quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Apenas uma Palavra de Jesus





Por: Jânio Santos de Oliveira




Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara -



 Duque de Caxias- Rio de Janeiro





Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

O tema que estaremos desenvolvendo é bastante sugestivo, pois na época em que aqui esteve bastava Jesus proferir uma só palavra para o milagre acontecer.

As suas Palavras eram fruto de uma Vida de oração de comunhão com Deus e o Espírito Santo. E nós temos se apossado desse poder?

Lembremo-nos: Deus tem colocado à disposição de cada um dos seus servos a mesma quantidade de poder.

A Palavra do Senhor Jesus é cura para a alma e para o corpo. Vejamos agora o poder das palavras proferidas por Jesus:

I. A Palavra de Jesus para o Centurião

(Jo 4.46). Alto funcionário público, assim como Naamã. (2 Re 5).

Por causa do alto grau de conhecimento da letra, querem ser recebidos com recepções para que vejam que é verdadeiro homem de Deus. Precisamos sim de vigiar, e analisar se é verdadeiro, porque são muitos os falsos profetas no mundo de hoje. Muitos querem ver o milagre para depois crer na Palavra do Senhor. Mas muitos deles vêem a verdade e continua no engano.

Aquilo que a Palavra de Jesus diz que uns querem ser tocado e ver fisicamente acontecer com outros, para depois crer em Jesus. A fé na Palavra de Deus é a fonte de todo o segredo da cura espiritual e física.

(Lc 7.8) Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados sob o meu poder, e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.

Quando encontramos exemplos na bíblia de homens que agradaram a Jesus, não podemos desperdiçar a chance de aprender como alcançar esta maravilha. Jesus é a encarnação do próprio Deus. Ele era chamado filho de Deus, porque filho, no significado espiritual da palavra, nada mais é que a expressão do Pai.

Portanto, se agradamos a Jesus, é porque agradamos a Deus. Pois o relato bíblico nos informa que um centurião romano, isto é, um homem separado da comunidade de Israel, gentio, adorador de deuses estranhos, agradou demais a Jesus.

Nesta história, podemos observar três aspectos importantes e que servem de modelo para todos os cristãos. O primeiro deles é o amor ao próximo. Toda a lei de Deus se resume no amor, e este centurião mostrou que amava o seu criado. Ele foi até Jesus interceder para que pudesse fazer alguma coisa.

Ele não pediu algo para si mesmo, ou para beneficio próprio, mas se humilhou, mesmo sendo romano e centurião – cargo elevado na época, responsável por cem homens – e foi até Jesus pedir por outra pessoa. Certamente isto agradou a Jesus, pois imediatamente respondeu: “eu irei curá-lo”.

. Ele respondeu, não precisa basta uma palavra. Podemos notar que o centurião romano entendeu os propósitos de Deus, ele compreendeu que o mundo espiritual era uma realidade. Ou seja, ele viu que Jesus não era um mágico, um feiticeiro, um enganador, mas ele poderia resolver os seus problemas bastando apenas dizer uma palavra.

Ele entendeu que acima de Jesus havia um ser supremo, e que Jesus tinha soldados a sua disposição, assim como ele.

Interessante observarmos que o centurião romano não estava em uma sinagoga, não tinha as escrituras debaixo do braço.

Talvez ele tenha visto Jesus curar cegos, aleijados, ressuscitar mortos. O fato é que a fé vem através do ouvir e ouvir a palavra de Deus. Este homem deve ter visto Jesus pregando, e fazendo milagres, pois ele se aproxima com temor, acreditando fervorosamente que somente ele poderia resolver aquela situação.

Para recebermos de Deus o milagre que estamos clamando, é necessário estarmos no caminho certo. Jesus falou: Eu sou o caminho a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai a não ser por mim( Jo 14.06).

Ao ouvirmos a palavra de Deus, somos transformados pelo poder do Espírito Santo de Deus. Aquele que roubava não rouba mais, aquele que matava não mata mais, aquele que mentia não mente mais, aquele que prostituía não prostitui mais. Eis que tudo se fez novo, nova criatura é em Cristo Jesus. Jesus falou ao centurião: seja conforme a sua fé.

E imediatamente o servo do centurião foi curado. Jesus passa a advertir as pessoas dizendo que muitos sentariam a mesa com Abraão, Isaque e Jacó, mas muitos do Reino iriam para o inferno.

Ou seja em outras palavras: não importa o que você fez no passado, se você confessar Jesus como único e suficiente salvador, basta uma palavra, você irá para os céus. Os legalistas, os religiosos, os acusadores, os que fazem acepções de pessoas, o joio, as raposas, que estão infiltrados nas igrejas, se não converterem realmente a Deus, deixando cair a máscara da falsidade e do fingimento, Jesus falou que iriam para o inferno.

Jesus não faz acepções de pessoas, se fosse um pai pedindo a cura para o filho, Jesus iria curá-lo, se fosse um pobre, rico, branco, negro, ou de qualquer nacionalidade, Jesus curaria da mesma forma. O fato é sabermos aproximarmos de Jesus.

A humildade, o ouvir a palavra, e o não fazer acepções de pessoas, faz com que recebamos o milagre de Deus. É claro que surgirão perseguições.

Por quê? O diabo não quer que você receba o seu milagre, para isto ele fará de tudo para que você desista facilmente, pare de ler a Bíblia, pare de orar, pare de freqüentar o lugar aonde a Igreja se reune, enviando para sua mente palavras negativas, usando pessoas da família, ou até mesmo do trabalho.

Ele sabe que se você permanecer firme nos caminhos do Senhor, as bênçãos irão ao seu encontro, basta uma palavra, ou seja, dizer : tudo posso naquele que me fortalece ,se Deus é por nós quem será contra nós?, o sangue de Jesus tem poder, para recebermos o milagre.

Quando o centurião romano procurou Jesus, ele simplesmente aproximou da bíblia. Jesus era a Bíblia ambulante, o Verbo que se fez carne. ( Jo 1:1).

Se você não fizer como o centurião romano, Deus continuará Deus, operando milagres nas vidas das pessoas.

E, você continuará sendo um nada, pois Deus sem você é Deus, e você sem Deus é nada. Creia que Jesus pode fazer a transformação em sua vida, basta uma palavra de fé, aceite a Jesus como único e suficiente salvador, e terás a salvação e a vida eterna. (Rm 10:09 ;Jo 8:32

II. A cura do Servo de um oficial

(Jo 4 :48,49,50).

(V.46) Dirigiu-se, de novo, a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. Ora, havia um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum.

47 Tendo ouvido dizer que Jesus viera da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele e lhe rogou que descesse para curar seu filho, que estava à morte.

48 Então, Jesus lhe disse: Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis.

49 Rogou-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra.

50 Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu.

51 Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, anunciando-lhe que o seu filho vivia.

52 Então, indagou deles a que hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: Ontem, à hora sétima a febre o deixou.

53 Com isto, reconheceu o pai ser aquela precisamente a hora em que Jesus lhe dissera: Teu filho vive; e creu ele e toda a sua casa.

54 Foi este o segundo sinal que fez Jesus, depois de vir da Judéia para a Galiléia.

Onde está a fé? Certo pregador afirmou que grande parte do milagre está em obedecer a Palavra de Deus. E dessa forma podemos olhar para esse texto hoje (Jo 4:46-54)

O nobre que o texto se refere certamente havia ouvido falar de Jesus, do milagre de transformar a água em vinho e possivelmente, devido a essa fama decidiu ir até Jesus. Porém, percebe-se no texto que ir até Jesus, falar com Ele, pedir, não foi tudo o que aconteceu. Ao ouvir as palavras do Senhor dizendo VAI, aquele pai teve que crer não somente na fama, mas teve que aceitar o que o Senhor lhe havia dito e IR.

Possivelmente muitos hoje em dia teriam virado as costas para Jesus e ido atrás de um médico, outra religião, enfim, buscariam outras fontes (‘eu pedi e nada aconteceu…’).

E ao se depararem com o milagre realizado, dariam a glória ao seu esforço, ao médico, ao medicamento, ao fulano de tal que fez alguma coisa, menos a Deus.

Assim, que a Palavra de Deus possa falar profundamente em nossos corações a ponto de crermos que trata-se da verdade. Que possamos tomar posse da vitória que ela nos oferece. Que possamos entender o poder que há no nome do Senhor Jesus e que o nosso IR não seja atrás de outras fontes e sim que possamos correr para contar a todos o que o Senhor tem feito por nós.

III. A Palavra de Jesus através dos Apóstolos

Portanto, LEVANTA-TE e ANDE, tome posse da vitória que há em Cristo Jesus!

(At 17:12- 18)Também Paulo e Silas enfrentavam as mesmas coisas que estamos enfrentando hoje. De sorte que disputavam na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam. E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele, e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição.

Hoje os pregadores têm medo da perseguição da mídia, porque os meios de comunicação são imensuráveis, assustadores. Muitos não têm a ousadia que tiveram os homens de Deus no passado, de dar a própria vida por amor do Evangelho de Jesus Cristo.

Homens de Deus “valentes” que depositavam toda sua fé no poder do Espírito Santo de Deus em pregarem o mais puro Evangelho de Cristo com muitos sinais de milagres e maravilhas, enfrentando até a morte. Hoje muitos dizem serem cheios do Espírito, mas são covardes e medrosos até para expulsar um demônio.

Muitos dizem a Palavra que o Espírito Santo não trás espírito de medo!!! Que espírito é esse?
As desculpas são muitas, e até inventam que os tempos dos milagres se acabaram.

Isso, eu mesma ouvi muitos anos na minha denominação adormecida no tempo, já a trinta e cinco anos no Evangelho e nunca tinha ouvido uma pregação sobre Atos dos Apóstolos e batismo no Espírito Santo, até mesmo parecia que não podiam falar sobre a continuação das mesmas obras de Jesus Cristo.

Para eles, Cristo não fazia mais milagres e sinais de maravilhas no meio de seu povo. Quando precisei de um milagre para meus filhos, tive que ir buscar em outra igreja.

E, quando eu fui a primeira a receber o maior milagre, o de ser selada pelo Espírito Santo de Deus, teve forças para buscar para os meus filhos, o milagre da libertação. “Jesus é o mesmo, ontem, hoje e será para sempre. ”

Jesus continua batizando o seu povo no Espírito Santo, curando todas as enfermidades e fazendo milagres e maravilhas.

O povo quer ouvir a Palavra que tem ação, acontecimentos, sinais da verdadeira Palavra de Deus. (Mc 16: 16,17,18) Mas para isso, temos que pagar o preço, das perseguições, dos contradizentes, e até mesmo dos nossos entes queridos (família).(Mt10 :16 - 23)

(Tg 1: 26,27) A verdadeira religião: Guardar-se da corrupção do mundo e dizer não às tentações do diabo, que vem com pratos cheios de iguarias de um rei que são oferecidos constantemente aos servos de Deus, pelas pessoas que mais confiamos. Assim como o diabo usou a boca de Pedro dizendo palavras de carinho a Jesus para não ir a Jerusalém naquele dia.

Diga não às emoções passageiras e desejos do coração, pois só nos levam ao afastamento da verdadeira Palavra de Deus.

Que Deus nos ajude a decretar a vitória sobre as lutas e os problemas que tenta nos afligir, pois assim como há poder nas Palavras de Jesus, igualmente há poder em nossas palavras, pois somos os seus seguidores. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário