terça-feira, 18 de setembro de 2012

O que fazer quando Deus parece não ouvir as nossas orações


Por: Jânio Santos de Oliveira



Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias - RJ





estudosbiblicosdesantificaao.blogspot.com









Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

Convidado para orar na sessão de abertura dos trabalhos legislativos no ano (2000) na Assembléia Legislativa do Estado norte americano do Kansas, o Pastor Joe Wright, da Central Christian Church proferiu a seguinte oração: Pai Celestial, estamos hoje diante da Tua presença para Te pedir perdão e buscar a Tua direção. Sabemos que a Tua palavra nos diz que "Ai daqueles que chamam ao mal de bem", mas é exatamente isto que temos feito.

Perdemos o nosso equilíbrio espiritual e invertemos os nossos valores. Pai, confessamo-Te que:

- Temos zombado da verdade absoluta da Tua Palavra e chamamos a isto pluralismo;

- Temos adorado a outros deuses e chamamos a isto multiculturalismo;

- Temos aprovado a perversão e chamamos a isto estilo de vida alternativo;

- Temos explorado os pobres e chamamos a isto loteria;

- Temos premiado os preguiçosos e chamamos a isto bem-estar;

- Temos permitido a morte de bebês e chamamos a isto direito de escolha;

- Temos permitido o aborto e o consideramos justificável;

- Temos sido negligentes com a disciplina dos nossos filhos, e chamamos a isto construção da auto-estima;

- Ternos cometido abusos de poder e chamamos a isto política;

- Temos cobiçado os bens do próximo e chamamos a isto democracia;

- Temos poluído o ambiente com pornografia e chamamos a isto liberdade de expressão;

- Temos desprezado os valores do passado e chamamos a isto iluminismo.

Sonda-nos, ó Deus, e prova os nossos corações; purifica-nos de todo o pecado e liberta-nos. Dirige e abençoa estes homens e mulheres que foram enviados para nos conduzir ao centro da tua vontade.

Nós te pedimos em nome do Teu filho, nosso Salvador Jesus Cristo. Amém.

Nem sempre Deus parece ouvir-nos as orações; mas, ainda assim, requer-se constância e perseverança no exercício da oração.

Pois se afinal nem mesmo depois de longa espera nosso senso perceba que beneficio se obteve pela oração, nem que sinta daí qualquer fruto, entretanto, nossa fé nos assegurará daquilo que não poderá ser percebido pela sensibilidade, a saber, que obtivemos o que era conveniente, quando, tantas vezes e com tanta certeza o Senhor promete que nossas preocupações haverão de ser por ele atendidas, desde que sejam depositadas em seu seio. E assim ele fará com que na pobreza possuamos abundância, na aflição tenhamos consolação.

Ora, ainda que todas as coisas falhem, contudo, Deus nunca nos haverá de desamparar, o qual não pode frustrar a expectação e a paciência dos seus. Somente ele nos servirá mais que todos, pois ele contém em si mesmo tudo quanto existe, e que finalmente nos haverá de revelar tudo isso no Dia do Juízo, quando abertamente manifestará seu reino.

Acrescento ainda que, mesmo quando Deus nos atenda aos rogos, contudo, nem sempre ele responde conforme a expressa fórmula do pedido; ao contrário, mantendo-nos como que suspensos, no entanto de modo não previsto mostra que nossas orações não foram vãs.

Isto significam estas palavras de João: “E se sabemos que Ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos” [1Jo 5.15].

Isto parece mera superfluidade de palavras, mas de fato é uma declaração muitíssimo útil, porque Deus, ainda quando não atenda ao desejo, no entanto é favorável e propício a nossas orações, de sorte que nunca nos frustra a esperança arrimada em sua Palavra.

Com esta paciência, porém, os fiéis têm necessidade de ser sustentados até este ponto, porque não haveriam de estar firmes por longo tempo a não ser que nela se reclinassem.

Pois o Senhor não prova os seus com experiências leves, nem os exercita frouxamente; pelo contrário, freqüentemente os impele até a extremos; e assim impelidos, os deixa chafurdar-se nesse lodaçal por longo tempo, antes que lhes proporcione algum gosto de seu dulçor. E, como diz Ana: “O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e conduz de volta” [1Sm 2.6]. O que lhes ficaria ao ver-se afligidos desta maneira, senão perder o ânimo, desfalecer e cair no desespero, a não ser que, quando se encontram assim afligidos, desconsolados e semimortos, os console e os ponha de pé a consolação de que Deus tem seus olhos postos neles, e que, por fim, triunfarão de todos os males que presentemente padecem e sofrem?309 Não obstante, seja como for que se postem na certeza desta esperança, enquanto isso não deixam de orar, porquanto, a não ser que a constância de perseverar assista à oração, nada conseguimos com a oração.

Veja a importância de orar constantemente:
Se passo um dia sem orar, eu logo sinto a diferença, se passo dois dias sem orar, quem nota a diferença é minha esposa. Quando passo uma semana sem orar, a igreja toda nota a diferença!

A oração abre os céus e nos faz mais resistentes aos ataques malignos. Quando mantemos uma vida de oração, todos logo sentem a diferença. Quando oramos tornamo-nos íntimos de Deus, desfrutamos sua presença diariamente.

Jesus nos ensinou a orar, nos deu exemplo, olha que nem precisava, pois era o próprio Deus encarnado. Mas porque o fez? Quem ora se desliga das circunstancias em sua volta. Quem ora coloca pra fora o que lhe pesa por dentro, quem ora vence. Só tem uma forma de mantermos em pé, é quando caminharmos de joelhos, “orando”.

Feliz é o cristão que aprender que oração produz comunhão na igreja, porque orando invocamos a Deus, "Pai Nosso" e, assim, destruímos todo e qualquer preconceito e divisão. Feliz é o cristão que aprender que a oração o capacita cumprir a missão de falar do amor de Jesus aos que caminham desnorteados como "ovelhas sem pastor".

Feliz é o cristão que aprender que a oração o fortalece no momento do sofrimento, traz paz nos momentos de angústia, traz segurança nos momentos de dúvida, traz alegria nos momentos de dor...

Feliz é o cristão que aprender que a oração pelo seu pastor "coloca fogo no púlpito", traz avivamento para a Igreja e unção do Espírito sobre o culto.

Feliz é o cristão que aprender que a oração cura as feridas, restaura a vida, refaz os sonhos perdidos, traz esperança, e quando não muda as circunstâncias, altera nossas intenções...Feliz é o cristão que ora! Por Rute.

“Quem se ajoelha aguenta mais tempo de pé.” (DL Moody

"Orai sem cessar."( 1 Ts. 5:17).

Temos um grande desafio pela frente, são 365 dias obscuros de 2012, que não saberemos o que vai ocorrer ou de que forma teremos de enfrentar as adversidades. Não sabemos se seremos vencedores ou não, não sabemos o que nos virá, será adversidade ou prosperidade? Será que eu estarei de pé na fé os próximos dias ? Pra que sejamos vencedores é preciso está diante de Deus através da oração, pois assim manteremos em posição vertical.

Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuida para que não caia. (1Co 10:12).

Única forma de mantermos firme na fé e na posição, é através do joelho e da oração.
(Moody)
Esta frase de Moody é a pura realidade, não podemos ficar em pé sem a oração, ela é a nossa fonte de energia, eu diria a tomada que nos liga ao Eterno. Se tem algo que o nosso inimigo não gosta é quando o crente vive de joelhos dobrados.

Quando oramos, esquecemos das tempestades que nos afligem e ganhamos forças para suportá-las. Quando oramos os nossos olhos espirituais estão em Deus, o Maior que as tribulações que nos cercam.

Quando oramos, crescemos na intimidade com Deus, abrimos o céu e chegamos até lá de joelhos. Quando oramos movemos até o sobrenatural, até o sol parou quando Josué orou. Jesus orava como exemplo e nos ensinou como chegar ao Trono da Graça. Veja o que Lutero escreveu sobre a oração:

Ser um cristão sem orar é tão possível quanto viver sem respirar.” (Lutero)

A Psicologia diz: Quer conhecer alguém? Converse com ela.... Da mesma forma que a Psicologia diz, que conhecemos bastante, quando conversamos bastante. A intimidade com Deus é conversando com Ele.

Quer Conhecer e prosseguir em conhecer a Deus? Converse, com Ele, gaste algumas horas por dia ou noite confidenciando seus segredos ao seu melhor amigo (Deus). Quando vivemos uma vida de oração, temos intimidade com Deus. E isso é tudo.

Eu penso que oramos muito pouco, se olharmos para Daniel ficamos envergonhados, pois ele orava três vezes ao dia.

Quanto mais eu oro, mas mortifico minha carne e vivifico meu espírito. Até quando não sei o que dizer na oração, o Espírito traduz minhas poucas palavras, ou lágrimas e as leva diante de Deus como convém.

O segredo para um bom sucedido 2012 será “ Uma vida de propósito e oração na presença de Deus”.

“Ore até que consiga orar. Então ore até que tenha orado.” (Paul Washer)

“Oração não nos prepara para o maior trabalho, a oração é o maior trabalho.”(Oswald Chambers)

“Se você quer que Deus o ouça quando você ora, precisa ouvi-lo quando Ele fala.”(Thomas Brooks)

“Oração que não custa nada, não alcança nada.” (John H. Jowett)

"Orai sem cessar." 1 Ts. 5:17.

“Perseverai na oração, vigiando com ações de graça” (Cl 4.2)

 O Poder da oração

Ezequias adoeceu de uma enfermidade diz a Bíblia: mortal. Era grave seu estado, A Bíblia não relata detalhes desta doença, mas posso imaginar, que ele teria poucos dias de vida. Deitado em sua cama, ele jamais poderia imaginar que ouviria de um profeta e o que ele ouviu.

Deus envia a Ezequias o profeta Isaías, filho de Amós e Isaías profetisa sobre a vida de Ezequias dizendo: Assim diz o Senhor: Poe tua casa em ordem porque morrerás e não viverás.

Amados, colocamo-nos no lugar de Ezequias, com certeza não aceitaríamos esta profecia, ou duvidaríamos do profeta.Geralmente gostamos que profetize para gente saúde, dinheiro, benção sobre nossa vida e prosperidade. Agora morte! Misericórdia mesmo sabendo que iremos morrer,não aceitaríamos.

Mas o que fez Ezequias? Aceitou a profecia mas com lágrimas junta forças vira-se a parede e ora ao Senhor. Não foi grande, nem longa a sua oração, se lermos o versículo onde esta sua oração, ela se resume a uns quinze segundos observe: E disse: Lembra-te, Senhor, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo.

Aleluia! Naquela hora Deus contempla Ezequias e ouve sua oração e enxuga suas lágrimas. Em imediato Deus ordena: Isaías! volta! Volta! Pois um coração contrito eu não desprezo, Eu contemplei as lágrimas de Ezequias e voltarei atrás nesta profecia.

Veja o que o salmista Davi diz: Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.

Talvez Isaías não tinha se distanciado muito da casa de Ezequias pois a resposta de Deus foi rápida fazendo Isaías voltar rapidamente, chegando lhes disse: Assim diz o Senhor teu Deus: ouvi tua oração e vi tuas lágrimas, acrescentarei aos teus dias quinze anos.

Amados vejam o poder da oração, não foi preciso uma grande oração para que Ezequias recebesse a benção, bastaram quinze segundos para que Deus acrescentasse quinze anos na sua vida.

Amados mesmo que haja profecias,em nossas vidas a qual não aceitamos. Deus é capaz de voltar atrás contemplando nossas lágrimas e nossos corações contrito, mesmo que tenha de deixar um profeta contrariado como fez com Jonas quando profetizou sobre a cidade de Nínive que Deus destruiria, e não o fez ouvindo a oração e o jejum daquela cidade.

Mesmo que tenha de voltar dez graus no relógio, Ele é capaz de tudo isto acredite!
Que Deus possa abençoar ricamente as nossas vidas e que nós possamos usar esta arma chamada oração.

“Então me invocareis, e ireis, e orarei a mim, e Eu vos ouvirei e buscar-me-eis, e. me acharei quando me buscares de todo o vosso coração." (Jr 29:12-13).

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. (2 Cr 7:14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário