segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Os dez segredos para permanecer na presença de Deus





Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus, a Paz do Senhor!

Cultivar a presença de Deus no nosso dia a dia tem um custo que começa pela consagração.



 Consagração conduz à intimidade. Uma vez que você consegue enxergar Deus como seu Pai, um Pai amoroso, cheio de ternura é deleitoso permanecer em Sua presença.

A sua vida passa a ser cheia de liberdade e regozijo. Levando todas as coisas – até mesmo seus pecados - ao Seu conhecimento, mostrando ao Senhor a sua total dependência, e através desta comunhão um laço forte de amor vai se formando entre você e o Senhor.


É muito importante nesse relacionamento que você tenha consciência de que precisa constantemente de Jesus, pois somente através dEle é possível chegar a presença do Pai.
Reconhecer como Paulo (Rm 7.24) e sempre dar graças à Deus por Cristo Jesus. O homem de Rm 7 vive pela sua vontade. Confia na sua vontade para agradar a Deus.

Reconheça que por você isto é impossível: “Senhor eu não posso, mas Tu podes em Mim.”

Para cultivar a presença de Deus diariamente é muito importante para formar o hábito de estar continuamente conversando com Deus, dizendo a Ele tudo o que estar acontecendo. Essa prática deixa o seu coração livre e cheio de regozijo.



I.                    Hábito necessário para alcançar a presença de Deus:


1 - O hábito mais santo e necessário em nossa vida é a presença de Deus, isto significa sentir um prazer constante em Sua companhia, falar com Ele humilde e amorosamente em todas as situações, a cada momento, principalmente em tempos de tentação, tristeza, falta de fé...


2 - Criamos o hábito, conversando com Deus em pequenas orações enquanto realizamos os nossos afazeres, enquanto caminhamos, cuidamos dos filhos e marido, a medida que conversamos revelamos o nosso coração.


3 - Devemos evitar ações impetuosas que revelam um espírito desordenado. Devemos nos dirigir à Deus de uma forma gentil e amorosa.


4 - Qualquer coisa que fizermos - incluindo a leitura da Palavra - devemos interromper por um instante para louvar a Deus, adorá-lo por desfrutar Dele em secreto. O que pode agradar mais a Deus do que deixarmos temporariamente os cuidados deste mundo para adorá-Lo? Isso não significa você deixar de fazer as suas obrigações, a adoração é em espírito. Jo 4.23,24


5 - Nossa adoração deve ser feita em fé, crendo que Ele realmente vive em nosso coração e deve ser amado e servido em espírito e em verdade. Ele tem o direito de nos possuir e a tudo o que existe tanto no céu como na terra.


6 - Devemos examinar-nos cuidadosamente para ver o que temos mais necessidade, devemos anotar os pecados em que caímos com mais freqüência e as ocasiões que contribui para isso. Nessas horas de lutas com essas áreas podemos ir diante de Deus com confiança e permanecer firme em sua presença.


Ao habitar na presença de Deus estabelecemos uma comunhão tão doce com o
Senhor que nosso espírito se adapta, sem muito esforço à paz de Deus.


Devemos nos conscientizar de que esta conversação com Deus ocorre no mais profundo e no centro de nossa alma. É ali que falamos com Deus de coração para coração e ali habita uma paz e gozo profundo, mesmo diante de tribulações a alma pode conservar sua paz interior.



II.                  Os meios para alcançar a presença de Deus:


1 - É o novo nascimento, pelo sangue de Cristo.


2 - Fixar os olhos da alma em Deus. Nem sempre é fácil, mas a pessoa não deve desanimar. Apesar de ser difícil formar um hábito, quando ele é assimilado, torna-se uma fonte divina de prazer.


3 - Praticar com fidelidade a presença de Deus. Não de espaço para ansiedade ou para os problemas.


4 - Comece a prática com pequenas frases que brotam do coração, lembre-se de evitar que a mente vagueie.

 Volte toda a atenção ao Senhor.


III.                As bênçãos da presença de Deus:


A - A sua fé é mais viva e mais ativa em todos os recantos de sua vida, particularmente nas horas de dificuldade. Você clama a Deus com mais facilidade.


B - A prática da presença de Deus fortalece-nos na esperança. Nossa esperança aumenta à medida que nossa fé penetra os segredos de Deus. Descobrimos em Deus uma beleza infinitamente excelente.


C - Existe um regozijo em ter sido separada do mundo, de estar sempre com Deus .

A alma inflamada desta maneira não pode mais viver, a não ser que esteja na presença do seu Deus.

D - Pela prática da presença de Deus , você se familiariza tanto com Ele que passa quase a vida toda em atos contínuos de amor, adoração, louvor ações de graça...


IV.               A facilidade de sair da presença de Deus.


1 - Se envolvendo com coisas que não tem nada a ver com Deus.
2 - Ocupando a mente com coisas que não dá “espaço” a manter a comunhão. É como desligar uma tomada e você interrompe por instantes o relacionamento.

3 - Sente-se envergonhado por ter se “desligado” e por isso sente-se indigno de voltar à comunhão.

4 - Estar sempre desejoso de ter um relacionamento melhor com Deus, mas sempre fica na vontade.

Não perca mais tempo, não se recrimine, volte o mais rápido para o Senhor.


Cultivar a presença de Deus é uma questão de disciplina e hábito nos primeiros dias.
No meio dos afazeres do dia a dia mantenha o seu espírito ligado ao senhor.

Nessa experiência haverá gozo e alegria inconfundível, é algo indescritível, é um relacionamento real e vivo.

Estar na presença de Deus não significa que teremos tudo o que queremos e na hora
que desejamos. Algumas coisas realmente Ele só dá no tempo certo e outras por amor a nós Ele não dá - Tg 4.3
                                                



Ao chegar a fraqueza é sempre em meio á uma situação difícil. Ou quando estamos ocupados demais com o trabalho, os estudos e não temos mais tempo de ir a igreja com freqüência.


As vezes ficamos fracos só de ouvir as acusações de Satanás sobre nossos erros. Quando não se comete erros não tem motivos para enfraquecer. Mas quando pecamos e não confessamos logo ao Senhor, o inimigo faz questão de 'esfregar' a culpa do pecado em nossa face entristecida.

Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. (Sl 51)


Realmente existe uma grande dificuldade de confessar o pecado á Deus.
Os pensamentos que nos vêem a mente são de que talvez Deus não irá nos perdoar mais essa vez, que Deus esta cansado de nos ver pecando e até pelo tempo que você já tem de 'crente' não era pra ficar cometendo essas coisas ainda. Uns pensam que já estão sujos demais para se aproximar de Deus novamente, outros se sentem indignos de Deus porque percebem claramente o tamanho da pecaminosidade do seu erro.
Porém, eu venho lhe dizer que todos esses pensamentos são necessários apenas para levar você ao arrependimento. Mas não devem permanecer em você esses pensamentos, pois você deve se lembrar que o sangue de Jesus Cristo ainda é o mesmo.


Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.       1 Jo 1:9


Para se fortalecer novamente existe um processo e quero descrever aqui um passo-a-passo. Mas antes, preciso te alertar sobre as pessoas ao seu redor. Desde sua família e amigos até o ultimo irmão da sua igreja. todos sem exceção vão virar "conselheiros implicantes" que vão ficar lhe dizendo o que você devia ter feito mas falarão isso em tom de Correção e disciplina, como se as palavras fossem mudar seu passado. Todos vão se meter no seu caso querendo dizer o que é certo, como se você estivesse repetindo o erro todos os dias. O que dói mais meu amigo, não é ver Deus ao longe, e sim, ouvir o que dizem aqueles que estão perto. É bem provável que você não vai achar ninguém com palavra de consolo nessa hora. Mas se você caiu, eu sei o que você precisa ouvir agora. Pois falo com conhecimento de causa. Preste atenção.

Não é Efraim para mim um filho precioso, criança das minhas delícias? Porque depois que falo contra ele, ainda me lembro dele solicitamente; por isso se comovem por ele as minhas entranhas; deveras me compadecerei dele, diz o SENHOR.  (Jeremias 31:20)


Mesmo com a grandeza desse seu pecado, ele não é páreo para o Sangue do Cordeiro de Deus. Só Jesus pode te limpar e te restaurar da iniqüidade, e ele quer fazer isso.


Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. (Is 43:25)



O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.  (Dt 31:8)


Se Deus te chamou e te escolheu, não vai permitir e nem aceitar que você fique ai no chão. Ele já sabia que isso ia acontecer e por isso, antes de acontecer preparou uma palavra para te animar e lhe deu um ombro amigo pra você chorar.


Porque Eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo. (Is 41:13)


E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; (Jo 14:16)




V.                  Veja agora os 10 segredos para você permanecer na presença de Deus.


1.      Confessar e pedir perdão ao Senhor Deus pelo seu erro;

2.      Buscar a Deus. Através da bíblia, dos hinos, da oração e na igreja principalmente.


3.      Ler a bíblia limpa sua mente;



4.      Ouvir a palavra de Deus tampa seus ouvidos para a voz de satanás;


5.      Escutar louvores enche sua alma de paz e alegria;
Orar a Deus faz  seu espírito descansar e te dá convicção de que Deus esta ai! Ao seu lado.



6.      Viva, antes de qualquer coisa.

7.      Se ajude, (Porque se você precisar de ajuda, não há como ajudar o "outro")


8.      Ajude à quem lhe for possível, da melhor e mais viável maneira exeqüível.


9.       Todos os dias, antes de dormir, reflitam sobre seu dia e analise se o que você fez de bom foi qualitativamente maior do que você não fez de bom ou deixou de fazer de bom.


10.   Seja grato (a) a Deus, mas sinta a gratidão dentro do seu peito, da sua alma, porque essa maneira é a maneira mais simples e rápida que Deus pode reconhecer e sentir o que você quer fazê-lo entender.



Lembre-se sempre disso. O Senhor não te esquece.

Importante é aceitarmos a sua vontade se cumprir na nossa vida e ir aprendendo que
Cisto satisfaz independentemente das circunstâncias.


Que Deus nos abençoe e nos guarde em nome de Jesus,amém!