sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Abraão e seu sacrifício


Por: Jânio Santos de Oliveira


Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara 




- Duque de Caxias - RJ














Meus amados e queridos em Cristo Jesus a Paz do Senhor!

Deus aparece a Abraão para a finalidade de testar ele. O Senhor Deus pediu a Abraão para sacrificar seu filho Isaque em uma montanha que Deus viria a mostrar-lhe.

Isto tinha de ter causado muita confusão na mente de Abraão. Isaque era o filho por meio de quem Deus disse: muitos descendentes viriam.

Esses descendentes formariam uma grande nação e herdaria a terra de Canaã. Como poderiam ser cumpridas essas promessas se Isaque morreu? Além disso, sabemos que Deus abomina sacrifícios humanos (Lv 18:21; 20:1-5).

Uma vez que Deus não muda, podemos supor que Abraão estava ciente dos sentimentos de Deus sobre esta matéria. Cada pensamento razoável levaria Abraão a questionar a ordem de Deus.
O que Abraão não podia saber é que o mandamento de Deus seria paralelo um evento maior no futuro, quando Deus deu Seu próprio Filho para ser o sacrifício em nome do mundo. Observe como Deus descreveu o amor de Abraão para Isaque e perceba como seu paralelo com o amor de Deus por Seu Filho (Jo 17.24).

Em vez de questionar a sanidade de Deus, Abraão vai imediatamente para cumprir o mandamento. Olhando em Hebreus 11:17-19, aprendemos como Abraão teve a coragem de fazer o que Deus tinha pedido a ele.

Uma vez que Deus disse anteriormente que era especificamente através de Isaque que Suas promessas seriam cumpridas, Abraão fundamentado que o Deus todo-poderoso ainda poderia cumprir Suas promessas, elevando Isaque dentre os mortos.

Agora conclusão de Abraão estava errado quanto à intenção de Deus, mas vemos a força da fé de Abraão. Abraão não tinha dúvidas de que Deus iria cumprir suas promessas que Ele havia feito a Abraão.

O local escolhido para o sacrifício era cerca de 50 quilômetros de casa de Abraão. Tomou Abraão três dias para chegar ao local. A viagem deu a Abraão três dias para mudar sua mente, mas ele não cedeu.

O local escolhido não foi arbitrário. Era uma montanha chamada Moriá. Moriá só é mencionado em outro lugar em nossas Bíblias ( 2 Cr 3:1).

Este é o lugar onde Deus apareceu a Davi na eira. Mais tarde, este foi o mesmo lugar onde Salomão construiu o templo.

E muito tempo depois, foi nesta mesma montanha que o Filho único de Deus foi sacrificado fora dos portões da cidade de Jerusalém.

Na preparação para a viagem, Abraão traz tudo o que precisa para o sacrifício.Ele não se dar qualquer desculpa para atrasar o cumprimento de ordem de Deus.

Dois servos Abraão acompanhado à montanha, mas eles foram orientados a permanecer na base da montanha.

Talvez, Abraão foi certificar-se que não seriam prejudicadas em fazer o sacrifício.

No entanto, observe que Abraão disse aos servos que ele e Isaque voltariam para eles.

Abraão não acreditar Isaque ficaria morto na montanha.

Isaque carregou a lenha para o fogo sacrificial até a montanha. Isso mostra que Isaque não é mais uma criança pequena.

Ele era velho o suficiente para escalar uma montanha com uma grande carga de madeira nas costas.

A maioria das pessoas estimam que Isaque foi, provavelmente, no final da adolescência ou vinte anos neste momento.

Observe o paralelo com o sacrifício de Cristo. Isaque carregou a lenha para seu próprio sacrifício, assim como Jesus carregou a cruz para feixe de seu próprio sacrifício.

Abraão leva o fogo e o cutelo para o sacrifício, mas Isaac pergunta onde o sacrifício real estava.

Abraham afirma profeticamente que Deus iria prover um sacrifício. Abraão evita dizer Isaac sobre o mandamento de Deus, talvez para manter Isaque de correr.

No entanto, uma vez que o altar foi construído e a madeira é colocada para fora, se liga Abraão Isaac e coloca-o no altar.

Mesmo que Isaque era forte o suficiente para transportar a madeira até a montanha, e, embora ele certamente fosse forte o suficiente para resistir a um homem bem mais de 100 anos, não há nenhuma menção de qualquer resistência por parte de Isaque.

Da mesma forma, Jesus poderia ter chamado dez mil anjos para entregar, mas ele foi silenciosamente para seu próprio sacrifício.

Antes que Abraão dá o golpe final com a faca, Deus pára o sacrifício. Ele esperou até que Abraham totalmente comprometeu-se a provar que Abraão plena intenção de obedecer a Deus. Deus elogia dedicação de Abraão, que é espelho própria devoção de Deus (Jo 3:16, I Jo 4:9-11).

Devoção de Abraão foi a Deus que o amava. Devoção de Deus foi para o povo que Ele criou as pessoas que o rejeitaram. Durante esses eventos, vemos a força da fé de Abraão nas coisas que ele fez

Deus provê um carneiro para o sacrifício, como Abraão havia previsto. Por isso, Abraão o nome à região "Deus proverá".

Eventualmente, Deus proveu o verdadeiro cordeiro para o sacrifício supremo em nome do mundo.

Após este grande sacrifício da parte de Abraão, Deus dá a Abraão a maior promessa de que Ele pode dar. Deus faz um juramento feito por ele mesmo, uma vez que não há nada maior (Hb 6:13-18).

Através do sacrifício de Jesus, aprendemos com as ações de Deus a grandeza de Seu amor por nós (Mt 10:37).

A promessa feita a Abraão menciona a bênção das nações através de sua semente e não sementes.

Paulo menciona isso para provar que Deus estava se referindo a Cristo e não a nação de Israel (Gl 3:16).

Tempo em marcha e nós aprendemos que Sara morre com a idade de 127.

Isto significaria que Isaque é agora 37 anos de idade e Abraão é 137 anos de idade.

Nós também achamos que Abraão estava agora morando em Hebrom, tendo deixado o país filisteu. O momento da morte de Sara ocorreu enquanto Abraão estava longe de sua casa.

Abraão voltou para as suas tendas para lamentar o falecimento de sua esposa.

Amor de Abraão por Sarah mostra que ela é um grande exemplo de feminilidade para as mulheres de hoje (I Pe 3:1-6).

Abraão insiste em sepultar Sara em terras que ele possuía.

Até este momento, Abraão habitava apenas como um estrangeiro na terra de Canaã (Hb 11:9).

Abraão não tinha comprado os terrenos, até este ponto.

Nós temos as negociações para a terra registrados para nós.

É surpreendente para muitos de nós para ver o caminho complicado as negociações foram feitas.

Cada partido faz generosas ofertas, oferecendo mais do que aquilo que foi solicitado.

Eles liquidar o negócio, sendo "forçado" a aceitar uma oferta que era menos do que o originalmente dado. Quão diferente fazemos negócios hoje!

I. Deus requer Filho Único e Amado de Abraão (22:1-2)

Abraão é viver perto de um poço em Berseba na borda do deserto de Negev, na extremidade sul de Canaã (20,33-34; 22:19). Aqui em Berseba ele "invocou o nome do Senhor, o Deus Eterno" (21:33) e aqui em Berseba Deus fala com ele uma palavra terrível.

"Algum tempo depois, Deus testou Abraão. Ele disse-lhe:" Abraão! "
‘Aqui estou eu, ele respondeu.

Então Deus disse: ‘Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai para a região de Moriá. Sacrifique-o ali em holocausto sobre um dos montes que irá falar sobre. "(22:1-2)

Não há dúvida sobre quem é que está falando com ele. Abraão ouviu a voz de Deus vezes muitos durante sua vida. Ele conhece a voz. Não é a voz de um inimigo, mas um amigo. Mas a mensagem deve ter trazido agonia para o coração de Abraão. Discutiremos a palavra "testado" (hebraico Nasa) no versículo 1, em poucos minutos.

Filho de Abraão Isaque é, provavelmente, apenas um garoto jovem. Eu imagino que ele seja oito ou nove anos, embora a Escritura não nos diz. O coração de Abraão foi quebrado quando despediu o seu filho primogênito Ismael, por insistência de Sara (21:10-11). Ora, Abraão viu Isaac crescer de ser uma criança em um menino.

Em Isaac, todas as promessas de Deus a Abraão encontrar o seu foco - bênção e descendentes e da terra. Ele é o milagre filho de Sarah, 90 e Abraão 100. Como Deus pode fazer por ele agora?

Os anjos parecem falar em cadência medida como ele pronuncia as palavras terríveis: "Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem você ama...." Deus descreve Isaac de duas maneiras:

1. Seu único filho. "Apenas" é o adjetivo yāhīd hebraico, significa "somente, unigênito." Neste contexto yāhīd refere-se a uma única criança [3] Apesar de Isaac é o segundo filho de Abraão, ele enviou para longe Ismael, seu primogênito. Tanto quanto ele e Deus estão em causa, Isaac é o único.

2. Isaac quem você ama. "Amor" é aheb o verbo hebraico ". Esta palavra geral para "amor" ou "como" é usada em muitos contextos. Aqui ele descreve o amor entre os seres humanos, como o amor de pai para filho.

Este rapaz tem todas as esperanças e sonhos e carinho de seus pais idosos.

II. Sacrifício Humano no Oriente Próximo Antigo

O sacrifício humano não era desconhecido no antigo Oriente Próximo, embora os primeiros exemplos de que são raros. Um "rei substituto" parece ter sido sacrificado na Mesopotâmia no final de sua breve "reinado". Presos ou estrangeiros foram sacrificados no início da história egípcia, mas a prática morreu cedo.


Apesar de esqueletos de crianças infantis foram encontrados enterrados nos pisos de casas palestinas, isto não prova que o sacrifício de crianças. Mas o sacrifício humano parece ter sido praticado pelos "Povos do Mar" que se instalaram ao longo da costa - fenícios e cananeus.

No santuário de Tanit em Cartago, arqueólogos descobriram urnas contendo ossos queimados de cordeiros e cabritos, e mais freqüentemente, de crianças, onde o sacrifício dos melhores filhos é atestado em 310 aC.

Duas estelas de Malta a partir do sétimo ou século VI a C, indicam que o sacrifício de crianças era praticado. Philo de Biblos diz que os fenícios tiveram um costume antigo -. "Ofereceram os seus mais queridos filhos em um caminho cheio de mistério" quando o perigo ameaça a nação Nos tempos bíblicos, o rei de Moabe, ofereceu seu filho em holocausto quando o seu capital estava sob cerco (2 Rs 3:27).

Esta prática cananeus e fenícios entraram em Israel sob apóstata reis quando Acaz "fez passar a seu filho pelo fogo" (2 Reis 16:3) e Manassés fez o mesmo (2 Reis 21:6). O costume foi, provavelmente, bastante difundida, desde que solicitado condenações da prática na Bíblia (Levítico 18:21; 20:2-5, Deuteronômio 18:10, 2 Reis 17:17; 21:6; 2 Crônicas 28:3; 23:10, Salmo 106:37-38; Jeremias 19:4-5; 32:35).

Mas Abraão não teve o benefício da revelação de Deus a Moisés e aos profetas, das Escrituras do Antigo Testamento. Tudo o que sabia era que o sacrifício de crianças era praticado por alguns dos cananeus.

Em vez de ser moralmente indignado com a prática (como somos, com nosso conhecimento da vontade revelada de Deus), Abraão não teve outra opção senão acreditar que Deus a sério exigia que ele sacrificasse seu filho como um "holocausto", isto é, um sacrifício que é totalmente consumida pelo fogo sobre o altar.

E assim Abraão preparou para ir para "a região de Moriá." Na única ocorrência de outro lugar este nome no Antigo Testamento se refere a Jerusalém, uma cidade construída sobre várias colinas no cume da cadeia montanhosa norte-sul.

"Então Salomão começou a construir o templo do Senhor em Jerusalém, no Monte Moriá, onde o Senhor tinha aparecido a seu pai David. Foi na eira de Araúna, o jebuseu, o local previsto por David" (2 Cr 3:1 ).

Não temos certeza de que o nome significa Moriah, mas pode ser algo como "meu professor é Yah" ou "a terra que é o rei."

III. Abraão se dirige para o Monte Moriá (22:3-5)

Para crédito de Abraão, quando Deus lhe disse para oferecer seu filho Isaque, ele não colocá-lo fora. Ele começou sua jornada "na manhã seguinte."

"Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e albardou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e seu filho Isaac. Quando ele tinha cortado madeira suficiente para o holocausto, partiu para o lugar que Deus lhe falara.

No terceiro dia Abraão olhou e viu o lugar ao longe. Ele disse aos seus servos: "Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o menino ir até lá. Vamos adorar e depois vamos voltar para você. ‘" ( 22:3-5)

"O terceiro dia" é de cerca de direito para uma viagem de Berseba a Jerusalém, uma viagem de cerca de 50 quilômetros. Ele deixa seus servos para trás com o burro e diz que ele e o garoto vai ir e adorar. "Adoração" é o verbo hebraico Shaha, "curvar-se, prostrar-se, o culto".

Observe promessa confiante de Abraão: "Vamos adorar e depois voltaremos a vós" (22:5). Enquanto Abraão está totalmente preparada para oferecer Isaque, ele também está confiante de que Deus cumprirá as promessas que Isaque se será o herdeiro da aliança e ter descendentes (Gn 17:19, 21; 21:12). Aqui é a fé obediente em ação.

O escritor de Hebreus reflete sobre a qualidade da fé de Abraão:

Pela fé Abraão, quando Deus o testou, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que tinha recebido as promessas estava prestes a sacrificar seu único filho, embora Deus lhe tinha dito:" É através de Isaac que sua descendência será contado.

" Abraão argumentou que Deus poderia ressuscitar os mortos, e figurativamente falando, ele recebeu Isaac de volta da morte. " (Hb 11:17-19)

Mas não era um jogo ação para Abraão, não "slam dunk". Ele totalmente destinada obedecer a Deus - mas, ao mesmo tempo havia aquelas promessas que apontam para Isaque. De alguma forma, ele esperava e orava, Deus iria intervir.

IV. Deus proverá o cordeiro (22:6-9)

Isaque tinha idade suficiente para perceber que algo de errado.

"Abraão tomou a lenha para o holocausto e a colocou sobre seu filho Isaac, e ele mesmo carregou o fogo e a faca. Como os dois foram juntos, Isaac tomou a palavra e disse a seu pai Abraão," Pai? "

"Sim, meu filho? ‘ Abraão respondeu.

"O fogo e a lenha estão aqui, ‘Isaac disse," mas onde está o cordeiro para o holocausto? "

Abraão respondeu: "Deus proverá o cordeiro para o holocausto, meu filho. ‘ E os dois iam caminhando juntos. "(22:6-9)

Abraão responde a perguntas de Isaque com a única resposta que pode esperar, "Deus proverá o cordeiro para o holocausto, meu filho." Em yir‘eh, "fornecer", veja o verso 14 abaixo.

V. Abraão se prepara para sacrificar o seu filho (22:9-10)

"Quando chegaram ao lugar que Deus lhe dissera sobre, edificou Abraão ali um altar e arrumou a lenha sobre ele. Ele amarrou seu filho Isaque colocou sobre o altar, em cima da madeira. Então ele estendeu a mão e tomou o cutelo para imolar o filho. " (22:11-12)

O narrador explica como Abraão metodicamente prossegue:

1. Constrói um altar, seja um altar de terra ou um feito de pedras (em altares,

2. Organiza a madeira sobre o altar.

3. Vincula Isaque, provavelmente com tiras de couro.

4. Coloca-o no altar. Abraão pega seu filho Isaac, seu único filho, e coloca-o sobre a lenha.

5. Alcança a faca.

"Faca" de Abraão pode ter sido metal - esta é a Idade do Bronze Médio, depois de tudo. Mas eu acho que é mais provável que uma faca de sílex. Os arqueólogos encontraram facas de pedra usada ao lado de facas de metal ao longo dos séculos, desde pedra manteve sua borda superior ferro.

Abraão é certamente rico o suficiente para pagar uma faca de metal, mas como um pastor, ele precisaria, eu suspeito, uma faca de pedra afiada em vez de um decorativo, mas mais maçante, lâmina de metal.

Abraão pega a faca. ", "matar, matar." Fontes rabínicas indicam que um animal a ser sacrificado foi morto em .

Em um momento, que é exatamente o que Abraão vai fazer "a maneira mais rápida e indolor possível, cortando horizontalmente na garganta em um movimento ininterrupto." - Para seu filho!

VI. O Anjo restringe Abraão (22.11-12)

Mas, pouco antes desse ponto, o anjo - que agora fala com a voz do Senhor - Abraham pára.

"Mas o anjo do Senhor o chamou do céu: ‘Abraão! Abraão!‘ "Aqui estou", respondeu ele.

"Não coloque a mão sobre o menino", disse ele. "Não faça nada com ele. Agora sei que temes a Deus, porque você não me negaste o teu filho de mim, seu único filho. "(22:11-12)

A repetição de seu nome - "Abraão, Abraão" - sugere a urgência da mensagem do anjo, e recorda outros apelos urgentes de Deus - "Moisés, Moisés" (Êx 3:4), "Samuel, Samuel" (1 Sm 3:4), "Saulo, Saulo" (At 9:4).

Deus o impede de matar seu filho, e depois incentivar-lhe que ele passou no teste.

VII. Testes de Deus e Formação de Seus Servos

O Senhor diz: "Agora sei que temes a Deus", isto é, ele está comprometido com Deus. Aquele que teme a Deus está no temor de Deus e vive com justiça e piedade prática, obedecendo, caminhando em caminhos do Senhor.

Mas não o Deus onipotente - "o SENHOR, o Deus Altíssimo Criador, do céu e da terra" (14:22) - ter conhecimento prévio de como Abraão vai responder? Claro. Este não é um livro teológico, mas uma história. Xerifes comentários Professor:

"Seria injusto narrativa hebraica para pedi-lo para se transformar em um tratado acadêmico sobre a soberania de Deus e a liberdade humana Em vez disso, esta história é a história de uma jornada com Deus, às vezes contada a partir da perspectiva de Deus -. Como nas palavras do narrador de abertura - e às vezes contada do ponto de vista do participante humano ".

No versículo 1, o narrador usa a palavra "testado" para descrever este evento, o verbo hebraico NASA ", teste, experimente, provar." Na maioria dos contextos esta palavra tem a idéia de "testar ou provar a qualidade de alguém ou de algo, muitas vezes através da diversidade, ou a angústia." Deve ser traduzido neste contexto, "provar, testar, posta à prova" em vez de "seduzir" ou "seduzir para fazer o mal" (Tg 1:13-14). "Este tipo de teste por Deus, no entanto, não foi sem intenção.

Foi para refinar o caráter do homem que ele poderia andar mais de perto nos caminhos de Deus". várias vezes no Antigo Testamento, a idéia do teste é combinado com refinamento metais, como prata ou ouro (Jr 6:27, 9:7; Zacarias 13:9).

Deus usa os acontecimentos que enfrentamos para desafiar e fortalecer a nossa fé, para crescer nossos músculos espirituais, da mesma forma que os físicos desafio exercícios fibras musculares existentes e levá-los a crescerem ainda mais forte. James nos exorta:

"Considere pura alegria, meus irmãos, sempre que enfrentar provas de vários tipos, porque você sabe que a prova da sua fé produz perseverança."(Tg 1:2-3)

Paulo escreve:
"Porque a nossa leve e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais a todos." (2 Co 4:17)

Deus também nos prova a fim de mostrar a nossa personagem para os outros. Jó não entende por que ele estava sofrendo, mas aos olhos de Deus, sua fidelidade é uma peça de mostruário de caráter que os ataques de satanás não pode destruir. A fé de Abraão no Monte.

Moriá inspirou incontáveis gerações a uma fé em Deus e um compromisso com Deus que vai além do comum. Como lidamos com as lutas da vida, que são analisadas pelo mundo que nos rodeia que estão esperando contra toda a esperança de ver uma pessoa de caráter permanecer fiel a Deus, mesmo através da dor e luta.

Nossas ações falam muito mais alto nesses momentos que as nossas palavras nunca podem (Mt 5:13-16). E a nossa confiança em Deus e as palavras de testemunho após tal julgamento da nossa fé trazer glória a Deus.

Mas no meio de trilhas nos perguntamos por quê? Procuramos encontrar um significado em nossas provações. Às vezes, como no caso de Abraão, Deus explica um pouco do propósito.

Em outras vezes, nós simplesmente não sabemos, mas continuamos a acreditar que nesta circunstância Deus cumprirá a sua palavra: "E sabemos que em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que amam, dos que foram chamados de acordo o seu propósito "(Rm 8:28).

VIII. O significado da fé de Abraão

Ato de fé de Abraão é impressionante. Jovem Isaac é o futuro só Abraão, mas ele está disposto a confiar o seu futuro a Deus.

"Disposição de Abraão para abandonar Isaac expressa sua dependência em relação ao próprio Senhor, e não apenas na promessa divina sozinho. Abraão reconhece seu filho Isaac como um presente, em última análise pertence a Deus, e o cumprimento da aliança do Senhor promete como um privilégio, não um direito ".

Deus conduz Abraão - que ele traz muitos de seus servos hoje - ao ponto de oferecer a Deus tudo o que ele possui de modo que ele espera somente em Deus - apenas para receber de volta santificou e abençoou o que ele ofereceu. Aqui reside o paradoxo do verdadeiro discipulado:

"Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la, mas quem perder sua vida por mim e do evangelho vai salvá-lo." (Mc 8:35)
Jesus também disse:
"Chegou a hora para o Filho do Homem ser glorificado. Eu vos digo a verdade, a menos que um grão de trigo que cai na terra e não morre, fica só uma semente única. Mas se morrer, produz muito fruto. A homem que ama a sua vida vai perdê-la, enquanto o homem que odeia sua vida neste mundo a conservará para a vida eterna. " (Jo 12:23-25)

Eu acho que do hino antigo Evangelho:
"Tudo a Jesus rendição I, tudo a Ele eu de graça dai. Vou amar e confiar nele, em seu serviço diário viver.

Eu entrego tudo, eu entrego tudo, Tudo a Jesus rendição eu. Eu entrego tudo ".

Quando estamos com medo de confiar em Deus com o nosso futuro, estamos a ser lamentada. Abraão oferece tudo o que ele é e tem a Deus e recebe uma bênção incomensurável. Jeová-Jiré, o Senhor proverá (22:13-14)

Deus pede para ele parar de sacrificar Isaac sobre o altar, mas não de adoração:
"Abraão levantou os olhos e lá em um matagal, viu um carneiro preso pelos chifres. Ele foi lá e tomou o carneiro e sacrificou-o como um holocausto, em lugar de seu filho. Então Abraão chamou aquele lugar o Senhor proverá (Yahweh-YIR ‘eh). E até hoje se diz, "No monte do Senhor se proverá." (22:13-14)

Deus provê um carneiro para o sacrifício, assim como Abraão havia dito a Isaac que ele faria. "Fornecer" é o verbo hebraico é yir‘eh do rā‘eh raiz, "para ver". Literalmente, ele diz: "Deus vai ver por si mesmo as ovelhas". yir‘eh Essa palavra, "vai ver, vai fornecer" se torna a base de escolha de Abraão de um nome para este lugar no versículo 14, ", irá proporcionar. "

Deus promete muitas e muitas vezes nas Escrituras que ele irá fornecer para o seu povo. No deserto depois do Êxodo, Deus proveu o maná e proteção, roupas e água (Dt 8:3; Ne 9:15). O Salmo 23:1 nos lembra: " o SENHOR é o meu pastor, nada me será na miséria." Dois exemplos do Novo Testamento são:

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas você." (Mt 6:33)

"O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus." (Fp 4:19)

“Daquele dia em diante, Abraão lembrou-se do nome que ele tinha dado topo da montanha - “. O SENHOR Proverá"

Para Isaque houve um substituto, mas para Jesus não houve e se houvesse estaríamos perdidos; mas graças a Deus que após a sua morte Ele ressuscitou e nos deu a vitória. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário