quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Os 5 erros de Ló e as advertências para nós



Por: Jânio Santos de Oliveira


Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara

- Duque de Caxias- Rio de Janeiro


janio-estudosteolgicos.blogspot.com






Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus a Paz do Senhor!

(Gn 12: 1-5. 13: 1-13, 14-18).
Quando Deus chamou a Abrão Ele o chamou para uma aliança. 


Quando Deus nos chama Ele nos chama para uma aliança. Deus convidou a Abrão para seu pai de nações.

Deus estava separando Abrão para um novo tempo. Deus queria tirá-lo do meio da idolatria de seu povo, queria ensiná-lo a ser diferente. Deus havia dado uma ordem a Ele. Para sair só. Ele e sua mulher e mais ninguém.

Quando Deus nos fala algo devemos obedecer, pois quando obedecemos caminhamos para a conquista, pois a nossa conquista vem da obediência em fazer tudo que o Senhor deseja que seja feito. Deus disse isso a Josué. Deus disse para Josué obedecê-lo.

Mais Abrão não entendeu o que era obedecer, por isso levou consigo Ló seu sobrinho. Enquanto as coisas vão bem as nossas escolhas erradas não pesam e tudo aparentemente vai bem. Enquanto não havia problemas Abrão e Ló iam muito bem. Mais logo vieram as contendas dos pastores de ambos.

Pois a região onde eles estavam não era uma região fértil e com pouca água. Então as contendas começaram, fazendo que os dois Abrão e Ló se separassem. Daí veio a grande surpresa para todos nós.

Vs. 8-9 Abrão chama Ló para fazer um acerto de localidade. Um iria para um lado e outro para bem distante onde não haveria mais contenda entre seus pastores. Uma terra não pode sustentar dois pensamentos, duas escolhas. Os pastores de Abraão e os pastores de Ló não se davam bem havia contendas entre eles.

Muitas pessoas começam sua vida com Deus e depois acabam derrotadas. A derrota dessas pessoas não é por falta de força, mas por falta de uma revelação da vontade de Deus; agem por vista e sem fé. Dn; 11: 32 “o povo que conhece ao seu Deus, se tornará forte e ativo”. Precisamos conhecer a Deus, conhecer a sua palavra, conhecer em intimidade, conhecer em pratica e experiência viva. Quando escolhemos de forma natural perdemos a oportunidade de conhecer melhor a Deus.

Quando conhecemos a Deus, não vemos apenas as pessoas atrás das circunstancias, ou somente o inimigo querendo nos atacar, mas vemos o Senhor e o que Ele quer nos ensinar. Existem situações que Deus coloca a frente de nós para nos ensinar a avançar. Há pessoas que desistem com facilidade demais.

(Hb 10: 38-39). Ler. Não podemos retroceder, pois vivemos pela fé. Sua fé não pode esmorecer diante das batalhas. Nossas escolhas determinaram nosso futuro, precisamos ter escolhas baseadas em Deus e não em nossas vontades e não no que vemos. Ló foi um jovem que na sua força escolheu somente o que aparentemente foi bom aos seus olhos. Ló foi egoísta e se deu mal por não ser humilde e correto.

• Abrão sendo mais velho e responsável pela promessa deveria escolher primeiro, mas deu ao sobrinho a chance de se beneficiar. O que Ló deveria ter feito era não aceitar a escolha, pois o tio deveria de escolher primeiro. Ló havia prosperado por causa de seu tio.

• Mas Ló não fez como deveria ser feito ele escolheu primeiro. E o pior escolheu conforme a carne, conforme seus olhos poderiam ver. Ló não consultou a Deus em nada ele simplesmente escolheu o que naturalmente era melhor. Ele viu a campinas do Jordão.

• Vs. 10. Fala que Ló levantou os olhos. Isso nos fala de olhar para longe, de ser esperto de calcular o objetivo. Naturalmente Ló foi espetacular. Ele observou bem toda a região, a água os pastos a cultura do lugar.

• Ló foi fazer suas tendas a porta de Sodoma. Quando escolhemos com a nossa vontade baseados em nossa carne estamos construindo nossas tendas as portas de Sodoma. Ló foi iludido pelo mundo, pelos prazeres da carne, pelo poder, pela riqueza. Ló era juiz em Sodoma, ele se assentava a porta da cidade. Ló era empurrado pelas correntezas do mundo. Ló teve que ser tirado a força de Sodoma pelos Anjos Gn. 19: 16.

Por que amava a cidade e o pecado dela. Ló já estava adaptado as coisas erradas daquele lugar. Quando erramos ao escolher o nosso caminho e fazemos armamos nossas tendas a porta de Sodoma somos como Ló apaixonados pelo mundo caído sem Deus.

• Ló alcançou boa posição social, mas não influenciou ninguém. Ló não deixou marcas na vida da cidade de Sodoma. Gn 18: 22-33. Deus prometera a Abrão não destruí-la se nela houvesse dez justos. Ló ficou lá com sua família. Eram quatro pessoas. Não influenciaram mais seis com sua fé. Para Deus Ló não fez diferença naquela cidade. Ló tocou da mesma forma que os outros tocaram. Ele se anulou, ele se contaminou com todo aquele lugar que era aparentemente bom.

Ló só pensou em sua posição, mas nada ele fez. Quem nós temos influenciado com nossa fé? Será que estamos sendo canal de benção para alguém? Ou estamos sendo como Ló e sua família? Se o Senhor decidisse hoje destruir a sua cidade Ele não faria isso se encontrasse lá quantos justos? Quanto você já influenciou? Seremos 300? Ou muito mais?

• Mais o erro da escolha de Ló não fez somente que ele perdesse tudo que havia conquistado, mas também fez com que ele perdesse sua família. Até sua mulher morreu virando uma estatua de sal, pois também amava aquele mundo sujo e sem Deus. Há conseqüências negativas em nossas escolhas erradas. Pagamos alto por escolhermos mal o nosso caminho.

 Veja os 5 erros de Ló:

1. Ele não honrou o seu Discipulador ( v.6)

2. Ele tomou decisões pela aparência ( v.10)

3. Ele fez escolhas sem avaliar as conseqüências ( v.11)

4. Ele não consultou a Deus ( v.12)

5. Ele não soube discipular a sua família ( 19.12,26,33-38)

 Veja as advertências para nós:

(Lc 17.28-30) como no tempo de Ló, vivemos dias de grande permissividade; o tempo atual, não é diferente do tempo de Ló: ao olharmos para a sua vida, vemos vários problemas que o levaram a se tornar como muitos cristãos de hoje em dia: derrotados e despreparados para o momento do juízo, da prestação de contas, da volta de Jesus. Abra o seu coração e tome uma posição hoje diante de Deus.

1. Acomodar ao pecado nos torna insensível

Ló nunca tomava a iniciativa de seguir a Deus. Ele era sempre "levado" por alguém.
Ló, como muitos crentes hoje, tinha feridas nos seus sentimentos. Isso o impedia de reconhecer os seus próprios erros, voltar atrás e ser curado;

Ló não entendia que Deus estava usando as circunstâncias para advertí-lo. Acabou capturado pelo inimigo (Gn 14.11-12);

Ló, mesmo liberto com a ajuda se seu tio Abraão, não aprendeu a lição e voltou a viver em Sodoma, que estava prestes a ser destruída por causa do juízo de Deus (Gn 19.13);
Ló, mesmo liberto com a ajuda se seu tio Abraão, não aprendeu a lição e voltou a viver em Sodoma, que estava prestes a ser destruída por causa do juízo de Deus (Gn 19.13);

Ló escolhera armar as suas tendas em Sodoma (Gn 13.12). Ele sabia que as pessoas de Sodoma e Gomorra estavam praticando a iniqüidade, mas Ló, mesmo crendo em Deus, não saiu daquele lugar ainda que visse toda maldade daqueles homens (Gn 13.13);

Ló estava numa situação tão lamentável que os anjos do Senhor recusaram-se a entrar na sua casa (Gn 19.2). Somente depois de muita insistência é que os anjos do Senhor concordaram em entrar (Gn 19.3) e Ló os fez seus hóspedes;

2. Saia do pecado enquanto ainda há tempo

Ló estava sendo pressionado pelos anjos a tomar posição frente aquela situação (Gn 19.15). Mas Ló demorava-se! (Gn 19.16) Apesar da sua infidelidade vemos a misericórdia do Senhor livrando-o por causa da intercessão de seu tio (Gn 18.23-32);

Ló agora é levado para fora da cidade pelos anjos do Senhor, juntamente com sua esposa e filhas. Mas a sua esposa, apesar de ter sido salva da destruição, olhou para trás (para sua vida velha, para os seus bens materiais, para os seus parentes, etc ...) e virou uma estátua de sal (Gn 19.26); Jesus nos chamou para sermos o sal da terra mas, se amarmos mais este mundo, corremos o risco de nos tornarmos, também, uma "estátua de sal" (Mt 5. 13);

Ló agora dá o seu último passo em direção a apostasia (Gn 19.30-36): Suas filhas o embriagam e acabam concebendo do próprio pai, praticando assim o incesto;
Ló agora se torna, ao mesmo tempo, pai e avô de uma geração amaldiçoada: os moabitas e os amonitas (Gn 19.36-37; Dt 23. 3).

Muitos cristãos estão perdendo a batalha contra o inimigo nos lugares celestiais, porque ainda não tem ganho a batalha em sua mente. Não podemos conquistar as fortalezas espirituais em lugares celestiais, sem que primeiro tenhamos conquistados as fortalezas espirituais que satanás tem levantando em nossas mentes.

"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento (mente) e de todas as tuas forças". Mc 12.30
Para Deus, é muito importante como está a tua mente. Não haverá progresso se nossa mente não se colocar em harmonia com Deus.
De todos os seres criados, o homem é o único que tem capacidade de pensar, porque é o único que foi feito à imagem e semelhança de Deus.

Se desejarmos, cumprir este primeiro mandamento, temos que prestar atenção à situação de nossa mente. É impossível poder amar ao Senhor com toda a nossa mente se uma parte dela, todavia, não se submete à Sua vontade. "O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos". Tg. 1.8; outra versão diz: "O homem de mente dobre é um homem com mente dividida". A inconstância espiritual que observamos em muitos cristãos é resultado de uma mente dividida.

Com uma parte tenta agradar a Deus e, com outra, tem comunhão com o sistema deste mundo.

"A vós também que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento (mente) pelas vossas obras más". Cl 1.21. Paulo nos diz claramente nas escrituras que , antes de sermos salvos, nossa mente estava em inimizade com Deus, ao pensar independentemente de Deus.

O que o homem faz é conseqüência do seu pensamento. "Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente". Gn 6.5.

Embora o homem tenha sido reconciliado com Deus por meio do sangue de Jesus Cristo, precisamos decidir que nossa mente tenha pensamentos que nos levem a manter uma vida de comunhão com Deus.

Se quisermos agradar a Deus, tem que haver uma transformação em nosso modo de pensar e atuar.

"Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, e éramos por natureza filhos da ira como também os demais". Ef. 2.3

Temos que entender que a carne por si só não pode fazer nada, sem que primeiro, receba ordem de sua mente, que foi a primeira que desejou e cobiçou.
O cristão tem a vantagem de poder controlar seus pensamentos porque tem a sua disposição a vida de Deus, a Palavra e o Espírito Santo. Se tua mente não está em comunhão com Deus, estará em comunhão com o mundo.

"Pensai nas coisas que São de cima, e não nas que são da terra". Cl. 3.2
Deus espera que as pessoas que nasceram de novo coloquem sua mente nas coisas do espírito. É o poder da ressurreição em nós que nos capacita a dirigir nossas mentes para as coisas de Deus.

Quando a Bíblia diz: pense nas coisas lá de cima, não está dando uma sugestão, mas uma ordem.

Não vamos controlar nossos desejos e impulsos da carne se primeiro não tivermos o controle dos pensamentos que os ativam.
A Bíblia diz como o homem pensa em seu coração indicando que quem controla sua mente terminará controlando também o seu corpo.

Note que não podemos amar a Deus, com o nosso corpo, sem que tenhamos amado com a mente.
"Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; Eu serei o seu Deus". Hb 8.10

Hoje vivemos um novo pacto o qual foi instituído com a morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.
Este pacto é superior ao que foi instituído com Moisés no Sinai, porque promete uma transformação radical na pessoa que aceita.

Esse pacto se realiza à medida que a pessoa permite que Deus coloque Suas leis em nossa mente.
Note como é importante receber a Palavra de Deus em nossa mente para que a mesma seja escrita em nosso coração.

Lembre-se que Deus não faz nada em tua vida que você não deseje.
Quando há uma decisão de colocar a Palavra de Deus em primeiro lugar, Deus a coloca em tua mente e a escreve em seu coração.

Alguns ficam se perguntando: "Será possível que um cristão possa sofrer qualquer influência de satanás em sua vida?".

Há muitos cristão que vivem uma fantasia espiritual dizendo: "Se eu ignorar o diabo, ele vai me ignorar também. Satanás não pode entrar em nosso espírito, mas pode atacar nossa mente", por isto Paulo diz:"Não deis lugar o diabo". Ef 4.27

Tiago diz: "Resisti ao diabo e ele fugirá de vós" . Tg 4.7 Satanás sabe que você jamais negará sua fé no Senhor Jesus Cristo, não pode entrar no seu espírito, por isso, tenta atingir sua mente.
Satanás conhece muito bem o funcionamento da mente humana. Sabe que se conseguir manter sua fortaleza na mente do cristão, quatro coisas acontecerão:

1 - O espírito não tem liberdade de expressão;

2 - A pessoa não tem paz em seu relacionamento e comunhão com Deus;

3 - Sua mente será um instrumento para fazer o corpo pecar;

4 - Não há autoridade espiritual para lutar contra as obras do diabo.

Percebe a importância de entender o funcionamento da mente da pessoa que é nascida de novo?

A mente é o campo principal da batalha dos filhos de Deus, ali se decide a vitória ou a derrota, se caminho em santidade ou caminho na carne, se terá um corpo sadio ou enfermo.
Aquele que ocupa o maior tempo em tua mente, será quem terá controle para levar vantagem em seu reino. Você decide se é Deus ou o diabo.

Por que tenho lutas? Esta é uma das muitas perguntas que muitas pessoas sinceras se fazem, quando descobrem que a vida cristã nem sempre é um jardim de rosas. Às vezes as pessoas não entendem este conflito, e têm optado por separar - se do serviço de Deus, porque satanás tem convencido que não são salvas, porque se fossem salvas não teriam tantas lutas.

Jesus vai voltar e este momento está cada vez mais próximo. Segundo a Palavra de Deus, se não houver arrependimento sofreremos igual juízo ao de Sodoma e Gomorra por causa da malignidade que prospera debaixo dos nossos olhos.

Ló foi julgado porque não fazia nada por aquela situação! Ele via tudo, mas não falava nada! A sua esposa estava tão apegada a cidade que olhou para trás. Que possamos continuar a caminhando firme com o Senhor, rumo à Canaã celestial, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário