quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A alegria que sucede o choro ao amanhecer






Por: Jânio Santos de Oliveira




Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro




http://janiodicasdesaude.blogspot.com/









Deus não é super protetor, ele permite que sofra, tanto crentes como descrentes, todos passam pelo deserto. Mas, ele não nos deixa só.

Veja cinco casos de noites turbulentas na vida de alguns homens de Deus:




I. A noite de choro do profeta DANIEL ao ser lançado na cova dos leões.



II. A noite de choro de José ao ser lançado no cárcere durante 2 anos.



III. A noite de Choro do profeta JEREMIAS, ele ficou atolado num poço de lama.



IV. A noite de choro dos quatro jovens na fornalha de fogo ardente. 




V. A noite de choro do Senhor Jesus ao ser tentado pelo diabo no Deserto (até Jesus teve sua noite de CHORO)

Como você está hoje? Sorrindo ou chorando? Acordou-se sorrindo: Lembra que tempos atrás seu choro parecia uma eternidade? Acordou-se com os olhos inchados de chorar, molhou o travesseiro e escondeu o gemido para não perceberem suas lágrimas: Lembra que já passou por situações bem piores? Quero te animar a crer na promessa de Deus de que : “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30.5) .

Graças a Deus pelas lágrimas que nos lavam a alma. “Chorar é diminuir a profundidade da dor.”

Em sincera oração espero que as palavras aqui faladas renovem seu ânimo, faça-o acreditar na providência de Deus para sua situação. Quando o salmista, inspirado pelo Espirito Santo de Deus diz: A Alegria virá pela manhã, ele não fala de uma alegria contida, um tímido riso, um raso alívio, é algo grandioso que o original em hebraico para Alegria nos transmite, veja:

Alegria, significa “dar brados de júbilo, aclamar, aplaudir fortemente com triunfo; cantar”.

No livro do profeta Sofonias 3.17 diz: “O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar, Ele se deleitará em ti com alegria, calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo”, literalmente: Deus dançara sobre o seu povo, jubilara, dará brados de vitória com alegria”.

Onde mais encontraríamos um amor assim? Para nos alegrar com tamanha intensidade? Quem compreenderia tão bem o motivo de nossas lágrimas?

A alegria dada por Deus ao amanhecer é assim como um agricultor que foi dormir triste por ver seus campos devastados e acordou com a espetacular visão de abundantes frutos enchendo as árvores, é! Foram as lágrimas que encharcaram o chão milagrosamente tornando-o fértil, renovando raízes.

É como a história de Ana, esposa de Elcana, que chorou angustiadamente por um filho e Deus lhe concedeu seis. É como Abraão que pediu com lágrimas um herdeiro e Deus o fez pai de multidões. A alegria do Senhor é sempre em porção maior que o choro, é para fazer jubilar, rodopiar em cânticos de louvor.

Convido-te a viver essa promessa acreditando que tudo vai passar que Deus colheu uma por uma de suas lágrimas e contemplou sua fé: “Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?”( Sl 56.8).

Acompanhe comigo a quatro exemplos bíblicos de pessoas que conseguiram reverter a uma situação de calamidade:

1. Rute: nova vida na pobreza

Leia Rute 1. Uma fome em Judá faz com que Noemi e sua família migrem para Moabe, onde seu marido e seus dois filhos morrem, deixando-a a ela e a suas noras na pobreza.

• Discuta a resposta de Rute e Orfa para a insistência de Noemi para que elas permaneçam em sua própria terra. Qual seria a sua resposta, se você tivesse de deixar seu próprio país em tais circunstâncias?

(Compare Dt 24.19-22 e Rute 2). Noemi e Rute retornam a Judá depois de ouvirem que há alimento disponível novamente, apesar de Noemi ter perdido seus direitos à terra, quando o marido e os filhos morreram.

Entretanto, a lei judaica permitia que os pobres colhessem as sobras dos cereais na época da colheita. Rute encontra apoio, quando colhe a sobra numa terra que, no final, pertence a um dos parentes de Noemi.

• O que leva Rute aos campos de Boaz?

• Por que Boaz responde de uma maneira tão interessada?

• Que providências há nas suas leis e nos seus costumes para que os pobres obtenham alimento?

• Qual é o papel das nossas práticas tradicionais de cuidar das pessoas com carências especiais?

• Estas ainda são relevantes no nosso mundo atual?

• De que forma estas práticas precisam mudar com o mundo atual, sem deixar, porém, de manter seu valor?

Recuperando as vítimas da fome

(compare Lv 25:25-28 e Rt 3 , 4. De acordo com o costume judaico, os pobres tinham oportunidades de reconstruírem suas vidas de várias maneiras. Uma era o costume da respiga , outra era o princípio do Jubileu, de se perdoarem as dívidas e se recuperarem as propriedades (Lv 25.8-22).

Outro costume era que, se alguém ficasse pobre e perdesse suas propriedades, o membro da família mais próximo deveria readquirir a terra e retorná-la à pessoa.

• Por que você acha que Boaz concordou em ajudar a readquirir a terra de Noemi?

Discuta as maneiras tradicionais em que a sua sociedade permite às pessoas que ficaram pobres reconstruir suas vidas.

• As ações de Boaz fizeram com que Noemi tivesse descendentes para manter a sua linhagem familiar. Até que ponto isto é importante?

• Como Deus abençoou as vidas de Rute e Boaz?

2. Neemias: inspiração
( Ne 1 e 2:1-10). O exército babilônico havia destruído a cidade de Jerusalém, inclusive seu muro, e as pessoas tinham fugido para o Egito ou sido forçadas a se mudarem para a Babilônia.

Alguns anos mais tarde, as pessoas começaram a retornar, mas não foram bem recebidas pelos novos governantes babilônicos. Elas não tinham um líder e nenhuma visão para o futuro.

• Neemias aceita a responsabilidade de seu povo pelos desastres que lhe aconteceram. Deveríamos nós também aceitar a responsabilidade por alguns desastres? Dever-se-íamos, que tipo?

• O que faz com que Neemias tome esta atitude tão corajosa?

• O que Neemias pede ao Rei?

• Neemias faz um planejamento cuidadoso

(Ne 2.11-20)

• O que Neemias faz primeiro?

• Como ele lida com a oposição?

O Capítulo 3 fala de como diferentes famílias assumem a responsabilidade por reconstruir seções do muro. Leia-o e veja se consegue descobrir quantas famílias diferentes participam.

• Quais são os benefícios de se delegar o trabalho desta forma?

Leia Neemias 4. Mesmo quando o nosso trabalho é dirigido por Deus, podemos não estar livres de perigo ou da oposição.

• Como Neemias reage à ameaça de violência? Neemias enfrenta muitas outras dificuldades, desde a corrupção até atentados contra a sua vida. Entretanto, ele persiste e, no final, é bem-sucedido, conforme lemos no Capítulo 6:15-16.

• Neemias restaura a ordem
Com o trabalho de reconstrução concluído, o trabalho de Neemias estava longe de estar terminado. Havia ainda vários outros encargos para se restaurar a sociedade.

(Ne 7.1-3)

• O que Neemias procura ao escolher bons funcionários?

• Quais são as vantagens e desvantagens de se decidir trabalhar com membros da família?

• Nem todas as sociedades são iguais. O que é apropriado na sua sociedade?

(Ne 7.4-73ª) .

• Num desastre, geralmente os registros se perdem. Por que é importante recuperar os bons registros?

• Quais foram os benefícios imediatos de se registrarem todas as famílias que retornaram do exílio?

( Ne 8.1-12)

• Como Neemias se assegura de que as pessoas leiam e entendam as palavras de Deus?

• Você também se alegra, quando a palavra de Deus lhe é esclarecida?

As pessoas ficam para ouvir a lei de Deus durante sete dias (8.18-19). Isto ainda é lembrado pelos Judeus e conhecido como a Festa dos Tabernáculos.

Depois eles confessam seus pecados e renovam sua aliança com Deus (Cap. 9 , 10). As pessoas então estão prontas para se mudarem de volta para Jerusalém (11.1-2), e são alocadas funções de liderança entre os levitas, a tribo sacerdotal.

Finalmente Neemias organiza a dedicação do muro. Leia Neemias 12.27-31 e 38-43.

• Neemias podia retornar para casa depois de terminar o trabalho de construção. Por que ele fica?

• Por que é importante reservar tempo para celebrar a bondade e a fidelidade de Deus?

3. Habacuque: alegria diante do desastre

O livro de Habacuque tem apenas três capítulos. Por causa da nota no final do livro, acredita-se que Habacuque era músico de um templo, e ele certamente escrevia numa linguagem poética. Os capítulos 1 e 2 descrevem uma conversa entre o profeta e Deus sobre o futuro da nação de Judá.

( Hc 3.1-2). Habacuque suplica a Deus por seu povo – não por algo bom que tenham (ou não tenham) feito, mas somente por causa do caráter e da misericórdia de Deus.

• Que efeito isto tem nas pessoas?

• Deveríamos sempre orar assim nas situações difíceis?

• Vs. 3-15 descrevem em linguagem poética como Deus mostrou sua ira em ocasiões anteriores.

(3.16). Quando sabemos que há dificuldades a caminho, sempre ficamos com medo.

• Como a fé permite que Habacuque fique à espera? Esta seria nossa reação à chegada de um desastre?

(Vs. 17-19). O profeta olha para as grandes coisas que Deus fez e se enche de alegria. Ele está decidido a se alegrar no Senhor, pois, mesmo perdendo-se todas as posses, Deus permanece.

Quando nos deparamos com grandes dificuldades na vida, as palavras de Habacuque podem nos trazer incentivo.

Nossa fé em Cristo prepara-nos para todos os eventos que a vida nos pode apresentar. Habacuque confia em Deus e não na força humana. No final, Deus realmente julgará os maus.

• Reflita como você reage ao ponto de vista positivo de Habacuque num momento de desastre. O que podemos aprender com ele?

A você que está em luta: quanto tempo tem a sua noite? A Palavra de Deus nos afirma que “para Deus um dia é como mil anos e mil anos como um dia” (2 Pe 3.8).

Então eu te pergunto novamente: Quanto tempo tem a sua noite de angustia? Quanto tempo você já está sofrendo com esta dor, com este sofrimento, com esta aflição que tem assolado a sua vida? Será um dia, será um mês, será um ano, serão cinco anos?

Abra os teus olhos agora, será que já não está na hora do raiar da manhã para você? Então, chora que a vitória vem! Deus não resiste a um coração quebrantado e contrito (Sl 51.17). E “bem aventurado os que choram, porque serão consolados” (Mt 5.4).

Por isso, enquanto eu e você estivermos de olhos abertos e secos na presença de Deus, a noite vai continuar. Mas no momento em que nós nos derramarmos diante daquele que vive para sempre, daquele que levou sobre si todas as nossas dores e sofrimentos, aí sim, veremos o raiar da manhã em nossa vida, e este versículo se cumprindo em nós para glória de Deus.

E Parafraseando o texto bíblico que lemos, podemos dizer: A luta pode durar uma noite, mas a vitória vem pela manhã! O sofrimento pode durar uma noite, mas o consolo vem pela manhã! A derrota, a tribulação, a miséria podem durar uma noite, mas a vitória, a bonança, o milagre, vem pela manhã!

• É preciso saber ESPERAR, pelo amanhecer A NOITE TEM HORA PRA COMEÇAR E HORA PRA TERMINAR QUANDO CHEGAR O TEMPO DELA , VAI TER QUE SAIR DA MESMA FORMA QUE ELA ENTROU.

•( Dt 28.25) Por um caminho virão contra ti, mas, por sete caminhos fugirão

QUANDO OS PRIMEIROS FAICHOS DE LUZ VAI CHEGANDO, A NOITE VAI PERDENDO FORÇA

É hora de nos colocarmos diante de Deus, lançando sobre Ele todas as nossas ansiedades, pois Ele tem cuidado de nós (1 Pe 5.7).

Que Deus te abençoe ricamente em Cristo Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário