o prêmio. "Correi de tal forma que o alcanceis" (I Co 9:24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário