sexta-feira, 21 de setembro de 2012

AS QUATRO VERDADES SOBRE A OBEDIÊNCIA





Por: Jânio Santos de Oliveira


Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara -


 Duque de Caxias - RJ



http://estudosdeconsagracao.blogspot.com.br/









Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor! 





Definição de Obediência: É abrir mão da sua própria vontade em nome da Vontade de Deus.



 1.      A  obediência ao Senhor não é algo imposto:
 . Abraão obedeceu de imediato a ordem e chamado de Deus.Primeiramente indo para uma terra desconhecida e depois   seguindo para Moriá para sacrificar o seu único filho  Gn. 22:1-12
 a. A obediência de Abraão: - Deus fez uma determinação ao patriarca, baseada em algumas condições: quais foram? Gênesis 12.1.



Você descobriu que Abraão devia deixar a sua terra, a sua parentela, a casa de seus pais e seguir para uma terra distante, a qual não conhecia.




 Estas condições implicavam basicamente numa coisa: obediência. Fica claro, no texto, que ele dependeria exclusivamente da direção de Deus.
Você descobriu, ainda, que a obediência não impõe só condições, mas traz também privilégios.


Abraão seria pai de uma grande nação, abençoado, engrandecido e uma bênção para todas as  famílias da terra. E mais: aqueles que o abençoassem seriam abençoados; os que o amaldiçoassem, seriam amaldiçoados.


Vale lembrar, por conseguinte, que todas as vezes que Deus determinou alguma coisa a alguém, o intuito não era o obedecer por obedecer, ou simplesmente para fazer valer a sua soberania. Havia um propósito pré-estabelecido.
 Neste caso, o propósito maior era formar uma nação pela qual o redentor, Jesus Cristo, viesse ao mundo. Se Abraão não obedecesse, ficaria privado de ter o privilégio de constar em sua biografia o registro de progenitor da raça judaica que trouxe o salvador da humanidade.



Outro fato a destacar é que a obediência do Patriarca não foi um ato robótico, como se não tivesse personalidade. Ele o fez por saber a quem estava obedecendo e movido pela fé. Por isso, seu nome consta da galeria dos heróis da fé, em Hebreus 11.



Não obstante Abraão ser um exemplo de obediência houve um momento em sua vida cuja precipitação trouxe conseqüências drásticas que repercutem até os dias de hoje. Foi quando Deus prometeu um filho em sua velhice. Leia Gênesis 15.1-16, 16.1-16.
Induzido por Sara, sua mulher, que já não acreditava mais em sua capacidade de gerar, nem mesmo por intervenção divina, Abraão acabou tendo um filho com sua escrava Agar, fora do plano de Deus.



 O resultado é que logo surgiram os conflitos, principalmente depois que nasceu Isaque, o filho da promessa. 
Para resumir, ainda hoje as conseqüências aí estão, com as hostilidades entre árabes, descendentes de Ismael, e israelenses, de Isaque.


Em Mara,após terem deixado o Egito o Senhor lhes  declarou a necessidade da obediência para poderem ser vitoriosos.  Ex.15:26 



Após a fervorosa e prevalecente oração de Salomão, o Senhor lhe reafirmou abundancia de bênçãos mediante a obediência.   2 Cr.7:14



  2.      Obedecer é melhor do que sacrificar. -  2 Sm.15:22 



O conceito dado não é apenas algo que devemos aceitar sem termos o entendimento correto.
O que temos que entender é que a obediência, além de simbolizar respeito, temor e amor pela autoridade de Deus e pelas autoridades delegadas por ele, também já contém em si o princípio de sacrifício.



Na verdade, o que Deus estava dizendo é que aquele sacrifício feito por Saul não valia de nada, pois estava em desobediência, portando não era um sacrifício válido. Analise o versículo abaixo para compreender melhor:
“O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável” Pv. 28:9 


Se a oração daquele que não ouve a lei (NÃO OBEDECE) é abominável, que se dirá de seus sacrifícios!



 O verdadeiro sacrifício é aquele acompanhado de obediência à Palavra de Deus. Por isso a palavra diz: 


“Portanto, meus irmãos, por causa da misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço [obediência] e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração [sacrifício] que vocês devem oferecer a Deus.


 Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês [sacrifício]. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus [obediência], isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.”Romanos 12:1,2


Veja como esse texto interliga bem os conceitos de obedecer e sacrificar! Temos que nos oferecer totalmente a Deus para podermos obedecer, pois esse é o verdadeiro SACRIFÍCIO, o versículo ainda deixa claro que para tanto é necessário mudarmos nossa mente, ou seja, entregarmos nossos pré-conceitos, nossos planos, sonhos a Deus como sacrifício a ele (Pv. 16:1), para então conheceremos e obedecermos a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável. 


É certo que para obedecermos temos que sacrificar, mas é interessante ponderarmos também que, se amarmos a Deus de todo o nosso coração (Mt. 22:37) e tivermos prazer em fazer a obra de Deus (Sl 119:16), o esforço envolvido no sacrificar será menor, pois você terá seus valores alterados.


 Por exemplo, antigamente para muitos deixar de assistir TV era um sacrifício muito grande e hoje já não é assim, é um prazer para eles deixar a TV de lado e buscar a presença de Deus. Nem sempre o sacrificar será sinônimo de dor e sofrimento para abrirmos mão de nossas vontades. Porém não esqueça que sempre existe algo de que nós precisamos mudar, abrir mão, para cumprirmos a vontade de Deus!!!




  3.      A única maneira de alguém tornar-se agradável a Deus é através da obediência à sua Palavra.



-  Jo. 15:14 – “ Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando”



A coisa especial sobre a obediência que Jesus manda é o padrão que ele estabeleceu para nós, sua própria obediência ao Pai (15:10). Ele sempre agradou ao Pai, não a si mesmo (8:29); agiu pela iniciativa do Pai, e não pela sua própria (8:42); fez a vontade do Pai, não a sua própria (5:30; 6:38); disse as palavras do Pai, não as suas próprias (8:28; 12:49; 14:10); seguiu a programação do Pai, e não a sua própria (2:4; 12:23,27; 13:1). Se obedecermos como ele obedeceu, nós sacrificamos nossos próprios modos e idéias e nos submetemos completamente ao que o Pai escolheu.



Conseqüências. Se guardarmos os mandamentos de Jesus, então permaneceremos em seu amor: "Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. 


Se guardardes os meus mandamentos permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço" (15:9-10). É admirável refletir no fato que o seguidor de Cristo pode gozar da mesma intimidade de que Jesus goza com seu Pai. 



 Afirmações como esta podem ser facilmente olhadas e passadas por cima, mas essa é uma das mais estarrecedoras afirmações da Bíblia. Outra benção ligada com a guarda dos mandamentos do Senhor é plena alegria. "Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo" (15:11). 



Jesus conhecia a alegria de agradar a Deus e sabia que nossa alegria depende de nossa obediência ao Pai. Muitos pensam que os mandamentos de Deus são indevidamente restritivos e que o Senhor estava buscando nos privar de todos os prazeres.


 A verdade é, contudo, que o Senhor que nos criou sabe como funcionamos melhor e sabe que nossas maiores alegrias virão quando obedecermos a Cristo de todo o coração. Uma bênção final é que Jesus nos trata como amigos e não como meros escravos.


 "Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer" (15:14-15).


 Um senhor daria somente ordens a um escravo, mas Jesus, como o senhor amoroso, realmente partilhava seu coração com seus amigos explicando seus planos e propósitos e dando a seus seguidores discernimento de seu pensamento.


Como? Jesus identificou um mandamento chave que precisamos guardar: "O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei" (15:12; veja 15:17).


 - Rm. 14:18 “ Porque  quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens”



  4.      Cristo deu-nos o exemplo maior de obediência: 



Tende em vós o mesmo sentimento que hou­ve também em Cristo Jesus, pois ele, subsis­tindo em forma de Deus não julgou como usur­pação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reco­nhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz. (Fp. 2:5).


Temos como maior exemplo o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo em todos aspectos para nossa vida cristã.


Jesus Cristo é o símbolo para todos nós de obediência em sua história descrita em cada textos das escrituras. O nível de obediência do Senhor Jesus foi tão alto, pois o mesmo abriu mão de tudo que tinha para estar conosco. Ele estava em submissão a autoridade de Deus.


“Para nós, os homens, obedecer deveria ser simples, porque tudo de que precisamos é um pouco de humildade. Para Cristo, entretanto, ser obediente não foi uma questão simples. Foi muito mais difícil para ele ser obediente do que criar os céus e a terra.


 Por quê? Porque teve de esvaziar-se de toda a glória e poder de sua divin­dade e assumir a forma de escravo para poder obedecer. Portanto a obediência foi iniciada pelo Filho de Deus. 


No Capitulo 2 de Filipenses o nosso Senhor apresenta-se humilhado, ele se esvaziou, e deixou sua divindade. Ao vir ao mundo, Ele deixou todo seu poder, sua gloria e assumiu o lugar de escravo e com todas as limitações humanas exerceu uma obediência sobrenatural seguindo até a morte da cruz. 



Mas para todo ato de obediência existe reconhecimento e honra, vindo do nosso Deus sobre seus filhos e mais ainda a respeito de Jesus – O primogênito do Pai.


“Obediência dentro da Divindade é a coisa mais admirável em todo o universo. Sendo Cristo obediente até à morte — sofrendo uma morte muitíssimo dolorosa e vergonhosa na cruz — Deus o exaltou sobremaneira. Deus exalta todo aquele que se humilha. Este é um princípio divino.


Ao obedecer A Jesus Cristo recebeu a honra que é devida…


“Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus (Fp Cap.2)”


“Cristo é o princípio da obediência. Portanto, uma pes­soa que está cheia de Cristo deve ser uma pessoa que também está cheia de obediência.” 




Cristo representa obe­diência, que é tão perfeita quanto a autoridade de Deus. 
 Que Deus seja misericordioso com aqueles que proclamam conhecer a autoridade quando a obediência falta em suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário