quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Os males causados pela raiz de amargura




Por: Jânio Santos de Oliveira




Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara



 - Duque de Caxias- Rio de Janeiro












“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”( Pv 4:23).

Devemos cultivar a cada dia o fruto do Espírito em nossos corações. Do estado em que os nossos corações se encontrem vai depender esse cultivar, pois sabemos que os espinheiros podem sufocar a boa planta e impedi-la de produzir.

Nós estávamos espiritualmente separados de Deus e separação na Bíblia é igual à morte. Mas, através da redenção que há no sangue do Cordeiro, fomos vivificados, nascemos de novo no momento de nossa conversão. O novo nascimento é espiritual, nosso espírito é recriado em Cristo Jesus e a nossa ligação com Deus é refeita. O nosso espírito já não pode ser tocado por satanás. Passa a existir o novo homem citado em Ef 4.22 -24, que é o homem espiritual em contraste com o velho homem que é o carnal.

O homem é constituído de corpo, alma e espírito, ou mais precisamente: somos um espírito que tem uma alma que habita num corpo.
As nossas emoções, desejos, vontades e raciocínios residem na alma, também chamada de mente.

O "inimigo" sabe que não pode atingir o espírito recriado, então "ele" ataca a alma, as emoções dos crentes desde o ventre materno até o momento da morte física. Não podendo tocar em nossa salvação, o diabo vai querer impedir a produção dos frutos de uma vida santificada.

Muitos crentes vivem uma vida amarga, falando mal de outras pessoas, criticando a tudo e a todos; outros têm medos, traumas e complexos. Não conseguem crescer em suas vidas materiais e espirituais, impedindo o crescimento dos outros. Dos corações crescem verdadeiros espinheiros. Cortar apenas os espinhos, ou apenas mudar as circunstâncias, não vai resolver a causa do problema que está no coração ( Hb 12.15).

A Raiz de amargura é formada através das ofensas, agressões, injustiças, sofrimentos, prejuízos, perdas, decepções, qualquer tipo de mal ou experiências negativas que uma pessoa tenha sido vítima ao longo da vida ou em determinadas situações. Os demônios e o mundo, através das pessoas, têm “mil e uma” maneiras para produzir isso em todas as pessoas. O “inferno” trabalha com esse instrumento o tempo todo. E quando as pessoas usadas são evangélicas, os efeitos dessa arma são ainda maiores.

Os principais objetos contra os quais se concentram a raiz de amargura são: Pessoas, circunstâncias da vida e o próprio Deus. Muita gente vive cheia de amargura contra tudo e especialmente contra Deus. Onde houver qualquer tipo de raiz de amargura, há aprisionamentos espirituais e uma ação contínua de tormentos.

As formas através das quais a “raiz de amargura” se manifesta são: ressentimento, mágoa, ira, ódio, contenda, inimizade, tristeza, frustração, incredulidade, murmuração, maledicência, sentimento e impulso de vingança e etc. Na verdade a “raiz de amargura” abre as portas para todas as obras da carne ( Gl.5.19-21).

Conforme está no texto bíblico, a amargura tem RAIZ. Quando ela é recebida e/ou encontra espaço em uma pessoa, vai se enraizando cada vez mais na alma dela e aprisionando o seu espírito. Esse enraizamento passa do consciente para o inconsciente das pessoas e as atormentam por toda a vida.

Muita gente se converte, mas não se livra/liberta da raiz de amargura, por isso começam a vida cristã com entusiasmo e alegria, mas depois de algum tempo esfriam e/ou abandonam o Evangelho, a Palavra de Deus, o povo de Deus (a igreja) e Jesus Cristo.

A “raiz de amargura” é uma poderosíssima arma maligna contra os filhos de Deus, e não importa quantos anos de vida vitoriosa um crente tenha tido. Ao dar lugar a ela, sua fé começará secar; as obras da carne começarão a crescer nele e logo os demônios o neutralizarão.

Muita gente se converte, mas não se livra/liberta da raiz de amargura, por isso começam a vida cristã com entusiasmo e alegria, mas depois de algum tempo esfriam e/ou abandonam o Evangelho, a Palavra de Deus, o povo de Deus (a igreja) e Jesus Cristo.

O que gera e produz a “raiz de amargura” não são necessariamente os males, ou prejuízos, ou ofensas, ou agressões, etc, que uma pessoa ou situação possam nos causar, MAS É A FALTA DE PERDÃO.

Podemos verificar a amargura pelas seguintes atitudes:

I. Se estivermos maquinando maneiras de vingar-nos na primeira oportunidade.

3. Fale sobre algumas atitudes que são formas de vingança “velada” ou inconsciente.

4. Você já usou essas atitudes de vingança “veladas”

II. Se há recordação até dos mais íntimos detalhes de um evento que aconteceu há muito tempo.

5. Você já se flagrou “viajando” numa amargura?

III. Se nos sentimos ressentidos, e devido a isso estamos tratando de justificar o ressentimento dizendo “eu tenho razão”.

6. É muito comum para você justificar que sua amargura tem razão?

Um exemplo: A amargura de Simão (At 8. 9-11; 18-23)

8. O v. 23 diz que Simão estava cheio de amargura; o que você acha que estava causando tal amargura? (inveja; pelo fato de que o “novo poder” que os apóstolos traziam os colocava no centro da “mídia” onde ele havia estado por muito tempo)

9. Você percebeu esse tipo de inveja amargurada no meio de alguma igreja?

10. Isso pode acontecer no seio da família também?
A inveja pode gerar amargura para com os líderes, irmãos, e até mesmo com Deus (At 8.23).

RAIZ DE AMARGURA

Uma Armadilha satânica e infernal
Amargura é a principal armadilha do diabo para neutralizar e controlar as obras da carne, reimprimindo paixões mundanas nas almas das pessoas que provaram conversões verdadeiras, enchendo-as de terríveis espíritos de incredulidade, depois de terem provado, experimentado Jesus Cristo verdadeiramente (1 Pe 2:1-3 ; Hb 12.15) isto é uma advertência de Deus ao nosso espírito.

A “RAIZ DE AMARGURA” é uma poderosa arma maligna contra os filhos de Deus, não importa quantos anos de vitoria em Cristo você tenha tido. Ao dar lugar à amargura, sua fé começará secar, as obras da carne começaram a aparecer e a crescer, logo os demônios neutralizará você e ti dominarão. Alguns se tornam incrédulos, depois de anos de vida em Cristo. Isto é o da amargura.

A “RAIZ DE AMARGURA” ela é formada através de ofensas, agressões, injustiça, sofrimentos, prejuízos, perdas, decepções, qualquer tipo de mal ou experiências negativas que uma pessoa tenha sido vitima ao longo da vida ou determinadas situações. O inferno trabalha com esse instrumento o tempo todo. E quando pessoas evangélicas são usadas, o efeito é ainda maior.

As formas através das quais à raiz de amargura se manifesta são: ressentimento mágoas, ira, ódio, contenda, inimizade, tristeza, frustração, incredulidade, murmuração, maledicência, sentimento e impulso de vingança e etc. A raiz de amargura abre as portas para todas as obras da carne e para vários demônios. GL 5.19-21.

Muita gente se converte, mas não se livra da raiz de amargura, começam a vida cristã com entusiasmo e alegria, mas depois de um algum tempo esfriam-se ou abandona o evangelho e deixam de freqüentar a igreja.

A maior parte das enfermidades, doenças e sofrimento físicos, emocionais e derrotas, são causadas pela a raiz de amargura, pelos ressentimentos e ódios enraizados. A raiz de amargura é a grande causa de infidelidade conjugal e destruição de muitos casamentos, famílias, suicídios e até homicídios.

A cura e libertação fazem parte da obra de Cristo na cruz (At. 2.21 Rm. 10.9,10: Jo 10.9,10 e 8.36).

O que gera e produz a “raiz de amargura” não são necessariamente os males, ou prejuízos, ou ofensas, ou agressões, que uma pessoa ou situação possam nos causar, MAS A FALTA DE PERDÃO. Não importam os males que nos tenham causado.

Muitas pessoas passam a vida toda sofrendo ofensas e agressões — algumas começam no útero, seguem no nascimento, na primeira infância, na segunda infância. Estamos o tempo todo expostos a isso. E a “raiz de amargura” vai para o subconsciente e inconsciente da pessoa.

Conseqüências da amargura

I. A alma amargurada impede que entendamos os verdadeiros propósitos de Deus em determinadas situações.

11.Como você entende essa conseqüência?

II. A alma amarga contamina a outros. Por meio de suas palavras cheias de amargura o amargurado busca adeptos à sua causa. E quem se une a ele é seu amigo e quem não se une é seu inimigo.

12. Você já se arrependeu por ter contaminado alguém com sua amargura?

III. A alma amarga dá lugar ao diabo e entristece o Espírito Santo. (Ef.4.26-27; 30,31).

13. Já conseguiu perceber que sua comunhão com o espírito diminui quando você esta amargurado?

A alma amarga pode afetar a saúde ( Tg 3.5-6)

14. Que problemas físicos você sabe que são causados por dor de amargura guardada no coração? (úlceras, gastrites, problemas neurológicos de todo tipo, problemas na pele .)

Como se libertar da amargura:
a – Reconhecer que o que estamos sentindo é pecado e arrepender-nos de senti-lo (Hb.12.14);

b – Não justificar que temos razão para sentir-nos assim, nem por isso deixa de ser pecado;

c – Perdoar ao ofensor como Deus nos perdoou (Ef 4.31-32; Mt.18:23-35);

d – Se a pessoa não reconhece o erro, devemos fazer a nossa parte com amor; perdoar-lhe e pedir-lhe perdão.

e _ Compreender que todo sentimento contrário à vontade de Deus, expresso em sua Palavra, deve ser eliminado da nossa vida para que o projeto de Jesus se cumpra em nós, e sejamos vitoriosos.

f _ Desabafar nosso sentimento de amargura com alguém que esteja preparado para nos ouvir, orando com esta pessoa para que Deus faça uma cura em nosso coração e nos liberte da amargura.

Acerte as contas.

Nós devemos estar dispostos a acertar a nossa vida com aquelas pessoas que ofendemos e magoamos, ou contra quem pecamos. Isso pode ser às vezes tremendamente duro, mas é o único caminho para a libertação da culpa e da acusação interior. (Ez. 33.15,16).

Ensina-nos a Palavra de Deus: Restituir os danos causados. Certo senhor escreveu para um Hotel, perguntando como fazer a restituição de um acolchoado que levara do Hotel quinze anos antes.

Um homem chegou de certa feita a uma casa e falou com o dono: O senhor se lembra daquele seu cachorro que desapareceu há vinte e cinco anos atrás? Eu o roubei, vim acertar tudo com o senhor. Ah, como é penoso passarem doze, quinze, vinte e cinco anos, passar uma vida e não poder ter paz.

Se você tem um problema na sua consciência vá ao Senhor Jesus. Acerte sua vida com Ele. Confesse seu pecado a Ele. Vá àquela pessoa que você magoou, ou defraudou, ou feriu, e acerte tudo com ela. O caminho para lá poderá ser duro, terrível mesmo, mas o caminho de volta será leve, glorioso, feliz. As vezes existe um pecado em nossa vida que cometemos contra Deus e que confessamos a Ele e mesmo assim não obtemos paz.

O que fazer então? Procure um Pastor espiritual em quem você confie e abra o seu coração. Peça que ore junto com você até que a paz volte a reinar. Meu amigo realmente não podemos orar o Pai Nosso e dizer: Perdoa-nos as nossas dívidas, sem uma sincera disposição para reconhecer, confessar e acertar os nossos pecados com o Senhor Deus e com os homens.

Pai, eu estou disposto a perdoar...,

pelo perdão que recebi. Estamos estudando a única petição do Pai Nosso que Jesus julgou necessário comentar. Após ensinar esta oração, Ele disse: Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celeste vos perdoará: porém se não perdoardes aos homens as suas ofensas, tão pouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. Vemos então a importância de perdoarmos aos outros. (Ef. 4.32).

Não podemos receber o perdão de Deus se nos recusarmos a perdoar em nosso coração aos nossos ofensores.

Poderíamos pensar: Mas que lei mais dura e difícil. Não, não é assim. Realmente é Deus em sua misericórdia e em seu amor por nós, querendo nosso bem. Quando nós não perdoamos, raízes amargas brotam em nossos corações, perturbam a nossa vida, e contaminam outras pessoas.

Quantas pessoas amarguradas estão não só perturbando a sua vida, mas também a de outros porque se recusam a perdoar. O perdão é a pá com a qual poderemos desenterrar e eliminar todas as raízes amargas de nossa vida. Você carrega um rancor, um ressentimento, quem sabe até ódio, em seu coração? Com isso, você está se destruindo a si mesmo com esta amargura. Para o seu próprio bem, Deus ensina que você deve perdoar então Deus te perdoará e te encherá do seu Santo Espírito.

Que Deus nos ajude e nos dê forças para assim fazermos, em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário