sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O perigo de amarmos ao mundo e rejeitarmos a Deus








Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!




Terra vista do  espaço sideral




Nesta oportunidade nós vamos meditar na Palavra de Deus no livro de I Jo 2 . 15 que diz:

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” 
João nesse verso não está falando que não se devem freqüentar lugares não consagrados, estar com pessoas de fora da igreja ou apreciar criações humanas que não tragam o nome de Deus estampado.

O mundo do qual ele fala pode ou não existir dentro dessas coisas, pois é um espírito, um conjunto de atitudes que contraria o evangelho e que habita o coração humano.

O mundo que não se deve amar é o pensamento humano corrompido.

A descrição que ele faz desse mundo que não se deve amar, demonstra isso:

“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”  (I Jo 2 : 16)

Perceba que para dizer o que há no mundo ele não cita objetos, pessoas ou lugares e sim desejos excessivos (concupiscências), tanto da carne quanto dos olhos, além da soberba (orgulho).

Logo estar num lugar, ouvir uma música ou ter amigos não evangélicos não significa necessariamente amar o mundo, mas se além dessas coisas se amar a esses sentimentos ruins, aí se estará amando ao mundo.

Para saber quais os desejos que são ruins e fazem parte do mundo, deve-se usar o critério que aparece na descrição de João: o que há nesse mundo não provém do Pai.

Ora, para sabermos o que não provém do Pai, basta que conheçamos o que provém dele e para isso temos a Palavra.

“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.”  (Tg 1 : 17)

Todo sentimento que contraria o ensino do Evangelho é mundano e não deve ser amado, ainda que por fraqueza venha a ser praticado.

“Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.”  (Rm 7 : 21)

O mundo existe em qualquer coração, o cristão em transformação, porém, não deve amá-lo.

O segredo para quem quer deixar de amar o mundo é buscar o Reino de Deus e automaticamente isso gerará em nós o desamor ao anti-Reino que já está em nós:o mundo.

“Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.”  (Jo 17 : 15)



Depois de se tornar cristão, o maior perigo que se enfrenta não é a morte acidental, a doença terminal, a falência, o casamento fracassado ou qualquer desgraça passageira. O maior perigo que um filho de Deus recém-nascido enfrenta é a perda de sua recompensa eterna (Lc 8:13), carecendo "da glória de Deus" (Rm 3:23), sendo privado do seu galardão por causa de enganadores (Cl 2:18), decaindo "da graça" (Gl 5:4), caindo (Hb 6:6), descaindo "da...própria firmeza" (2 Pe 3:17) ou não sendo "fiel até à morte", não recebendo, portanto, "a coroa da vida" (Ap 2:10).

Há muitas seduções, tentações, influências e enganadores no mundo. Mas você foi chamado para fora do mundo (1 Jo 2:15-16; Jo 15:19). Essas coisas do mundo sempre serão uma ameaça (perigo) para a sua fidelidade. Vejamos algumas dessas ameaças:


Dificilmente há uma família ou um indivíduo que não tenha sido prejudicado por essa filosofia condenável. Você terá de combater isso e guardar a sua fé com diligência.

Ø Os cuidados do mundo.


Na parábola do semeador, a semente que caiu entre os espinhos foi sufocada pelos "cuidados do mundo e a fascinação das riquezas" (Mt 13:22). O desejo de riquezas, de popularidade e das concupiscências da carne faz que muitos naufragasse na fé (1 Timóteo 1:19). O filho pródigo (Lc 15), o homem rico em contraste com Lázaro (Lc16), e o rico insensato (Lc12) são exemplos bíblicos. Dê ouvidos a instrução de Deus que se acha em Mateus 6:19 sobre a importância de ajuntar tesouros no céu e não na terra, e preste atenção em 1 João 2:15, no que diz respeito a não amar ao mundo, nem as coisas do mundo. Quanto à avareza, ao orgulho e aos desejos da carne, a total abstinência é essencial.

Ø A decepção com os irmãos.


 A nova criatura em Cristo naturalmente tem a expectativa de que os seus companheiros cristãos (irmãos) estejam andando em novidade de vida e na fé. Entretanto, há momentos e lugares em que isso não acontece. Embora passar a ser participante de Cristo nos purifique do pecado, não nos torna imunes quanto a cair de volta no pecado ou ser enganados.

Paulo censurou o fornicador de Corinto e a igreja por não condenar o pecado (1 Co 5:1-7). Timóteo foi deixado em Éfeso para admoestar certas pessoas a não ensinarem "outra doutrina" (1 Tm 1:3).

 Paulo tinha receio porque os gálatas guardavam dias, tempos, meses e anos que não faziam parte do evangelho de Cristo (Gl 4:11). Também havia uma igreja com Diótrefes, que amava a "exercer a primazia" (3 Jo 9).

Quando você se vê diante de qualquer desvio da fé, busque cuidadosamente a verdade. Depois, em amor, procure ensinar e corrigir, sem ser influenciado pelas pessoas. Se os seus esforços não conseguirem gerar a conformidade com a verdade e com a paz, é possível que você tenha de mudar de lugar de adoração, mas nunca, nunca abandone sua fé e sua esperança.

Ø A rejeição dos antigos amigos.


Pode ser muito doloroso e decepcionante para você encontrar-se com antigos amigos, colegas e entes queridos que se opõem a você e se afastam porque você virou das trevas para a luz.

Jesus alertou os discípulos de que "todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não chega para luz, a fim de não serem argüidas as suas obras" (Jo 3:19-20). Ele também disse: "Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem e, quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem. Regozijai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu" (Lc 6:22-23).

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão" (1 Co 15:58).

 Como saber se somos mesmo, cidadãos dos céus? No passar dos anos, muitos padrões se modificaram, e o costume dos servos de Deus não são mais os mesmos. Alguns textos da bíblia, foram sendo excluídos das mensagens e ensinos, e quando que por teimosia algum pregador resolve deixar Deus usar nestes textos também, a maioria das igrejas gela, vira um cochicho, desinquietos entram e saem, bocejam, abaixam a cabeça, demonstrando a clara reprovação.
          Quando muda o curso da mensagem, talvez até impulsionado pela vontade do ministrante de tirar aquele clima ruim, e começa a dizer frases como: Deus está com você! Deus vai entrar com providência, Deus está de pé no trono ouvindo sua oração, então o clima muda, volta o interesse pela mensagem. Esta mensagem é uma daquelas pouco pregadas, mas de um poder sobrenatural para restaurar vidas que pertenciam a Cristo, e que hoje não é mais um cidadão do céu, mesmo indo sempre a igreja.
O coração precisa está ligado na glória (Lc 12:34) Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
Onde está meu coração?
           Sei que para muitos a resposta pode ser rápida, que está com Deus, mas analisando cuidadosamente alguns pontos da nossa vida, podemos concluir uma verdade completamente diferente.
          Abnegação, crucificação do eu, estar crucificado com Cristo, palavras marcantes para quem realmente passou pela conversão e deseja viver em Cristo uma nova vida, como tendo nascido de novo, o que nos leva a entender que nasce totalmente diferente, se não, não teria necessidade do chamado “nascer de novo”. Nascer diferente para ser luz do mundo!
         Ora, o ímpio a cada dia que se passa se envolve mais com as fraquezas da carne, ama o mundo, não espera nada além dele, com isso luta para conquistar o melhor do mundo, seu coração arde por isto, carros, mansões, muito dinheiro , fama, glória humana, é o que se espera como recompensa de um  trabalho árduo e muitas vezes até desonesto!
         E os crentes? Será que estão verdadeiramente ligados lá na glória? Nunca se houve um tempo em que houvesse tantos cristãos tão atarefados com coisas perecíveis, abarrotando-se de compromissos terrenos, como se a eternidade não existisse.

Somos influenciados pelo mundo em que vivemos a ter mais e mais, a adquirir mais bens de consumo, além do que realmente é necessário para uma vida digna,  e se não estivermos ligados constantemente a Deus pelas orações e leitura da palavra somos atraídos pela concupiscência da carne ( fraqueza da carne), muitos se deixam levar por tais ilusões, colocando ironicamente o seu sucesso ministerial a frente de sua salvação e da salvação das almas resultantes do seu ministério.

         Se o nosso tesouro estivesse nos céus, então o mundo não teria tanto valor, mas como muitos estão enraizados aqui nesta terra, demonstram claramente onde está o seu tesouro, deixando deus para segundo, terceiro, e até quinto plano, para quando estiverem cansados do trabalho desta vida e não sobrarem mais energias para trabalhar para Deus.
(I Jo 2:17) E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Atitudes de quem está ligado na glória
De que adianta dizer que está ligado na glória e ter atitudes de um homem sem Deus?
Tem a Deus como o ser mais importante: O crente que está enraizado neste mundo, acaba colocando a si mesmo mais importante do que a Deus, por que prioriza a sua coisas deixando as de Deus de lado. Isto acontece até mesmo com grandes cantores e pregadores, que encaram sua chamada como um meio fácil para ganhar dinheiro. Fazem o bem totalmente interessados em uma recompensa humana e financeira, como que sendo dignos a tal recompensa, esperam exaltação, glorificação e aplausos. “Meu Deus, que estes possam despertar"! Deus tem que ser o centro da sua vida!
Aceita correção: A correção faz o homem se corrigir e assim melhorar e crescer, quem não aceita correção dificilmente sente-se tocado ou comovido quando houve outra pessoa louvando ou pregando o que Deus quer falar, mas só tem ouvidos para o que quer ouvir, perde assim a oportunidade de melhorar, entrando em uma fase de cauterização, não aceitando a correção é a prova da perda de humildade e sem humildade resta apenas a altivez de espírito que aborrece tanto ao coração de Deus, ao ponto dele destruir quem assim procede.
Não esperar a sua recompensa aqui: Muitos até se dedicam na obra do Senhor, mas por dentro o intuito não é dar a glória para Deus, agindo de forma egoísta, buscando admiração. Geazi quis uma recompensa aqui na terra, o moço de Eliseu, após Naamã ser curado, Naamã quis recompensar a Eliseu pela cura, mas Eliseu entendendo que o milagre não partia dele mesmo e sim de Deus, não aceitou a recompensa, porém Geazi aceitou a recompensa e posteriormente mentiu para sustentar seu erro .



( 2 Rs 5:25) Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte. Teve como castigo a lepra. Será que somos marcados como filhos de Deus, crucificando o nosso eu e as nossas paixões a cada dia? Ou estamos vivendo para nós buscando tirar proveito das situações?
Precisamos ser inconformados com este mundo
Jo 12:25 Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.
                   Os meios de comunicação se tornaram uma sedução para os crentes se apaixonarem por este mundo, principalmente a televisão, que em seus programas e novelas, passam uma idéia de uma vida maravilhosa terrena, despertando desejo de conquistá-la também.
                   Tudo que o inimigo das nossas almas quer é que nós passamos a amar o mundo e mar a nossa vida nele, não procurando que haja mudanças, mas buscar “desfrutar” das imundícias nele oferecidas. Mentiras, sexo fora do matrimônio, inveja e tudo que faz parte das obras da carne, faz parte dos conformados ou mais cedo ou mais tarde vai fazer, tudo faz parte de um processo em que se conformando é atraído pelo mundo e suas tentações, sendo engodado pela atração que existe entre quem está ligado no  e as coisas do mundo.
Sejamos transformados por Cristo e transformadores deste mundo, agindo assim como luz no meio das trevas, buscando a Deus enquanto é tempo, antes que o mal tome posse da nossa alma e deixemos de estar no centro da vontade de Deus, desfrutando da íntima comunhão com Ele, que é o que de verdade preenche a nossa alma.


·        A APLICAÇÃO DO AMOR VERDADEIRO


Ø O que não podemos amar.

Não podemos amar o mundo nem o que nele há, (1 Jo 2:15) “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”.
Não amar a vaidade e nem a mentira, (Sl 4:2) “Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?”

Não amar o dinheiro e isso o que mais vemos hoje, (1 Tm 6:10) “Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”.


Não amar a gloria dos homens e são muitos os que preferem as glorias deste mundo, (Jo 12:42 e 43) “Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus”.


Não ser hipócrita amando com fingimento, (Romanos 12:9) “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem”.


Não amar mais a família do que a Jesus, (Deus) (Mt 10:37) “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim”.


Não ser amantes de si mesmo, (isso não quer dizer que tenhamos que ser relaxados, mas amar a Deus acima de tudo) (2 Timóteo 3:2) “Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos”Cuidado, hoje já estão aí os pregadores do alto estima. Temos que ter cuidado sim, com o nosso corpo sim, ele é templo do Espírito Santo, mas não podemos colocá-lo no primeiro lugar, Deus deve estar em primeiro lugar!

Ø O que devemos amar.

Amar a Deus e ao próximo, (Lc 10:27) “E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo”.


Amar ao Senhor porque Ele nos guarda, (Sl 31:23) “Amai ao SENHOR, vós todos os que sois seus santos; porque o SENHOR guarda os fiéis e retribui com abundância aos soberbos (Dt 6:5) “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder”.

Amar a verdade porque Ele ama a verdade, (Sl 51:6) “Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria”.

Amar a beneficência, (Mq 6:8) “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus”?

Amar a Deus e andar nos seus caminhos, (Dt 10:12) “...O que é o que o SENHOR, teu Deus, pede de ti, senão que temas o SENHOR, teu Deus, e que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma”.

Amar uns aos outros, (1 Jo 4:7) “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”.
Amar os próprios inimigos, (Mt 5:44) “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem”.
Amar a fraternidade, (1 Pedro 2:17) “Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei”.

Amar e guardar os mandamentos de Deus, (Jo 14:15) “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos”

Ø Porque Amar.


Amar uns aos outros porque Ele nos amou. (1 João 4:11) “Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros”.


amá-lo porque Seus preceitos são retos, (Sl 119:127) “Pelo que amo os teus mandamentos mais do que o ouro, e ainda mais do que o ouro fino”.
amá-lo porque o amor cobre transgressões, (Pv 10:12) “O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões”.


Amar porque é mandamento, (Jo 15:12) “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”.


Amar a Deus porque Ele nos ouve (Sl116:1 e 2) “Amo ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. Porque inclinou para mim os seus ouvidos; portanto, invocá-lo-ei enquanto viver”.


Amar aos irmãos porque quem não ama não conhece a Deus, (I Jo 4.7, 8) “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é caridade”.


Amar a Deus sobre todas as coisas, (Lc 10:27) “E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo”


Ø Como Provar que Amamos.

Quem ama tudo sofre, (1 Co 13:1 e 7) “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.  Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.



Quem ama procura ajudar o próximo, (I Co 6:1 e 2) “Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão, olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo”.

Quem ama não se cansa de fazer o bem porque no fim teremos recompensa pelo que fizemos, (Gl 6:9) “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”.

Quem ama é benigno e misericordioso e isso é exigido pela Palavra de Deus (Ef 4:32) “Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”.

Amar e amar até o fim, Jesus deu-nos o exemplo, (Ef 4:32) “Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”.


Amar porque Deus é amor, e Ele será conosco, veja o diz em (2 Co13:11)  “E o Deus de amor e de paz será convosco”.



A obra de Deus deverá ser feita com amor, porque só se vence com amor à obra do Senhor.

Que Deus nos abençoe e nos guarde no seu grandioso amor, em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário