terça-feira, 18 de setembro de 2012

As coisas que Deus "detesta"





Por: Jânio Santos de Oliveira




Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara



- Duque de Caxias- Rio de Janeiro



Jsoliveiraconstrucoes.wordpress.com





Aborrecer quer dizer sentir horror alguma coisa. Abominar é detestar. Quando a Bíblia diz que Deus aborrece e abomina algumas coisas, devemos prestar atenção para evitar tais coisas em nossas vidas



"Seis coisas que o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para a mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos" - Prov. 6:16-19.

As 6 Coisas que Deus "aborrece"

A palavra, na versão Almeida Revista e Atualizada, por "aborrece" é a hebraica SANE‘, que pode significar também: "odeia", "detesta", "tem inimizade". Logo de cara vemos que não devem ser coisas boas, pois raramente a Bíblia menciona algo que o Senhor possa "odiar"... Veja que palavra forte foi escolhida por Salomão, inspirado pelo Espírito Santo!

- "Se eu sei que Deus não gosta (ou "é inimigo") de alguma coisa, por que então eu vou continuar a praticar isso, uma vez que eu O amo?".

Vamos ver que coisas são essas, que o Senhor "detesta":

1. Olhos altivos

A Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) diz: "olhar orgulhoso".

Deus detesta um olhar orgulhoso, ou seja, aquelas demonstrações que nós, pecadores, costumamos dar com relação a coisas que, no fundo, não têm tanta importância. Vejamos alguns exemplos:

Uns podem ter orgulho de uma casa grande e luxuosa; Outros, de um carro importado de último tipo; Outros, de um título acadêmico (doutorado, por exemplo); Há, ainda, aqueles que podem ter orgulho de seu "sobrenome", ou de sua "raça" ou "etnia". Recentemente está se tornando comum até mesmo as demonstrações de "orgulho" por uma opção sexual diferente da heterossexual.

. Os olhos altivos de Saul foram a causa da perda do seu trono. Saul era orgulhoso e todo orgulhoso é rebelde. Todo orgulhoso é altivo de espírito. Em Provérbios 16:18 a Bíblia diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda”. A altivez de espírito de Saul aborreceu Deus que tirou o trono de Saul e o deu a Davi, um jovem rapaz que a Bíblia descreve como sendo um homem que andava segundo o coração de Deus. Quando andamos segundo o coração de Deus, nem mesmo os gigantes que se colocam em nosso caminho podem nos deter. O gigante Golias subestimou Davi e caiu. Quando andamos segundo o coração de Deus, sem altivez de espírito, herdamos posições de destaque e superamos gigantes porque a Bíblia diz em 2 Coríntios 3:5 “não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus”.

Deus não gosta deste tipo de altivez porque dá a impressão que o orgulhoso se acha melhor que as outras pessoas.

a) Olhos altivos são olhos elevados, altos, arrogantes, orgulhosos e presunçosos. Deus sempre condena a arrogância dos homens, pois ela contraria a sabedoria divina. Provérbios 8:12-13 diz: "Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos. O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço."

b) Isaías 2:1-5 profetiza sobre o estabelecimento da montanha da casa do Senhor, uma profecia claramente messiânica. No mesmo capítulo, ele mostra que Cristo viria contra a soberba e a arrogância dos homens (Isaías 2:12-17).

c) Um dos alvos na vida cristã é vencer a altivez. Paulo escreveu: "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão" (2 Coríntios 10:4-6).

d) Deus também aborrece os altivos. Tg 4:7; I Pe 5:5,6

2. Língua mentirosa

. A língua mentirosa de Ananias e Safira, fato narrado em Atos 5, levaram-lhes à morte. Isso aconteceu porque Deus fica aborrecido quando mentimos. Deus não admite mentira, porque Ele é verdade e nos afirma isso em João 14:6 quando diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Jesus é o próprio Deus. No Evangelho de João 1, a Bíblia diz que Ele estava no princípio com Deus e que todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez. Deus não admite mentira nem por brincadeira e diz em sua Palavra que todo mentiroso é filho do diabo e em Apocalipse alerta de que os mentirosos não entrarão no reino dos céus. Não esqueça de que Deus fica muito aborrecido quando você mente, mesmo que seja por brincadeira. De que fica aborrecido quando você conta vantagens para impressionar as pessoas.

A mentira é algo muito triste, pois o pai dela é o próprio diabo (João 8:44). Uma pessoa que se acostuma a viver de mentiras só pode viver uma vida muito triste, pois faz do irreal e fantasioso uma maneira de "mascarar" a dura realidade que às vezes não quer enfrentar.

Existem também aquelas pessoas que mentem para prejudicar outras, levantando boatos, fofocas, maledicências, etc., que só trazem dor e sofrimento.

Deus "odeia" a língua mentirosa. Veja que a Bíblia não diz que o Senhor odeia "o a) Nesta lista de sete coisas que Deus aborrece, três são pecados da língua. Deus odeia a mentira. O mentiroso será castigado por Deus (Salmo 7:12-16).

b) A língua é o membro menor, mas, glorias-se de grandes coisas e causa muitos problemas e embaraços ao justo. Tg 3:1-12

c) Nela está o poder da vida e da morte Pv 18:21

d) O mentiroso não prevalece para sempre Pv 12:19, já diz o nosso povo: é mais fácil apanhar um mentiroso do que um coxo.

e) Este não prevalecera na congregação dos santos. Sl 101:7

f) Os mentirosos não entrarão no céu. 21:8

g) Nunca aprenderam de Jesus que é a verdade Jo 14:6

h) Os tais são filhos do Diabo. Jo 8:44

i) Muitas pessoas confiam mais na mentira que se achando capazes de enganar o mundo e até o próprio Deus, Mt 5:37; Ef 4:25

j) Na sua arrogância, elas não confiam no Senhor (Salmo 40:4).

k) O servo de Deus abandona a mentira e busca a lei do Senhor (Salmo 119:163).

l) Da mesma maneira que Deus aborrece a mentira, a pessoa justa também a aborrece (Provérbios 13:5). pois sabemos que Ele odeia o pecado, mas ama o pecador.

3. Mãos que derramam sangue inocente

. As mãos assassinas de Caim derramaram o sangue inocente de Abel. Caim foi amaldiçoado por Deus. Isso aconteceu porque Deus se aborrece quando derramamos sangue inocente. Inocente é alguém que não tem culpa. Derramar sangue de uma pessoa inocente, por maldade, por falta de controle emocional, mesmo que seja pouco, deixa Deus muito aborrecido. Se as coisas não estão dando certo para você não atribua culpa a ninguém. Não saia por aí distribuindo ofensas e atitudes que ferem as pessoas. Não desconte em quem estão perto de você as suas frustrações, mágoas e decepções. A falta de equilíbrio emocional leva à violência e a violência gera morte. A Bíblia diz em Salmos 140:11 que todo violento será perseguido com golpe sobre golpe. Se você é violento está escrevendo a sua própria sentença e deixando Deus muito aborrecido com suas atitudes.


Aqui se enquadram as diárias manifestações que vemos nos noticiários com relação à escalada da violência em nosso mundo.

Está se tornando comum vermos cenas de assassinos frios, que matam por prazer ou maldade (ou a soma diabólica dos dois). Você já deve ter visto casos de mães que matam o próprio filho, maridos que matam a esposa há quem um dia juraram amar e defender eternamente, esposas que maquinam a morte do marido para ficarem com a herança, filhos que contratam matadores profissionais para exterminarem os próprios pais (quando não o fazem com as próprias mãos!), etc.

Nosso mundo está cheio de "mãos" que derramam sangue inocente. São pessoas que não têm nenhum sentimento de afinidade para com outros seres humanos, e por isso não se incomodam em tirar a vida de outro.

Também podemos aqui incluir uma grande parte de políticos, empresários, servidores públicos, etc., que não se incomodam em roubar o dinheiro que seria usado para matar a fome, ou curar a doença, ou aliviar o sofrimento de pessoas inocentes. Infelizmente o amor ao dinheiro (a raiz de todos os males - 1Tim. 6:10) tem feito com que muitos inocentes sejam mortos diariamente neste mundo mal, injusto e perverso no qual AINDA vivemos.

Deus odeia ver as constantes demonstrações de pessoas inocentes serem mortas (por ação ou omissão) por pessoas que deveriam tratá-las como semelhantes.


a) Deus sempre detestava a violência “violar” dos homens; há homens capazes de violar a própria filha. Em Gênesis 6:13, a violência é citada como motivo para a destruição dos homens no dilúvio.

b) Em Provérbios 24:1-2, aprendemos que o servo de Deus deve procurar ficar longe dos violentos: "Não tenhas inveja dos homens malignos, nem queiras estar com eles, porque o seu coração maquina violência, e os seus lábios falam para o mal."


c) Poucos anos antes de usar a Babilônia para destruir a cidade de Jerusalém, Deus explicou seus motivos para esse castigo. Ele citou, entre os erros “pecados” do povo, a terra cheia de violência (Ezequiel 8:17).

d) Na nossa sociedade, a violência descontrolada é lamentável. Enquanto políticos prometem segurança nas ruas, APROVA-SE O ABORTO, a verdadeira solução será outra.

e) O SUBORNO é outro meio pelo qual as nossas ruas estão manchadas deste sangue. Dt 27:25

f) Pais precisam ensinar seus filhos e cristãos precisam ensinar um aos outros sobre a necessidade de agir pacificamente num mundo repleto de crueldade, o nosso próprio país (Portugal). Quando Deus falou de derramar sangue inocente, ele ajuntou a violência e a injustiça. Deus é perfeitamente justo, e qualquer injustiça é uma rejeição do carácter dele (Deuteronômio 32:4).

g) A pessoa que condena o justo ou justifica o ímpio mostra injustiça e é abominável para o Senhor (Provérbios 17:15; 18:5).

h) Para evitar tal injustiça, devemos lembrar-nos do conselho do sábio em Provérbios 18:17 — "O que começa o pleito parece justo, até que vem o outro e o examina."

i) O homem justo procura ouvir ambas as partes antes de julgar. Jesus disse: "Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça" (João 7:24).

4. Coração que trama projetos iníquos

Você já tramou algo, visando prejudicar alguém?

Hamã tramou projetos iníquos contra Mordecai, tio de Ester e tudo o que havia tramado se voltou contra ele mesmo, porque Deus se aborrece quando tramamos projetos iníquos. Certamente você não se esqueceu de que Deus se torna nosso adversário quando tramamos projetos iníquos, de que coloca seus anjos para impedir que nossos planos se concretizem. Às vezes Deus até permitirá que aquilo que você arquitetou aconteça, mas você pagará no futuro um preço muito alto.

A NTLH diz: "a mente que faz planos perversos". Este "item" parece estar ligado ao anterior, pois muitos destes "projetos iníquos" terão como resultado a morte de algum inocente. Quantas vezes nós mesmos somos alvos deste tipo de "corações"! Pessoas que vivem para prejudicar a vida de quem estão ao seu lado.

Você, talvez, já deve ter sofrido na mão de um colega de trabalho, de escola, ou até um irmão (?) da igreja, que tentou colocá-lo para trás, na tentativa de ocupar o seu lugar. Neste tipo de coração é onde está à fonte dos atentados terroristas, dos “seriais killers" da vida, dos corruptos de plantão, etc.

Deus odeia ver as pessoas gastando seu tempo em coisas que só trarão maldade e sofrimento para a vida de outras, e para as suas próprias.

a) Os ímpios tramam contra os justos. Há tanta injustiça no mundo que pessoas boas ficam desesperadas. Mas, este quadro será invertido. Salmo 37:12-17 diz: "Trama o ímpio contra o justo e contra ele range os dentes. Rir-se-á dele o Senhor, pois vê estar-se aproximando o seu dia. Os ímpios arrancam da espada e distendem o arco para abater o pobre e necessitado, para matar os que trilham o reto caminho. A sua espada, porém, lhes trespassará o próprio coração, e os seus arcos serão despedaçados. Mais vale o pouco do justo que a abundância de muitos ímpios. Pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas os justos, o Senhor os sustém."


b) Para entender melhor a atitude de Deus sobre o "coração que trama projetos iníquos", leia Salmo 50:16-23. Este trecho mostra que até pessoas que dizem ser servos do Senhor e até as que ensinam a palavra de Deus podem ser culpadas desse pecado. Não adianta pregar a palavra de Deus e usar a mesma boca para difamar irmãos. Não deve condenar os ladrões e adúlteros com a boca enquanto participa dos mesmos pecados. (TG 4:11) "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz."

5. Pés que se apressam a correr para o mal

. A desobediência de Adão aborreceu Deus. Seus pés apressaram-se a correr para um mal, apresentado emergencialmente como uma coisa boa. Em conseqüência disso Adão perdeu todas as regalias do lindo paraíso que Deus havia feito para ele.

Os pés de Sansão o levaram a correr para o mal e como conseqüência disso aquele Nazireu, homem consagrado a Deus, forte, valente e destemido foi humilhado diante de um povo incrédulo e hostil. Quando deixamos que nossos pés nos conduzam para o mal, aborrecemos Deus que permitirá que sejamos humilhados e hostilizados.

É impressionante como é fácil ajuntar milhares de pessoas para participarem de festas regadas a muita droga e prostituição (as "revés" estão todas as semanas nos noticiários para provarem isso), ou para as paradas de "orgulho" imoral! Convide esta mesma pessoa para participar de um programa de louvor, e você ouvirá um sonoro "não".

O texto bíblico enfoca a palavra "apressar", ou seja, estas pessoas estão sempre em busca de coisas más, e nada as impede de saciarem seus instintos maldosos.

Deus odeia ver as pessoas correndo atrás daquilo que só lhes causa dor, apesar de parecerem coisas boas e prazerosas... A princípio.

a) Deus criou o homem para servi-lo. Devemos dedicar nossos corpos como sacrifícios vivos para fazer a vontade do nosso Criador e Redentor (Romanos 12:1-2).

b) Nessa lista de coisas que Deus aborrece, os primeiros cinco itens descrevem partes do corpo (olhos, língua, mãos, coração e pés). O pecado é como hímen que atrai as pessoas. Quando a pessoa cede à tentação e corre para o pecado, ela é rejeitada por Deus (Salmo 34:16).

c) Salomão nos adverte sobre o perigo de entrar no caminho dos malfeitores: "Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés; porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue" (Pv 1:15-16).

d) O verdadeiro discípulo tem que aborrecer o mal e ser amigo do bem (Provérbios 8:13; Tito 1:8).

e) Esses conceitos exigem um novo modo de pensar. Deus não pede meramente que não pratiquemos o mal, mas que o aborreçamos. Ele não quer apenas que façamos o bem, mas que o consideremos nosso melhor amigo. Que desafio!

6. Testemunha falsa que profere mentira

É interessante como aqui o escritor bíblico dirige o "aborrecimento" (ou ódio) de Deus diretamente para um ser humano - aquele que gosta de dizer mentiras contra outras pessoas. Veja que há aqui uma diferença sutil para com o primeiro item ("língua mentirosa"), pois as mentiras agora são voltadas a prejudicarem pessoas através de um "falso testemunho".

Deus odeia aqueles que mentem maldosamente para prejudicarem outra pessoa.

Se você não viu, não estava presente no ato do ocorrido, você não pode ser testemunha. Deus se aborrece com aquele que serve de testemunha sem ter presenciado o fato. Deus denomina essa pessoa de falsa testemunha. Deus se aborrece com a falsa testemunha que profere mentiras.

Muitas pessoas aceitam serem falsas testemunhas para se promoverem ou se beneficiarem à custa da desgraça de outras pessoas. É por isso que Deus se aborrece com esse tipo de pessoa. Em II Samuel 2, a Bíblia narra a história de um amalequita que tentou tirar proveito da morte de Saul, inventando uma história fantasiosa. Disse que havia presenciado o fato, disse inclusive que havia participado dele, mas era uma testemunha falsa proferindo mentiras. Irritado o rei Davi, mandou matá-lo. Tome cuidado. Ofereçam o que lhe oferecerem, não seja uma testemunha falsa que profere mentiras porque Deus se aborrecerá com você.

O texto de nossa meditação diz que a sétima e última coisa não só aborrece Deus, mas é por Ele abominada.

A palavra abominação evoca uma atitude de rejeição. No A.T, abominação era tudo aquilo que era rejeitado por ser impuro, reprovável, nojento e maldito. A idolatria e a magia eram consideradas, como ainda são, abominações. Tudo que e abominável afasta as pessoas de Deus.

Agora vem o pior: aquilo que Deus ABOMINA. A palavra traduzida por "abomina" é a hebraica TOWEBAH, que se refere a algo "repugnante", ou seja, é pior que "odiável"... se é que pode existir algo assim!

a) Duas vezes nessa lista de sete itens, Deus inclui a mentira. Não podemos exagerar a gravidade desse pecado. Deus é a verdade, e a mentira não vem dele (Jo 8:44).

b) Todo o mentiroso faz a obra do diabo, toda a mentira é pecado. I Jo 3:8

c) A pessoas que até se desbocam em mentiras. Pv 14:5,25

d) Esta separa os grandes amigos

e) Mentiras não são brincadeiras. Temos que aprender falar a verdade sempre e exclusivamente (Efésios 4:25).

f) Jesus ensinou. Mt 5:37; Tg 5:12

7. O que semeia contendas entre irmãos

Por que será que Deus ABOMINA, DETESTA, ODEIA, REPUGNA aquelas pessoas que provocam brigas entre os irmãos? Mais uma vez aqui o alvo é diretamente a pessoa que age de maneira diabólica ao introduzir brigas, contendas, inimizades no seio das famílias, especialmente da família "espiritual", que é a Igreja.

Infelizmente, sempre existem aqueles "irmãos" que agem de má fé, com fofocas e boatos para destruir a imagem ou a paz de outras pessoas. Você deve conhecer alguém que vive de politicagem para ocupar cargos na Igreja, ou que é uma espécie de "repórter da desgraça", sendo sempre a primeira pessoa a divulgar os boatos e as últimas "novidades" sobre pessoas da Igreja.

Deus não tolera este tipo de pessoas, que gostam de semear a discórdia no seio da Sua amada Igreja.

a) Mais uma vez, encontramos nessa lista um pecado que envolve, principalmente, o uso errado da língua. Contendas são obras de maldizentes. "Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda” (Provérbios 26:20).

b) Há, infelizmente, pessoas neste mundo que se ocupam falando mal dos outros e semeando contendas. Deus detesta tal comportamento. Em Romanos 1:29,

c) Ele inclui contendas entre os piores dos pecados. Contendas “intrigas” separam os maiores amigos. Pv 16:28

d) A soberba é uma das fontes das contendas que dividem irmãos. Provérbios 13:10 diz: "Da soberba só resulta a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria." Provérbios 17:19 afirma o mesmo facto: "O que ama a contenda ama o pecado; o que faz alta a sua porta facilita a própria queda."

e) Contendas são fáceis a começar e difíceis a terminar. Como um pequeno buraco numa barragem facilmente sai do controle da pessoa que o fez, uma pequena contenda cresce de tal maneira que ninguém consegue freá-la. "Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas" (Provérbios 17:14). A melhor maneira de resolver uma briga é não começá-la.

"Não devemos permitir que nossas perplexidades e desapontamentos venham a nos corroer a alma, tornando-nos impertinentes e impacientes. Não haja discórdia, nem suspeitas ou maledicência, para não ofendermos a Deus. Meu irmão, se abrires teu coração à inveja e a vis suspeitas, o Espírito Santo não poderá habitar contigo. Busca a plenitude que há em Cristo. Trabalha de modo por Ele indicado. Que cada pensamento, palavra e ato O revele. Precisas de um diário batismo do amor que nos dias dos apóstolos os tornava todos de um mesmo comum acordo. Esse amor trará saúde ao corpo, espírito e alma. Circunda tua alma com uma atmosfera que fortaleça a vida espiritual. Cultiva a fé, a esperança, o ânimo e o amor. Reine a paz de Deus no teu coração"

É muito bom quando vemos que a Bíblia é detalhista em nos mostrar o caráter de Deus. Como Seus filhos, devemos refletir constantemente sobre as coisas que já sabemos que O desagrada.

Se soubermos que Ele não gosta (odeia ou abomina), então por que ainda as praticamos?

Só mesmo pela graça e misericórdia deste Deus maravilhoso é que podemos, afinal, sermos salvos de nossa vil natureza de pecado!

Semear contendas entre irmãos é fazer fofoca. É ser fuxiqueiro. É gostar de disse-me-disse. Deus rejeita esse tipo de atitude. Deus considera impuro, reprovável, nojento e maldito quem gosta de fofoca, de fuxico, de disse-me-disse.

Semear contendas entre irmãos é uma atitude diabólica, por isso Deus não somente se aborrece como também abomina. Aos olhos de Deus essa atitude é abominável porque afasta as pessoas, encaminhando-as a uma vida de amargura, frustrações, decepções e vingança.

Evite qualquer tipo de fofoca, de fuxico, de disse-me-disse. Quando alguém se aproximar de você para falar algo que denigra a imagem de outra pessoa, seja educado e diga que você não gostaria de saber, tomando essa atitude, você estará se poupando de partilhar com aquele que semeia contendas o seu pecado.

Controle sua curiosidade. Mesmo quando o fuxiqueiro disser a você: “Tem certeza de que não quer ouvir?”. Diga: Tenho!

Quer outra solução? Todas as vezes que uma pessoa lhe procurar para falar algo dos outros aproveite e una suas mãos a dela, firmemente, depois a convide a orar com você naquele momento mesmo. Ore a Deus pedindo que livre aquela pessoa do pecado que Deus abomina. Terminada a oração, dê um abraço em seu irmão e leia para ele o texto bíblico de nossa meditação.

Em Levítico 19:16 a Bíblia diz: “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o SENHOR”. É uma ordem de Deus. Não ande como mexeriqueiro, dando conta da vida de um e de outro, pois a Bíblia diz que cada um dará conta da sua própria vida diante de Deus.

Se as pessoas sempre procuram você pra contar as coisas é porque vêem em você um mexeriqueiro em potencial. Ninguém procura ninguém sem um objetivo. Quando lhe procuram sabem que você passará a conversa adiante. Olha a ordem de Deus: Não ande como mexeriqueiro entre teu povo.

Em Provérbios 11:13 a Bíblia diz: “O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre”. Quando você fica sabendo de algo você sai por ai procurando saber a verdade, ou guarda e ora pela pessoa? Se você sai por ai tentando descobrir você é um mexeriqueiro. Se você guarda e ora pela pessoa você é fiel de espírito.

Em Provérbios 20:19 a Bíblia nos dá um conselho. Diz assim: “O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios. Se você conhece alguém que não controla sua língua, não se envolva com ela.

Não esqueça: semear contendas entre irmãos é o pecado que Deus abomina. Guarde-se dele. Que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário