sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A santificação um processo a ser seguido





Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

Nesta oportunidade nós estaremos meditando na Palavra de Deus que se encontra na carta aos Hebreus 12.14, que diz:
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus”


Ao falar sobre seguir a santificação, a Bíblia está falando de um processo. Esta carta foi dirigida a pessoas cristãs, portanto já haviam passado pela santificação inicial do novo nascimento. Porém, elas necessitavam de algo mais: um processo de santificação. E o que diferencia estas duas etapas da santificação?

O fato de o homem ser tripartido (composto de três partes distintas), bem como o da salvação divina tocar de modo distinto cada uma destas partes:

“E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso ESPÍRITO e ALMA e CORPO sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” ( I Ts 5.23)

Quando o apóstolo Paulo fala sobre Deus nos santificar “completamente”, está falando sobre o nosso ser inteiro, que é composto de espírito, alma e corpo.

Seu espírito é a parte de si que tem consciência de Deus e das coisas espirituais. Sua alma é a parte de si que tem consciência de si mesmo. Já seu corpo é a parte de si que tem consciência das coisas naturais. A salvação divina atinge cada uma destas três partes da seguinte maneira:

ESPÍRITO – já passou pela santificação inicial que se deu na ocasião da regeneração (2 Co1.21 – Tg1.18 – I Pe 1.21).

 Agora se desenvolve mediante o processo de crescimento (I Pe.2:2 – Ef 5:15) que corresponde ao crescimento natural (I Co 3.1-3 – Hb 5.13,14);

ALMA – é a nossa personalidade; sede das emoções, intelecto e vontade. Não é regenerada, mas restaurada (Tg 1.21) pela Palavra de Deus. Enquanto a santificação do espírito é inicial e imediata, a santificação progressiva tem seu lugar na alma e no corpo. É o processo de mudança de valores (Lc 5.33-39 – Ef 4.23 – Jr.18:1-6 – Rm 12.1,2) que também chamamos de desenvolver a salvação (Fl 1.6 , 2.12) e despir-se do velho homem (Ef 4.20 – 5.21);

CORPO – nosso corpo só será totalmente santificado depois de transformado (Rm 8.23 ; Fl 2.21 ; I Co15.50-53).

 Até que isto aconteça, a santificação do corpo é o processo contínuo de sujeitar a carne (I Co 9.27), guardar-se da imoralidade (I Co 6.13-20 ; I Ts 4.1-8) e usar adequadamente os membros do corpo. A santificação do corpo abrange ainda a nossa forma de falar e de vestir (Ef 4:25,29 ; I Tm 2.9,10).

O que aconteceu em nosso espírito – a regeneração – é o que chamamos de santificação inicial. Porém o processo de restauração da alma e sujeição da carne é o que chamamos de santificação progressiva.

Ao destacar cada uma das três partes que compõem nosso ser enquanto falava da santificação, o apóstolo Paulo estava nos mostrando a necessidade de trabalharmos com cada parte em separado. Escrevendo aos Coríntios, ele falou sobre nos purificarmos das imundícies tanto da carne como do espírito (2 Co.7:1).

Reconhecida esta diferença, avancemos em nossa meditação considerando o que a Bíblia fala sobre a santificação do corpo, que é o enfoque deste estudo:

“Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, QUE CADA UM DE VÓS SAIBA POSSUIR O SEU VASO EM SANTIDADE E HONRA, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus; ninguém iluda ou defraude nisso a seu irmão, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque Deus não nos chamou para a imundície, mas para a santificação. Portanto, quem rejeita isso não rejeita ao homem, mas sim a Deus, que vos dá o seu Espírito Santo” ( I Ts 4.3-8

Diante do que as Sagradas Escrituras afirmam neste texto, podemos extrair cinco princípios:

1.     Abster-se da prostituição;

2.     Possuir o corpo em santidade e honra;

3.     Não iludir ou defraudar o irmão nesta área;

4.     Deus é vingador;

5.     Rejeitar a santificação é rejeitar a Deus.

Examinemos o que a Bíblia tem a dizer sobre cada um deles…

·        ABSTER-SE DA PROSTITUIÇÃO

O maior inimigo da santificação do corpo é, sem dúvida alguma, a prostituição. É interessante notar que este tipo de pecado não desaparece automaticamente da vida de alguém que nasceu de novo, senão a Bíblia não diria justamente aos nascidos de novo para absterem-se deste tipo de pecado. É impressionante a quantia de vezes em que a Bíblia adverte seus leitores (o povo de Deus) quanto aos perigos deste tipo de pecado! A prostituição (este termo inclui todos os pecados de ordem sexual) é um pecado diferente dos demais:

“Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo” (I Co 6.18)

Há algo por trás deste tipo de pecado que ainda não temos percebido. O que Paulo está enfatizando na carta aos irmãos de Corinto é o valor e santidade que o corpo deve ter como templo do Espírito Santo. Observe o contexto deste texto:

“Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará, tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Ora, Deus não somente ressuscitou ao Senhor, mas também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.

Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum. Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um só corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne.


 Mas o que se une ao Senhor é um só espírito com ele. Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai, pois a Deus no vosso corpo” ( I Co 6.13-20).

Quando meditamos nesta porção bíblica a ponto de deixá-la penetrar em nosso íntimo, uma nova consciência vai se formando. Abster-se da prostituição é um imperativo para todo cristão porque seu corpo é templo do Espírito Santo de Deus! O corpo não foi feito pelo Criador para se prostituir, e sim para carregar em si a presença de Deus, o que não pode acontecer quando o santuário é maculado.

Deus criou o corpo do homem com um destino bem definido. Assim como Ele fez o estômago para os alimentos (e vice-versa), o que revela um propósito e destino bem específico, assim também projetou e idealizou o corpo para ser seu santuário. Desde o início Deus queria fazer de nós sua habitação. O corpo não foi criado para a prostituição, mas para ser SANTO de modo a servir como morada de um Deus santo!

·        POSSUIR O CORPO EM SANTIDADE E HONRA

Não somos donos de nós mesmos. Foi exatamente isto que Paulo afirmou aos Coríntios:

“Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo” ( I Co 6:13-20)

Deus nos comprou pelo sangue vertido de Jesus na cruz. Agora não mais pertencemos a nós mesmos, mas sim a Deus. Nosso corpo deixou de ser nosso e passou a ser do Senhor, e Ele deseja que o glorifiquemos com o uso correto do nosso corpo.

Precisamos aprender a “possuir” (usar, ser mordomo) o corpo em santidade e honra. Isto fala na apenas de na nos prostituirmos, mas até mesmo da maneira como tratamos nosso corpo: alimentação, vestuário, etc. isto serve para todos, mas em especial para as mulheres! Não creio que possuir o corpo em santidade (diante de Deus) e honra (diante dos homens) inclua o uso de roupas sensuais e provocantes.

O crente deve ser diferente! Isto não significa que teremos algum tipo de uniforme (terno para os homens e vestido para as mulheres, por exemplo), mas que devemos mostrar zelo pelo santuário de Deus e não defraudarmos uns aos outros nesta matéria. O ensino bíblico não deixa isto passar em branco:

“Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem COM TRAJE DECOROSO, com modéstia e sobriedade…” ( I Tm 2.9ª)

Não devemos faltar com o decoro, mas honrar ao Senhor até na forma como nos vestimos. Isto também é possuir o corpo em santidade e honra!

·        NÃO DEFRAUDAR O IRMÃO

A prostituição é um pecado que não afeta só quem o pratica, mas também quem se envolve nele. Quando duas pessoas se envolvem e ambos são cristãos, além de terem pecado contra Deus e o seu corpo, defraudaram um ao outro. Lesaram outra pessoa e vão dar conta a Deus pelas duas coisas… pois a Bíblia declara que Deus é vingador destas coisas!

·        DEUS É VINGADOR

Os pecados de prostituição não ficarão impunes. A Bíblia diz que Deus é vingador destas coisas. Em Pv 6.29 lemos que não ficará impune aquele que tocar a mulher de seu próximo. Deus julgará os pecados de prostituição!

Alguns crentes não levam a sério o ensino bíblico e “brincam” com a graça divina, esquecendo-se que “de Deus não se zomba; tudo quanto o homem semear, isto também ceifará”, Gl 6.7. Quando escreveu sua primeira epístola aos Coríntios, o apóstolo Paulo declarou:

“Nem nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num só dia vinte e três mil” – I Co 10:8

A menção aqui é ao episódio que se deu quando os israelitas estavam nas proximidades de Moabe (Nm 25:1-9) e se entregaram à prostituição com as moabitas. E o relato bíblico mostra que uma praga matou mais de vinte mil homens num só dia! Não se tratava de uma coincidência, mas de juízo sobre o pecado. Quando Finéias, neto de Arão, fez expiação pelo povo, a praga cessou (Nm 25:10-13). Deus é vingador destas coisas!






I.                    DEFINIÇÃO DE SANTIFICAÇÃO

O conceito de santificação ou de santo na Bíblia é exatamente o oposto do conceito do mundo. As pessoas não crentes entendem como santos as imagens de escultura. Essas coisas, de inspiração maligna, enganam e levam à condenação milhares de pessoas em todo o Mundo. Em Êxodo 20.1-6 (os Dez Mandamentos da Lei), Deus proibiu fabricar, crer e adorar imagens.

Em Dt 7.25-26; 27.15 Deus determina que todas as imagens sejam destruídas, pois são maldições. Todo milagre que ocorre nesses meios é falso e de origem maligna (2 Ts. 2.9).

Na Bíblia, o conceito de santificação significa tornar santo; e ser santo significa ser separado ou consagrado para uso exclusivo de Deus. A palavra ‘santo’ na Bíblia refere-se a três tipos de pessoas: A Deus, aos Anjos e aos crentes salvos.
 A Deus no grau Santíssimo. Toda a essência da natureza de Deus é Santa. Só Deus é Santíssimo em Si mesmo e fonte de toda a santidade.

Nós não temos santidade em nós mesmos, mas recebemos da fonte que é Deus (Is 6.1-3; 30.15; 1 Pe 1.16). Os Anjos são santos porque assim foram criados por Deus (Ap 14.10; Lc. 9.26). Os crentes salvos são santos, porque, ao crerem em Jesus, foram separados para Deus, tanto os vivos como os salvos que já morreram, porque no Céu a vida continua. Todo o milagre que ocorre em nosso meio é feito por Deus, que atende às nossas orações, e não por nós (1 Co 1.2; Sl 149.5; Tg 5:14-16).



II.                  OS DOIS SENTIDOS DA SANTIFICAÇÃO

A santificação faz parte do plano da salvação e começa no momento em que nos convertemos. A santificação existe em dois sentidos. O primeiro é quando pela fé cremos em Jesus e fomos salvos. Deus nos perdoou, justificou, regenerou e passou a chamar-nos santos, porque, nos olha salvos em Jesus Cristo e separados para Deus. O segundo é um processo contínuo e progressivo de aperfeiçoamento espiritual e de experiência cristã, na vida das pessoas salvas. E é sobre este segundo sentido que vamos estudar hoje (2 Co 6.14-18; 7.1).



III.              A NECESSIDADE DE SANTIFICAÇÃO

A) NOSSO CORPO NÃO SE CONVERTE

Cada um de nós é um ser triúno: espírito, alma e corpo. A consciência é a voz do nosso espírito; as emoções são a voz da nossa alma; e os 5 sentidos são a voz do nosso corpo. É no nosso espírito que Deus fala conosco. A nossa alma faz a ligação entre o espírito e o corpo, entre o espiritual e o material. A pessoa em si é o espírito humano, que possui uma alma e habita no seu corpo.

Ao crermos em Jesus, fomos salvos por inteiro: espírito, alma e corpo. Fomos recriados e nascemos de novo, passamos a ser filhos de Deus, e a partir daí o Espírito Santo habita em nosso espírito. Tudo foi feito novo, mas só em nosso espírito (2 Co 5.17). Nossa alma é liberta pelo poder da Palavra de Deus (Tg 1.21; Jo 8.32, 36; 15.3; Sl. 19.7).

A salvação do corpo é a ressurreição em corpo espiritual santo após esta vida. Nós recebemos poder em nosso espírito para trazer nosso corpo em obediência a Deus, porque a inclinação da nossa carne é inimizade contra Deus. Porquanto o nosso corpo não se converte; continuará pecaminoso e com desejo de pecado até a morte. Assim, necessitamos de santificação, para vencer a tendência do nosso corpo ao pecado (Rm 8.5-16).

 B) A CARNE LUTA CONTRA O ESPÍRITO

O processo de santificação é uma luta sem trégua contra os desejos pecaminosos da nossa carne, que luta contra o nosso espírito, para que não façamos o que queremos. É como se fossem duas pessoas brigando dentro de nós. É o velho homem lutando contra o novo homem (Cl 3. 1-10). Assim, a santificação é necessária porque o nosso corpo não se converte.

Nossa carne luta contra o nosso espírito dificultando a santificação de todo o nosso ser. Em Gn 4:5-7; Gl 5:16-21 fala dos desejos da carne. À medida que vencemos a nossa carne, recebemos o fruto do Espírito (Gl. 5.22-25).



IV.              A NOSSA PARTE NA SANTIFICAÇÃO

A) DECIDAMOS SANTIFICAR-NOS

A santificação exige disposição permanente de buscá-la e esforço para vencer a nossa carne. Dentro do plano da salvação está a santificação, que começa na conversão. A nossa participação começa com o desejo de santificação. Devemos consagrar a Deus o nosso espírito, alma e corpo.

Separar-nos do mundo de pecado e dispor-nos a andar com Deus. Saibamos possuir nosso corpo em santificação e honra. Lembremos que nosso corpo é templo do Espírito Santo. Devemos mortificar pelo espírito todos os desejos pecaminosos do nosso corpo (1 Pe 2.1-2; 1 Pd 1.15-16 ; 22; Rm 12.1-2; 1 Ts 4.3-4; 1 Co. 6.18-20; SL 1.1-3).

B) SANTIFIQUEMOS A LINGUAGEM

Não falemos chocarrices, palavras torpes (palavrões) e não mintamos (Ef 5.4; 4.25 ; 29). Não digamos palavras como: “nossa!”, “nossa senhora!”, “virgem!”, “minha nossa!”, “meu são!”, “cruz credo!... Estas expressões são malignas. Ame os seus queridos, mas nunca diga: "adoro meu filho, meu marido, minha esposa, esta roupa”, “ou, adorei sua comida”.

 As pessoas querem dizer que amam ou gostam muito. Porém, no reino espiritual, a palavra adorar mantém o significado de adoração. A Bíblia diz que só a Deus devemos adorar e, nestes casos, Deus se entristece e Satanás recebe essa adoração. Façamos uma limpeza em nossas palavras. Usemos vocabulário compatível com a Bíblia.

Sobre a língua leiam Tiago 3.3-12. Nossa língua é terrível. Em Mt 12.34-37 trata deste assunto; Jesus diz, no verso 37, "por tuas palavras serás condenado e por tuas palavras serás justificado". Leiam sobre a conduta Efésios 4.17-32; 5:1-21; 6:10-18. Vistam-se decentemente (1 Tm 2.9-10; 1Pe 3.1-6; 1 Co 11.14-15).

Abandonem os vícios e jogos como do bicho, cartas, loterias, raspadinhas, bingos  (Pv 13.11; 28.8 , 20; Ec 5:10; Jr 17.11). “Todo o crente deve orar pedindo o batismo no Espírito Santo e poder para vencer a si mesmo. Em 2 Co10.4-5 diz que nós recebemos armas espirituais para vencer o nosso eu,o poder do pecado e as fortalezas do mal.

“Destruir os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levar cativo todo o entendimento à obediência de Cristo”. Sem santificação ninguém verá a Deus (Hb 12.14). Busque com fé e você receberá.

V.                A PARTE DE DEUS NA SANTIFICAÇÃO

Deus está pronto a nos santificar. Porém nós limitamos a operação de Deus na santificação pelo grau de nossa participação. Façamos a nossa parte, através do estudo da Bíblia, da oração, do serviço e da adoração a Deus. Então Deus nos santificará de dentro para fora, operando em nosso espírito, alma e corpo. Ele nos dará poder na área espiritual para santificar a área material. Assim, nosso exterior (corpo) refletirá a santificação do nosso interior.

A) DEUS NOS SANTIFICA PELO PODER DA SUA PALAVRA

É inquestionável o poder santificador da Palavra de Deus. Só operará, porém, sobre os que estudam a Bíblia (Jo 17.17; 15:3; 6:63; Sl 119:9-11 , 105; Ef  5.26).

B) DEUS NOS SANTIFICA PELO PODER DO SANGUE DE JESUS

O poder do sangue de Jesus purifica-nos de todo pecado (já arrependido e abandonado) (1 Jo 17) e opera na nossa santificação (Hb 9.14; 10.10; 13.12).

C) DEUS NOS SANTIFICA PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO

A Trindade Santa atua purificando o crente, para que seja santificado em todo o seu ser triúno: espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23; 2 Ts 2.13; 1 Pe 1.2). Se fizermos a nossa parte, então Deus usa o poder do Espírito Santo, junto com o poder da Sua Palavra e do sangue de Jesus, e nos santifica. Um dia lá no Céu receberemos a santificação em plenitude.



6) AS BÊNÇÃOS DA SANTIFICAÇÃO

Quanto maior for o crescimento em santificação, maior será a nossa certeza e segurança de salvação e vida eterna com Deus. Teremos maior conhecimento de Deus e receberemos poder e riquezas espirituais (Ef 1.17-19).

Teremos um caráter de acordo com a Sua vontade (santo). A santificação nos torna cada vez mais participantes da natureza divina (2 Pe 1.4), faz-nos agradáveis a Deus e pela fé contemplamos a Sua glória.

Faz-nos aptos para servirmos a Deus como Ele quer, e sermos vitoriosos. Então podemos adorar a Deus como Ele deseja: em espírito e em verdade (Jo 4.23-24).

Confira sobre adoração Sl 148; 150; 95.6; 96.9. No Céu, Deus é sempre adorado, veja Ap  4.10-11; 5.14; 7.11; 11.16; 19.4. A verdadeira adoração a Deus é fruto da santificação. As figuras abaixo lembram: estudo da Bíblia, oração, servir e adorar a Deus.

A santidade exige esforço, não é algo fácil, pois significa ter disciplina, seguir a Jesus, ser obediente à Palavra, exercitar os dons, avaliar as conseqüências do pecado e temer a Deus.

Ação de Deus:
a."É Deus...": ele dá o crescimento (1 Co 3) opera o que é sua vontade (Rm 8:30).
b.“efetua...": gr. energeo é energia ativa e produtiva; poder que opera o nosso progresso espiritual, a nossa santificação (Fp 1:6).
c. “em nós”: Deus "é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ..., conforme o Seu poder que opera em nós" (Ef 3.20; 2 Co 6:16).
d.“o querer (gr. thelo, inclinação) e o realizar”: Deus nos impulsiona a querer e a realizar, dá o desejo e a habilidade; dá desejos santos, agradáveis a Ele; “tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.13).
e.Como: (a) Ele opera insatisfação com a nossa natureza carnal; (b) Ele dá desejo pelas coisas santas e puras;  (c) Deus dá desejo de Lhe agradar, de causar satisfação e isso resulta em um proceder santo.
f.   “segundo a Sua boa vontade”: (gr. eudokia, satisfação ou agrado); Deus opera o que Lhe agrada, isto é, o desenvolver a nossa salvação com temor e tremor.
g. Relacionamento: queremos agradar a quem amamos; causar satisfação Àquele que perdoa as nossas iniqüidades, resgata-nos da condenação eterna.

Seja santo ao Senhor. Busque em sua vida viver a verdadeira regeneração que somente é possível através de Cristo. Santifiquem a Deus seus pensamentos (1); olhos (2); corpo (3); coração e mente (4).

1. Pensamentos: Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para cobiçá-la, já em seu coração cometeu adultério com ela (Mt 5.28).

2. Seus olhos: A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz ( Mt 6.22).

3. Corpo: Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo ( I Co 6.13).

4. Coração e Mente: E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus ( Fp 4.7).

Somente mediante a graça redentora de Deus é que alguém pode viver uma vida "sem ofensa, tanto para com Deus como para os homens" (At 24.16).

A verdadeira santificação requer que o crente salvo mantenha uma profunda comunhão com Cristo.

Que Deus nos ajude a seguirmos a Paz e a santificação sem a qual “ninguém verá ao Senhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário