quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Os cinco segredos para encher o seu vaso de azeite ( II Rs 4.1-7)






Por: Jânio Santos de Oliveira








Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara


 - Duque de Caxias- Rio de Janeiro




http://pofjanioopinasobreapolitica.blogspot.com/




*
Milagres não são acidentes. Milagres acontecem para aqueles que precisam deles, para aqueles que querem eles, e para aqueles que estendem a mão para eles.

Se você está procurando por um milagre você tem que se mover em direção a esse milagre.
Você não pode esperar que ele se mova em direção a você! Você tem que fazer sua parte.

Muitas pessoas dizem eu estou esperando por um milagre. Minha resposta é grande, mas o que você está fazendo para receber esse milagre? Nada; eu estou apenas sentado aqui esperando o meu milagre.

Talvez você tenha perdido a sua visão. Houve um tempo quando você estava em chamas para Deus, Você queria ganhar o mundo para Cristo, você queria dizer ao mundo o que Cristo fez por você.

Mas hoje você tem perdido de vista a sua visão. Hoje, você precisa de seu milagre restaurado.

Deus quer operar milagres, Deus quer ver a fé se levantar em seu espírito. Mas em vez de ouvir proclamações de fé do seu Espírito Ele ouve reclamações, Ele ouve queixas e murmurações. Faça um inventário do que Deus lhe deu.

Dê uma olhada nos dons espirituais que você tem. Deus faz a pergunta: Diga-me o que você tem em casa? Você pode dizer: Senhor, a única coisa que tenho é o dom de ajuda, Ele diz que eu vou usá-lo; Isso é onde começa o seu milagre.

Você pode pensar “eu não tenho nada”, mas quando você percebe que Jesus é tudo que você tem você percebe que Jesus é tudo que você precisa.

Quando Deus me chamou para ser um pastor comecei a lhe dar desculpas Senhor, não tenho educação suficiente, eu não tenho isto ou aquilo. Mas eu aprendi algo que, Deus sabe onde você está Ele sabe onde você precisa estar, e Ele sabe como chegar lá.

Tantas vezes nós nos encontramos correndo para a esquerda e para a direita à procura de um milagre.

Nós achamos que podemos encontrar um milagre neste lugar ou naquele lugar, quando o milagre está exatamente onde você está. Por quê? Porque a fé para acreditar num milagre de Deus não está aqui, mas é aqui.

(I Co 6.19) Tem milagres neste no lugar hoje. Tem milagres no corpo de Cristo sentado diante de nós hoje. Você é o milagre que Deus enviou para esta igreja para completar a visão que Ele tem para sua igreja.

O Milagre da Nova Vida para alcançar as almas e os crentes discípulos está em casa. O milagre da Nova Vida para realizar uma grande colheita está em casa. O milagre da Nova Vida para se tornar um centro de salvação de almas, libertação e cura está em Casa.

Você sabe por que há um milagre em casa? Porque Deus está na Casa! Deixe-me dizer novamente Deus está na Casa! Veja bem, o milagre para que você possa ser perdoado está em casa, o milagre para que você possa ser restaurado está em casa, o milagre para você obter a cura está em casa, o milagre está em casa.

V. 2b.
O pouco se torna muito, quando você colocá-lo na mão do mestre. Como Moisés, tudo o que tinha era uma vara. Deus disse: “o que você tem em suas mãos” ou em outras palavras “o que você tem em casa”? E com essa vara milagres fluíram. O Mar Vermelho foi aberto diante dos seus olhos. Torna-se “muito” o “pouco”, quando você colocá-lo nas mãos do Mestre.

A alimentação dos cinco mil foi necessária um pão e cinco peixes e mais de 5.000 foram alimentados.“Pouco” se torna “muito” quando você colocá-lo na mão do Mestre. Como está seu maxilar hoje? Você está disposto a dar a Deus?

Você faz a sua parte e Deus fará a dele. V.3-4.

A. Ponha de lado o que os outros possam pensar ou dizer.

B. Não deixe o medo roubar-lhe o milagre.

C. Para receber você deve primeiro deixar ir.

Temos que deixar nossas idéias preconcebidas de como Deus realiza Seus milagres. Olha o que Deus está fazendo aqui diante de nossos olhos, mas temos de deixar ir nossas idéias preconcebidas de como achamos que Deus vai levar isto adiante. Nós precisamos deixar ir, a fim de receber.

Deixe o azeite fluir. V. 5.

Muitos de vocês vieram para a igreja hoje pensando o que você precisava para encher o seu tanque Espiritual. O que você realmente precisa é de uma mudança de óleo. Deus está dizendo que você deve permitir que o óleo do Espírito Santo flua através de você. O que o azeite representa? Entre outras coisas.

A. Fé: Nós não podemos perder a fé em milagres (Gálatas 3:5) O clima de expectativa é o terreno fértil dos Milagres.

B. Coisas de valor: Quando Deus põe uma porção de milagres, Ele paga a conta. Mas quando nós colocamos uma porção de milagres em nossas condições, temos de pagar a conta.

C. Espírito Santo: Quando nós permitimos que o Espírito Santo flua, vivemos na unção. Quando você está enfrentando uma situação difícil, você tem de saber para onde se virar. Onde você precisa se virar, é para o Espírito Santo.

- Quando Eliseu operou o milagre da multiplicação do azeite da viúva, ele pediu que se trouxessem muitos vasos vazios.

- Se fosse hoje, traríamos muitas panelas de alumínio, ou de ferro, mas, naquele tempo, eram vasos de barro.

- O azeite só parou de jorrar quando os vasos acabaram. Embora Deus pudesse agir de tantas maneiras, ele decidiu usar os vasos que estivessem disponíveis. Assim também, ele deseja nos encontrar à sua disposição para que milagres aconteçam.

- Deus busca homens e mulheres que sejam vasos de barro, portadores do precioso tesouro, da unção poderosa, do ungüento supremo, do azeite da unção...

I. Características dos vasos que Deus usa.

1. Os vasos que Deus usa, são vasos comuns ( Is 64.8 )

a. A mulher enviou seus filhos para buscar vasos emprestados

b. Se alguém te pede um vaso emprestado, você não empresta o melhor vaso, empresta o vaso comum.

c. Estes vasos não eram especiais, eram vasos comuns.

d. Deus não procura vasos especiais, Deus procura vasos comuns, para que a excelência do poder seja dele e não nosso.

2. Todos os vasos eram diferentes em sua forma, mas eram feitos do mesmo material. (I Co 12.14-17)

a. Naquela época não havia maquinas para fazer vasos, por mais profissional que fosse o oleiro na arte de fazer vasos, jamais poderia fazer um vaso exatamente igual ao outro. O único que estes vasos tinham em comum é que eram feitos do mesmo material.

b. Da mesma maneira, você e eu, somos diferentes, não existe um ser humano exatamente igual ao outro.

c. Esta é a grandeza de Deus, que de milhões e milhões de pessoas que já nasceram não há nenhum exatamente igual ao outro, até os gêmeos idênticos sempre tem uma diferença, somos como flocos de neve, que não tem nenhum igual ao outro.

d. Por esta razão podemos formar o corpo de Cristo, todos nós somos diferentes, temos distintas funções, precisamos uns dos outros, mas somos feitos do mesmo material, barro.

e. Brancos, negros, amarelos, morenos, somos feitos do mesmo material, e pela mesma mão, e ninguém é melhor do que o outro.

f. Todos nós somos importantes, mas ninguém é indispensável, todos os órgãos do corpo são necessários, mas nenhum é indispensável. A não ser a cabeça. De todos os órgãos do corpo já se fazem transplante, o único que não tem como fazer transplante é o cérebro.

g. A cabeça é Cristo, nós, a igreja; somos o corpo, se não faltar a cabeça, o corpo pode continuar vivendo.

3. Deus procura vasos de barro para depositar o tesouro da unção (Co 4.7)

a. Deus não procura vasos de ouro para depositar sua unção, Deus procura vasos de barro que sejam conscientes do que são e para que são.

b. Deus quer depositar a unção sobre sua vida, não é necessário ser alguém especial, não é necessário ser alguém com muitas habilidades, só é necessário ser um vaso de barro, e disposto para que Deus te encha.

II. As causas porque o azeite deixa de fluir

1. Quando não tem mais vasos

a. Ou seja, quando não existem mais corações dispostos a buscar o Senhor, e serem cheios da sua presença.

b. Um avivamento acaba, quando os corações dispostos não são encontrados.

c. Acabaram se os vasos, então parou o azeite.

2. Quando abrimos as portas

a. Quando se abre as portas para o pecado, para as más atitudes, o azeite deixa de fluir.

b. Eliseu disse: “entra e fecha a porta...”.

3. Quando os vasos estão sujos

a. Deus não pode derramar algo santo em algo imundo, porque o que é santo não pode conviver com o que é profano.

b. É preciso limpar o vaso

c. Quando há pecado, não pode haver unção de Deus.

4. Quando os vasos estão trincados.

a. Quando existem feridas, falta de perdão, quando te fizeram algo e não perdoaste, a ferida está aí aberta, é necessário fechar a ferida, porque se não todo azeite sairá pelas rachaduras.

b. É preciso restaurar o vaso, para que Deus encha do seu azeite santo.

III. O que fazer quando o azeite deixa de fluir?

1. Ter um coração disposto para Deus

a. Quando acabaram os vasos, o azeite parou de fluir, seja um vaso de barro disposto para a honra e a glória de Deus, para que ele deposite seu tesouro em você, Deus procura vasos dispostos.

2. Feche toda a porta para o inimigo

a. O profeta Eliseu disse: “fecha a porta”, Paulo disse: “não deis lugar ao diabo”.

b. Se algo te faz cair, foge, deixa, não permita que o Diabo tire vantagens em tua vida.

3. Permita que Deus limpe teu coração

a. Com arrependimento e com o sangue de Jesus, o qual é eficaz para limpar-nos de todo o pecado e de toda maldade.

4. Permita que Deus restaure o seu coração

a. Se tiveres que perdoar, perdoa, se não consegues, peça a ajuda de Deus.

b. Deixa que Deus restaure tua vida, sare tuas feridas e derrame o azeite em você.

5. Dê o primeiro lugar para Deus

a. Lembre-se da viúva que iria morrer de fome, pois só tinha um pouquinho de farinha e um pouquinho de azeite para fazer um bolo, Elias lhe disse: “faz primeiro para mim”, assim ela fez, e o azeite nunca mais parou de fluir.

- Pode ser que o vaso não seja perfeito, que não seja especial, não importa.
O importante é que esteja disposto, que não abra a porta para o Diabo, que não esteja sujo com pecados, que não esteja trincado com magoas ressentimentos. Deus derramará o azeite e te usará para glória e honra do nome dele.

Encha o teu vaso de azeite e vem cheio do Espírito Santo a realizar a obra de Deus; e que Ele mesmo nos dê bastante força pra suportar todas as tentações que nos advém em nome do Senhor Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário