terça-feira, 18 de setembro de 2012

A PERSISTÊNCIA FAZ ALCANÇAR O FAVOR DIVINO





Por: Jânio Santos de Oliveira


Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias- Rio de Janeiro



janio-construcaocivil.blogspot.com




A PERSISTÊNCIA FAZ ALCANÇAR O FAVOR DIVINO

Lc 18.1-8


1. A VITÓRIA VEM PELA PERSEVERANÇA


* O Senhor quer a nossa persistência na oração. – (v.1) E contou-lhes também uma de orar parábola sobre o dever sempre, e nunca desfalecer,


* O Senhor quer cumprir seus desejos em nós – (v.2) Dizendo: Havia numa cidade certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem

* O Senhor não é injusto no seu tratamento – (v.3) Havia também, naquela mesma cidade, certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.


Veja a trajetória de Abraham Lincoln:

1816 - Sua família foi expulsa da própria casa. Ele teve que trabalhar para sustentá-la.

1818 - Sua mãe morreu.

1831 - Fracassou nos negócios.

1832 - Concorreu a Deputado Estadual (perdeu)

1832 - Perdeu o emprego. Tentou entrar para escola de direito, mas não conseguiu ser admitido.

1833 - Pegou dinheiro emprestado com um amigo e por volta de 1 ano estava falido. Passou os 17 anos seguintes pagando esta dívida.

1834 - Candidatou-se novamente a Deputado Estadual (ganhou)

1835 - Sua noiva morreu e ele ficou desesperado, desolado.

1836 - Teve um colapso nervoso e ficou acamado por 6 meses.

1838 - Indicado porta-voz da câmara Estadual (derrotado).

1840 - Indicado para o colégio eleitoral (derrotado).

1843 - Candidato ao Congresso (perdeu).

1846 - Candidato ao Congresso - desta vez ganhou e fez um bom trabalho.

1848 - Candidato à reeleição para o Congresso (derrotado).

1849 - Indicado para o cartório de Registro de Imóveis em seu Estado (Rejeitado)

1854 - Candidato ao Senado Americano (perdeu).

1856 - Solicita a indicação para ser vice-presidente na convenção de seu partido - obteve apenas 100 votos (perdeu).

1858 - Candidato ao Senado (perdeu).

1860 - Eleito PRESIDENTE dos E.U.A.

16º presidente dos EUA - Abraham Lincoln

Período: 1861-1865

Profissão: advogado

Algumas de suas frases:
O caminho foi difícil e escorregadio. Um dos meus pés escorregou, empurrando o outro pra fora da estrada, mas eu me levantei e disse a mim mesmo: É Apenas um deslize e não uma queda.– Abraham Lincoln (quando perdeu a eleição para o Senado)

Eu sou um caminhante lento, mas eu nunca caminho para trás.”– Abraham Lincoln
"Sem malícia contra ninguém; com caridade para com todos; com firmeza no correto, que Deus nos permita ver o certo, nos permita lutar para concluirmos o trabalho que começamos; para fechar as feridas da nação..." – Abraham Lincoln
"Faço o melhor que sei o melhor que posso, e o faço até o fim. Se ao final deu certo, não importa o que dizem contra mim." – Abraham Lincoln


Freqüentemente, Obama e Lincoln são comparados: ambos foram advogados e senadores por Illinois, embora Lincoln fosse republicano (moderado).
Na sexta-feira, em sua primeira entrevista coletiva como presidente eleito, Obama revelou que entre as leituras que o ajudaram a preparar sua presidência estavam os escritos de Abraham Lincoln, "sempre uma fonte de inspiração extraordinária".

"O gênio compõe-se de dois por cento de talento e de noventa e oito por cento de perseverança." Ludwig Van Beethoven, Compositor, ALE, 1770-1827.


Um menino, parcialmente surdo, retornou um dia da escola trazendo uma nota dos diretores. A mensagem sugeria aos pais que o retirassem da escola porque ele era "muito estúpido para aprender alguma coisa."A mãe, ao ler a nota, disse: "Meu filho Tom não é estúpido e incapaz de aprender.


Eu mesma o ensinarei." E foi isso que fez. Quando Tom morreu, muitos anos mais tarde, todas as pessoas dos Estados Unidos lhe reverenciaram, desligando as luzes do país por um minuto. Este Tom inventou a lâmpada elétrica e não apenas isto, mas também o filme cinematográfico, o microfone, o toca-discos e aperfeiçoou o telefone inventado. Ao todo ele teve a seu crédito, mais de mil patentes.

Estamos falando simplesmente de alguém chamado Thomas Edison.
Após ter tentado 9.999 vezes aperfeiçoar a lâmpada e não ter conseguido, alguém perguntou-lhe: Você vai ter dez mil fracassos? Ele respondeu: Não falhei. Acabo de descobrir outra maneira de não inventar a lâmpada elétrica.

Jacó lutou com um anjo até o romper do dia e disse :
Não te deixarei ir, se não me abençoares (Gn. 32:26)
Sua perseverança poderá mudar não apenas a sua vida, mas todo o mundo ao seu redor.

O sucesso é resultado de várias tentativas.

Para conseguir derrubar as muralhas, Josué perseverou em ficar dando voltas no muro. (Js 6:1-20)

Para conseguir a cura, Naamã teve que dar sete mergulhos no Rio Jordão. (2 Re 5.14)

E você? O que tem feito para alcançar sua vitória?

2. A VITÓRIA VEM SE REIVINDICARMOS

* O Senhor não tem limitações humanas (v.4) E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens,

* O Senhor não tem disposição contrária (v.5ª)... Todavia, como esta viúva me molesta,

* O Senhor não se negará de nos atender (v..5b)... hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito.


O padrão da dependência divina (Mt 7.7-12)
“ pedi, e dar-se-vos-à; buscai e encontrareis; batei e abrir-se-vos-à.
Porque aquele que pedi recebi ...”



- A dependência honra a Deus. (Mt 6.25-34)

- A dependência revela maturidade. (Fp 4.6-9)

- A dependência fortalece a fé. (Mc 9.14-29)

- A dependência afirma a esperança. (Jr 17.5-8)

- A dependência produz paciência. (Rm 5.1-5)

- A dependência Crê na provisão divina. (Fp 4.10-20)

Devemos saber que Deus sempre fará o melhor a nosso respeito.

Manifestação da dependência:


a) Pedir. Três expressões significativas aparecem nos versos 7,8 para ressaltar a dependência. A primeira delas é pedir. Isto não significa que Deus não saiba o que nos convém (Mt 6.7,8), mas estabelece uma relação filial mediante a qual sabemos que ele está sempre pronto para atender os nossos pedidos (Mt 21.22).


Demonstra por outro lado, que nenhuma restrição nos é imposta em nossa relação pessoal com o pai. A qualquer momento as portas do céu estão abertas para aqueles que, confiantemente, se achegam ao trono da graça, onde encontram guarida sob as asas do Altíssimo (Sl 34.15; Hb 13.5).

b) Buscar. O segundo termo que expressa a dependência é buscar. Esta ênfase procura assegurar que jamais seremos abandonados a nossa própria sorte. Todas as vezes que buscarmos ao Senhor de todo o nosso coração vamos encontrá-lo de braços abertos para tratar amorosamente conosco (Sl 37.28; Hb 13.5; Sl 40.16-17). Àqueles que se dispõe a buscar, o Senhor jamais se negará a atendê-lo.


Não é preciso marcar audiência, nem esperar horas e horas na fila, enquanto outros estão sendo atendidos, ou voltar outro dia porque o horário de atendimento tenha chegado ao fim. Agora mesmo temos liberdade de acesso à presença de Deus (Sl 121.4; JÓ 5.17).

c) Bater. A terceira expressão que trata do mesmo princípio – a dependência divina – é bater. Esta seqüência de termos, no grego, é um recurso poético que determina a certeza da disponibilidade de Deus em nosso favor, de modo que, se estivermos dispostos a depender dele, nunca seremos decepcionados, mesmo que em alguns momentos tenhamos a impressão de que as coisas não saíram tão bem como esperávamos (2 Cr 7. 11-15).

É que nossa visão da história é linear, enquanto o Pai vê o todo de uma só vez. Assim o aparente fracasso de hoje é apenas uma etapa do processo vitorioso que Deus já projetou para aqueles que buscam o caminho da dependência divina.

Na relação familiar os filhos revelam maturidade, quando, ao chegar à idade adulta, são capazes de tornarem-se independentes para tomarem as próprias decisões. Já no caso da relação com Deus a maturidade se expressa de forma inversa. Quanto mais o cristão é maduro, mais ele se revela dependente do Pai (Ef 5.17; Is 64.4).


3. A VITÓRIA VEM SE NÓS ACREDITARMOS

* Deus manda deixar os pensamentos duvidosos (v.7ª)...E Deus não fará justiça aos seus escolhidos,

* Deus assegura que responde a todos os clamores (v.7b)... que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?

* Deus sempre se mostra bem generoso conosco (v.8ª)... Digo-vos que depressa lhes fará justiça


I. Aprenda a depender de Deus. A vitória vem Dele.
1. Deus nos dar a vitória. Os homens aprontam os cavalos para a batalha, mas quem dá a vitória é Deus o Senhor (Pv 21.31 ).

A verdadeira força do povo de Deus não reside na eficácia das armas ou de outros meios puramente humanos, mas no poder de Deus e na ajuda que vem dEle.

Pelo seu próprio esforço, portanto, o homem não pode alcançar a vitória, ela é uma dádiva divina .
A vitória não decorre de qualquer atributo humano, mas é fruto do poder divino. Por isso, não temos que temer nem ter pavor quando se nos apresentam as dificuldades, porque temos de ter a convicção de que a vitória não é resultado de uma ação do homem, mas, sim, de um gesto exclusivamente divino. Se o esforço e o bom ânimo devem ser do homem, a vitória é um ato exclusivamente vindo da parte de Deus.

Embora o cavalo tenha de ser preparado para o dia da batalha, a vitória vem do Senhor não é diferente. Aqui deixa-nos bem claro que o cristão deve estar preparado para enfrentar o adversário, deve estar pronto para o combate, mas, também, deve estar consciente de que, neste embate, não é de suas forças e condições que virá a vitória, o triunfo, a salvação, mas única e exclusivamente de Deus. O homem não consegue salvar-se a si próprio, mas sabe que pode ser liberto do inimigo, de sua “espada maligna”, pois esta vitória vem do Senhor.

2. Deus nos dá a vitória através de Jesus. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso SENHOR JESUS CRISTO (Co 15.57 ).


2.1. Ele nos dar vitória sobre as forças malignas; Eu vos escrevi pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e JÁ VENCESTES O MALIGNO. (I João 2.14 )
O autor sagrado mostra aqui aos jovens crentes que lhes é possível derrotarem a satanás. Portanto, a vitória contínua é possível; e ele os exorta a isso

2.2. Ele nos dar vitória sobre as mais severas aflições – (Rm 8.35-37).



Começamos muitos projetos, muitos sonhos, muitas idealizações em nossa vida, em nossa caminhada. Mas você já percebeu o quanto é difícil chegarmos até o fim, o "meio" sempre nos surpreende, nos cala, nos quer fazer parar e desistir.

Não foi assim na Vida de José, Esdras, Neemias e tantos outros personagens que encontramos na Bíblia. Homens que tinham grandes Sonhos, grandes Projetos, grandes Idealizações e que também enfrentaram o "meio", seja no cárcere, seja com os inimigos furiosos querendo fazer com que parassem , mas em todos que foram vitoriosos vemos que não Desistiram, pelo contrario Persistiram, continuaram firmes e constantes. Essa é a grande Lição para nossos Dias precisamos de Persistência no "meio".

Profeta Habacuque nos diz "Aviva tua Obra no Meio dos Anos", ele conhecia o que representava esse período, esse estagio, essa etapa, é por isso ele Clamou pelo avivamento no "meio".


Se estas passando pelo "meio", pelo momento de pensar em parar, desistir, desanimar Clame a Deus.

O que Deus colocou em seu Coração, O Sonho, o Projeto, essa idealização não foi para parar no "meio", mas para perseverar até o Final, Deus esteve com Jose, Esdras e Neemias em todos os momentos, até no "meio" e Ele estará com você também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário